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Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso

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51) A comunicação dos resultados dos testes apresenta inúmeras questões de elevado grau de complexidade, ligados diretamente a implicações sociais. A esse respeito, analise as assertivas abaixo.

 

I. A ética profissional exige que o psicólogo defenda o caráter confidencial dos registros dos testes.


II. Terceiros, como professores e empregadores em potencial, podem consultar as informações dos registros, desde que haja uma necessidade legítima e autêntica e o consentimento prévio do sujeito, e cada pessoa interessada deve receber apenas as informações relativas às suas necessidades.


III. Em toda comunicação a respeito de testes, é importante levar em consideração as características de quem recebe a informação, como sua educação geral, seu conhecimento sobre testes e psicologia e sua possível resposta emocional.


IV. A apresentação dos resultados dos testes não pode ser encarada como parte integrante do processo de aconselhamento, haja vista ser uma etapa isolada e específica, de consequências não mensuráveis.

 

É correto o que se afirma em

  • A) I, II, III e IV.
  • B) I e IV, apenas.
  • C) II e III, apenas.
  • D) IV, apenas.
  • E) I, II e III, apenas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) I, II e III, apenas.

Análise dos itens:

 

I. A ética profissional exige que o psicólogo defenda o caráter confidencial dos registros dos testes. CORRETO.

 

II. Terceiros, como professores e empregadores em potencial, podem consultar as informações dos registros, desde que haja uma necessidade legítima e autêntica e o consentimento prévio do sujeito, e cada pessoa interessada deve receber apenas as informações relativas às suas necessidades. CORRETO.


III. Em toda comunicação a respeito de testes, é importante levar em consideração as características de quem recebe a informação, como sua educação geral, seu conhecimento sobre testes e psicologia e sua possível resposta emocional. CORRETO.


IV. A apresentação dos resultados dos testes não pode ser encarada como parte integrante do processo de aconselhamento, haja vista ser uma etapa isolada e específica, de consequências não mensuráveis. INCORRETO. 

 

A comunicação dos resultados pode, sim, ser considerada com o parte integrante do processo de aconselhamento. Constitui uma parte essencial do psicodiagnóstico e, portanto, deve ser prevista no contrato de trabalho com o sujeito e/ou responsável. Não é uma etapa isolada e nem de consequências não mensuráveis. A apresentação dos resultados requer o bom senso do profissional, que deve considerar quem está recebendo a informação e os dados que devem ser transmitidos, a depender da demanda. 

 


Fonte: CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico V. 5ª ed rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.

 

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52) A avaliação psicológica é uma atividade restrita ao psicólogo e isso implica que seus instrumentos, com destaque para os testes psicológicos, sejam de uso restrito a esse profissional, considerando que sua formação o habilita para essa finalidade. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A) A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções sobre a pessoa avaliada.
  • B) A avaliação psicológica, no contexto organizacional e do trabalho, tornou-se, ao longo do tempo, uma ferramenta obsoleta para a tomada de decisão, cedendo seu lugar para as avaliações estratégicas de negócios, que são mais objetivas e assertivas.
  • C) Recentemente, em agosto de 2005, foi promulgado o novo código de ética da profissão de psicólogo, e nesse, pela primeira vez, fica decretado que constitui função privativa do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos: diagnóstico psicológico; orientação e seleção profissional; orientação psicopedagógica; detecção e problemas de ajustamento.
  • D) Os testes de habilidade cognitiva têm sido, ao longo das décadas, menos adotados na avaliação psicológica para a área de seleção de pessoal, visto que falta investigação científica dos seus resultados e, portanto, sua utilidade e eficácia são duvidosas.
  • E) Os testes situacionais, também conhecidos como testes de amostras de trabalho, não pertencem ao conjunto que caracteriza a avaliação psicológica, uma vez que não são usados em conjunto com outros instrumentos de avaliação psicológica, como também não dispõem de validação científica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções sobre a pessoa avaliada.

Análise das alternativas:

 

a)  A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções sobre a pessoa avaliada.
 

CORRETA. Segundo cartilha do CFP, a avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções sobre a pessoa avaliada, e, portanto, requer cuidados no planejamento, na análise e na síntese dos resultados obtidos. 

 

b)  A avaliação psicológica, no contexto organizacional e do trabalho, tornou-se, ao longo do tempo, uma ferramenta obsoleta para a tomada de decisão, cedendo seu lugar para as avaliações estratégicas de negócios, que são mais objetivas e assertivas.

 

INCORRETA. A avaliação psicológica nesse contexto tornou-se, ao longo do tempo, uma ferramenta poderosa de tomada de decisão que, quando implementada de modo apropriado, pode trazer benefícios importantes para os trabalhadores, para as organizações e para a sociedade em geral. 
 

c)  Recentemente, em agosto de 2005, foi promulgado o novo código de ética da profissão de psicólogo, e nesse, pela primeira vez, fica decretado que constitui função privativa do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos: diagnóstico psicológico; orientação e seleção profissional; orientação psicopedagógica; detecção e problemas de ajustamento.
 

INCORRETA. Não foi o código de ética que decretou ser função privativa do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas, mas a Resolução CFP 002/2003, que define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de tetes psicológicos. Além disso, os objetivos dos testes são diferentes dos mencionados pela alternativa. Vejamos:

Art. 1º. Os Testes Psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo-se um método ou técnica de uso privativo do psicólogo, em decorrência do que dispõe o § 1° do Art. 13 da Lei n.° 4.119/62. [...]

Parágrafo único. Para efeito do disposto no caput deste artigo, os testes psicológicos são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras, nas suas mais diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos.

d)  Os testes de habilidade cognitiva têm sido, ao longo das décadas, menos adotados na avaliação psicológica para a área de seleção de pessoal, visto que falta investigação científica dos seus resultados e, portanto, sua utilidade e eficácia são duvidosas.

 

INCORRETA. Dentre as técnicas de seleção de pessoal, os testes de habilidade cognitiva têm sido um dos instrumentos mais adotados e submetidos à investigação, em diferentes países, em função de sua utilidade e eficácia na seleção de uma grande variedade de ocupações. Englobam testes de inteligência e de aptidões gerais e específicas.

 

e)  Os testes situacionais, também conhecidos como testes de amostras de trabalho, não pertencem ao conjunto que caracteriza a avaliação psicológica, uma vez que não são usados em conjunto com outros instrumentos de avaliação psicológica, como também não dispõem de validação científica.

 

INCORRETA. Os testes situacionais têm sido cada vez mais utilizados, não apenas na seleção de pessoal, mas também no desenvolvimento de pessoal, e vêm sendo considerados, por alguns autores (Hunter & Hunter,1984; Schmidt & Hunter, 1998), como um dos mais válidos preditores do desempenho no trabalho, quando implementados em bases científicas. Eles podem mostrar-se úteis especialmente se usados em conjunto com outros instrumentos de avaliação.

 


Fonte: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2010/09/avaliacao_psicologica_web_30-08-10.pdf

 

53) O protocolo básico de avaliação neuropsicológica deve permitir ao examinador vislumbrar o funcionamento cognitivo global do paciente, sendo que se pode identificar 3 tipos de avaliação: diagnóstica, prognóstica e longitudinal (Andrade, 2002). A avaliação diagnóstica é utilizada para

  • A) o acompanhamento evolutivo e para determinar as consequências de um procedimento cirúrgico, nos estágios de doença não degenerativa e no seguimento de um programa de reabilitação e treinamento cognitivo.
  • B) delinear o impacto de determinado fenômeno (tumor, trauma cranioencefálico, acidente vascular cerebral, infecção, intoxicação, abuso de substâncias, por exemplo) sobre o funcionamento comportamental do indivíduo.
  • C) o acompanhamento evolutivo e para determinar as consequências de um procedimento cirúrgico, nos estágios de doença degenerativa, no acompanha mento de tratamento medicamentoso.
  • D) determinar a natureza, a extensão e as implicações do déficit neuropsicológico, estabelecendo relações entre os comprometimentos e os recursos preser vados.
  • E) impedir a evolução de um prognóstico ruim, garantindo o retorno do indivíduo ao emprego ou para dirigir um veículo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) determinar a natureza, a extensão e as implicações do déficit neuropsicológico, estabelecendo relações entre os comprometimentos e os recursos preser vados.

Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. A avaliação longitudinal é utilizada para o acompanhamento evolutivo e para determinar as consequências de um procedimento cirúrgico, nos estágios de doença não degenerativa e no seguimento de um programa de reabilitação e treinamento cognitivo.

 

b) Incorreta. A avaliação prognóstica é utilizada para delinear o impacto de determinado fenômeno (tumor, trauma craniencefálico, acidente vascular cerebral, infecção, intoxicação, abuso de substâncias, por exemplo) sobre o funcionamento comportamental do indivíduo.

 

c) Incorreta. A avaliação longitudinal é utilizada para o acompanhamento evolutivo e para determinar as consequências de um procedimento cirúrgico, nos estágios de doença degenerativa, no acompanhamento de tratamento medicamentoso.

 

d) Correta. A avaliação diagnóstica é utilizada para  determinar a natureza, a extensão e as implicações do déficit neuropsicológico, estabelecendo relações entre os comprometimentos e os recursos preservados. Portanto, esta será nossa resposta.

 

e) Incorreta. A avaliação prognóstica é utilizada para impedir a evolução de um prognóstico ruim, garantindo o retorno do indivíduo ao emprego ou para dirigir um veículo.

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54) No que diz respeito à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue o item subsequente.

 

Dadas a especificidade e a particularidade da investigação psicológica, esse processo não é útil para analisar o padrão comportamental de grupos.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Errado

ITEM ERRADO

 

De acordo com Cartilha sobre Avaliação Psicológica do CFP (2013):

O processo de avaliação psicológica é capaz de prover informações importantes para o desenvolvimento de hipóteses, por parte dos psicólogos, que levem à compreensão das características psicológicas da pessoa ou de um grupo. Essas características podem se referir à forma como as pessoas irão desempenhar uma dada atividade, à qualidade das interações interpessoais que elas apresentam, dentre outros. 

Portanto, o processo de investigação psicológica é útil para analisar o padrão comportamental de grupos. 

 

Fonte: http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf

 

55) No que diz respeito à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue o item subsequente.

 

Cabe ao psicólogo, durante o trabalho de investigação psicológica, a utilização de um plano essencialmente descritivo do fenômeno psicológico.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Errado

ITEM ERRADO

 

De acordo com Cartilha do CFP sobre Avaliação Psicológica (2013):

É importante considerar que o trabalho do psicólogo, ao realizar processos de investigação psicológica (para finalidades científicas e profissionais) é concebido em um plano descritivo-interpretativo, que envolve rigor na descrição do objeto de investigação (ou demanda) e dos aspectos apurados, além de sensibilidade e percepção apurada de fatos e processos subjetivos envolvidos.


Logo, o o plano de trabalho não é essencialmente descritivo. 

 

Fonte: http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf

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56) Julgue o item a seguir, relacionados à comunicação dos resultados da intervenção profissional, no âmbito da psicologia.

 

O informe psicológico é um documento produzido pelo profissional com o objetivo de comunicar os resultados da avaliação realizada.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Certo

ITEM CERTO

 

De acordo com Cartilha do CFP sobre Avaliação Psicológica (2013):

Avaliação psicológica, portanto, é um produto do exercício profissional dos psicólogos, que envolve, necessariamente, a elaboração de um informe psicológico, ou seja, um documento escrito que tem por finalidade comunicar os resultados e conclusões da avaliação realizada acerca de fenômenos psicológicos. 

Fonte: http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf

57) Considerando as várias formas de coleta de informações em psicologia, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

 

 

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A) 4 – 3 – 1 – 2 – 5.

  • B) 5 – 3 – 2 – 4 – 1.

  • C) 5 – 2 – 1 – 3 – 4.

  • D) 4 – 2 – 1 – 3 – 5.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) 4 – 2 – 1 – 3 – 5.

Para associar os conceitos às respectivas descrições precisamos ter uma noção sobre eles. Todavia, conseguimos destacar algumas palavras-chave que nos ajudam nessa tarefa. Veja:

(4) Entrevista: Estratégia clínica de uso longitudinal na avaliação psicológica

(2) Psicodiagnóstico: Conhecimento psicológico da estrutura da personalidade

(1) Exame neuropsicológico: Informa acerca do funcionamento global do cérebro.

(3) Avaliação de potencial: Avalia o conhecimento de habilidades e competências

(5) Anamnese: Instrumento de investigação histórica.


Para aprofundar o conhecimento sobre tais conceitos podemos recorrer ao livro de Jurema Alcides Cunha: "Psicodiagnóstico V".

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58) Sobre o trabalho final do processo de avaliação, considere os seguintes itens:

 

1. Relatório/laudo psicológico.

 

2. Orientação para a intervenção do psicólogo.

 

3. Parecer psicológico.

 

4. Declaração psicológica.

 

O trabalho final do processo de avaliação psicológica no contexto forense pode gerar:

  • A) 1 apenas.

  • B) 3 e 4 apenas.

  • C) 1, 2 e 3 apenas.

  • D) 2 e 4 apenas.

FAZER COMENTÁRIO

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

O gabarito preliminar da prova indicou como certa a ALTERNATIVA C, a qual afirma que o processo de avaliação no contexto forense pode gerar: 

  • Relatório/laudo psicológico;
  • Orientação para a intervenção do psicólogo;
  • Parecer psicológico

O raciocínio que a banca quis provocar no candidato, provavelmente, vai no sentido de que, dentre os itens mencionados, a Declaração Psicológica ser o único que não resulta de avaliação psicológica, apesar de considerada um documento elaborado por psicólogo.

No entanto, a banca não especificou que o trabalho final do processo de avaliação psicológica deveria ser decorrente desta. Em vista disso, poderíamos pensar que a declaração foi gerada em algum momento durante o processo de avaliação psicológica, não necessariamente estabelecendo alguma relação com esta. Este raciocínio inviabilizaria assinalarmos a ALTERNATIVA C como resposta.

Para sanar qualquer dúvida quanto aos documentos elaborados por psicólogos, consultar a Resolução CFP 007/2003.

 

59) Sobre as avaliações na área jurídica e da psicologia, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

 

 

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A) 1 – 3 – 2 – 5 – 4.

  • B) 1 – 3 – 5 – 2 – 4.

  • C) 4 – 2 – 1 – 3 – 5.

  • D) 1 – 4 – 2 – 3 – 5.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) 1 – 3 – 2 – 5 – 4.

A associação entre colunas pode ser feita com mais facilidade se destacarmos as palavras-chave das descrições de cada conceito. Veja:

(1) Avaliação Forense: o foco é a relação decorrente dos achados clínicos com os constructos legais;

 

(3) Avaliação Clínica: refere-se à não receptividade de tratamentos; (aqui a banca restringiu o conceito, porém, se deixarmos ela por último, acabaremos relacionando com essa descrição, pois será a que resta).

 

(2) Avaliação para transferência: o objetivo é a compreensão do mundo interno do paciente; - Segundo Zaslavsky (2003): "O entendimento da transferência e da contratransferência é uma importante via de compreensão das relações de objeto e do mundo interno do paciente, que normalmente são observadas através dos padrões de relacionamento estabelecido pelo paciente com seu psicanalista".

 

(5) Avaliação de inimputabilidade: refere-se à diferenciação do comportamento delinquente não apenas de uma doença mental potencial, mas também da imaturidade do jovem;

 

(4) Avaliação de capacidade: refere-se às condições de compreensão do acusado nos procedimentos e consequências das decisões legais.

 


 

Fonte: ZASLAVSKY, Jacó; NUNES, Maria Lúcia Tiellet; EIZIRIK, Cláudio Laks. A supervisão psicanalítica: revisão e uma proposta de sistematização. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul,  Porto Alegre ,  v. 25, n. 2, p. 297-309,  Aug.  2003

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60) Segundo Anaf, Meninchetti e Evangelista (2012), o ludodiagnóstico é um procedimento de importância ímpar no encontro inicial entre o psicólogo e a criança, pois esta não vai voluntariamente ao psicólogo. No que se refere ao uso do ludodiagnóstico, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

 

( ) Inclui material que media e favorece a expressão da subjetividade no âmbito tanto verbal quanto não verbal.

 

( ) O uso de bonecos no ludodiagnóstico pode ser uma técnica indutiva, o que dificulta sua utilização.

 

( ) Os contos de fadas, fantoches e histórias infantis facilitam a criança em se colocar no lugar dos personagens e verbalizar de forma espontânea parte de sua vivência familiar.

 

( ) O uso dos materiais no ludodiagnóstico só se sustentam tecnicamente quando articulados com uma leitura dos autos pertinentes ao caso avaliado.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A) VFVV.

  • B) FVFV.

  • C) VVFF.

  • D) FFVF.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) VFVV.

Análise dos itens incorretos:

(V) Inclui material que media e favorece a expressão da subjetividade no âmbito tanto verbal quanto não verbal.

(F) O uso de bonecos no ludodiagnóstico pode ser uma técnica indutiva, o que dificulta sua utilização.

O ludodiagnóstico é considerada uma técnica projetiva, não indutiva. O uso de bonecos está inserido no ludodiagnóstico e, portanto, também segue a mesma linha. 

(V) Os contos de fadas, fantoches e histórias infantis facilitam a criança em se colocar no lugar dos personagens e verbalizar de forma espontânea parte de sua vivência familiar.

(V) O uso dos materiais no ludodiagnóstico só se sustentam tecnicamente quando articulados com uma leitura dos autos pertinentes ao caso avaliado.


 

Fonte: AFFONSO, Rosa Maria Lopes. A contribuição da análise das noções de espaço, tempo e causalidade nas técnicas projetivas diagnósticas: ludodiagnóstico e desenho da figura humana. Psicologia: teoria e prática, v. 13, n. 1, p. 101-116, 2011.

 

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