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Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso

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591) O processo de avaliação psicológica de crianças envolve algumas particularidades que o difere da avaliação com adultos. Assinale a alternativa correta:

I. Pais e professores são fontes de informações cruciais durante o processo.

II. A criança, por não ter atingido um nível elaborado de capacidade discursiva, não está apta para realizar entrevistas como técnicas de avaliação nesse processo.

III. A avaliação psicológica tem como objetivo averiguar os potenciais e as dificuldades das crianças, possibilitando a elaboração de intervenções personalizadas.

IV. Quando se utiliza testes psicológicos padronizados a observação sistemática dos comportamentos da criança é dispensável.

  • A) Apenas a I está correta.

  • B) Apenas a II está correta.
  • C) Apenas a IV está correta.
  • D) II e IV estão corretas.
  • E) I e III estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) I e III estão corretas.

     

  

Correto. Essa afirmativa cita corretamente fontes de informações.

 

  

Incorreto. O formato pode variar, mas as entrevistas são, sim, utilizadas com crianças. Veja mais no texto abaixo:

 

"Com adultos, a entrevista inicial costuma ser realizada com o próprio paciente. Assim como no caso das entrevistas com pais ou responsáveis de pacientes infantis ou mesmo com as próprias crianças, acredito que seja relevante sempre perguntar ao paciente se ele sabe a razão pela qual foi encaminhado para avaliação. Esse questionamento possibilita a investigação não só do seu conhecimento acerca de suas dificuldades, mas também das fantasias que podem ter surgido a partir dessa solicitação feita por outro profissional que o acompanha. Após esses questionamentos iniciais, cabe ao avaliador trazer informações, desmistificando fantasias do paciente que não correspondam à realidade ou reafirmando as informações reais.

 

Mesmo com crianças, é interessante que se investigue o conhecimento sobre o motivo da avaliação. Podemos questionar: "Você sabe por que veio a0 psicólogo?". Em relação ao processo, podemos explicar a ela que "iremos nos ver algumas vezes e, durante alguns desses encontros, poderemos conversar e brincar, e, em outros, teremos atividades para fazer. Essas atividades poderão ser perguntas, jogos de montar ou tarefas parecidas com as que você faz na escola. Todos esses nossos encontros servirão para a gente se conhecer melhor e também para que eu consiga entender as suas dificuldades (pode-se citar algumas das razões pelas quais ocorreu 0 encaminhamento) e pensar na melhor forma de ajudar você". Ressalto que, de forma geral, essas primeiras entrevistas com crianças ocorrem em formato de Hora do Jogo."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz)

 

  

Correto. Essa afirmativa está de acordo com a avaliação psicológica infantil.

  

Incorreto. Geralmente utiliza-se a observação sistemática dos comportamentos na entrevista lúdica diagnóstica. Os testes não tornam dispensável essa observação.

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I e III. Encontramos a resposta na Letra E.

 

a)  Apenas a I está correta.

b)  Apenas a II está correta. c)  Apenas a IV está correta. d)  II e IV estão corretas. e)  I e III estão corretas.

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592) Ao discorrerem sobre a avaliação de crianças, Moysés e Collares (1997) afirmam que, através dos testes de inteligência, a Psicologia dá visibilidade a seus alicerces no pensamento clínico, pela necessidade de abstrair o sujeito, silenciando-o, para conseguir apor sobre ele seu “olhar clínico”.

Nesse sentido, as autoras afirmam que é necessário que o processo avaliativo da criança

  • A) dê ênfase ao que a criança não tem, não consegue, ao que ela não sabe, àquilo que lhe falta.
  • B) tenha seus alicerces no pensamento médico, na necessidade de categorizar o sujeito durante o período avaliativo.
  • C) ao invés de buscar o defeito, a carência da criança, o olhar procura o que ela já sabe, o que tem, o que pode aprender a partir daí.
  • D) compreenda um olhar de que a criança que está sendo avaliada precisa se encaixar nas formas de avaliação que o avaliador conhece.
  • E) utilize instrumentos padronizados para mensurar o máximo de potencial e inteligência a criança pode conseguir.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) ao invés de buscar o defeito, a carência da criança, o olhar procura o que ela já sabe, o que tem, o que pode aprender a partir daí.

Gabarito: Letra C

 

Nesse sentido, as autoras afirmam que é necessário que o processo avaliativo da criança

 

Vamos ver o que os autores mencionados trazem sobre o processo avaliativo da criança:

“Uma criança que gosta de jogar bolinha de gude tem que ter coordenação viso-motora; orientação espacial; integrar noções de espaço, força, velocidade, tempo; sociabilidade, pois não joga sozinha; capacidade de concentração e atenção; noções de quantidade; saber ganhar e perder; aprender e memorizar as regras do jogo etc. Uma criança que fale ao telefone, tem que ter discriminação auditiva. A criança que gosta de ler, além de obviamente saber ler, tem memória, concentração, discriminação visual, percepção espacial, lateralidade (o sentido da leitura pressupõe a lateralidade), tempo (o que vem antes e o que vem depois) etc. Para a criança que sabe andar de bicicleta, não podem existir dúvidas sobre sua coordenação motora, equilíbrio, ritmo, percepção espacial e temporal, esquema corporal, lateralidade. Ainda, dominar as regras do jogo com bolinhas de gude não envolve apenas memorização de regras, mas a capacidade de abstração necessária para o entendimento de como se joga o jogo. Aliás, todas as atividades citadas, assim como quase todas as brincadeiras de crianças pressupõem criatividade e abstração, ao contrário do que muitos adultos insistem em negar. Talvez fosse o caso de nos perguntarmos porque, adultos, nos esquecemos de como éramos quando crianças e passemos a desqualificar tudo que constantemente elas nos mostram ser capazes de fazer.

Ao invés de buscar o defeito, a carência da criança, o olhar procura o que ela já sabe, o que tem, o que pode aprender a partir daí. O profissional tenta, mais que tudo, encontrar o prisma pelo qual a criança olha o mundo, para ajustar seu próprio olhar. Sabendo que existem limites para seu olhar, que está sujeito a erros, pois não está lidando com verdades absolutas.

Esta proposta de avaliação tem um requisito essencial: profissionais mais competentes, com conhecimentos mais sólidos e profundos sobre o desenvolvimento da criança, sobre o conceito de normalidade, profissionais que não se satisfaçam com visões parciais, estanques, que não tenham medo de suas próprias angústias. Profissionais que considerem que todos os homens são de fato iguais, tornados desiguais por uma sociedade dividida em classes, profissionais que compartilhem o respeito por cada homem, por seus valores, por sua vida. Sem dúvida, é mais difícil de ser aplicada do que um teste padronizado; porém, também sem dúvida, restitui ao profissional sua condição de sujeito, capaz de enxergar a criança como outro sujeito.


a)  dê ênfase ao que a criança não tem, não consegue, ao que ela não sabe, àquilo que lhe falta.
b)  tenha seus alicerces no pensamento médico, na necessidade de categorizar o sujeito durante o período avaliativo.
c)  ao invés de buscar o defeito, a carência da criança, o olhar procura o que ela já sabe, o que tem, o que pode aprender a partir daí.
d)  compreenda um olhar de que a criança que está sendo avaliada precisa se encaixar nas formas de avaliação que o avaliador conhece.
e)  utilize instrumentos padronizados para mensurar o máximo de potencial e inteligência a criança pode conseguir.

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: Moysés MAA, Collares CAL. Inteligência Abstraída,  Crianças Silenciadas: as Avaliações de Inteligência. Psicol USP [Internet]. 1997;8(1):63–89

593) Na avaliação psicológica, a primeira etapa que compõe o processo de avaliação é a

  • A) definição dos testes psicométricos, observações, entrevistas a partir das hipóteses inferidas antes da obtenção dos dados.
  • B) formulação de programas de intervenção e/ou de orientação, a partir dos dados coletados e da inferência de hipóteses realizada.
  • C) inferência de hipóteses, incluindo a interpretação dos dados obtidos, e, possivelmente, diagnósticos ou conclusões obtidas com a avaliação.
  • D) identificação do problema ou situação a ser avaliada, quando poderão ser utilizadas entrevistas, testes psicométricos, observações ou outras abordagens.
  • E) integração dos dados coletados, a partir de entrevistas, testes psicométricos, observações ou outras abordagens, e a classificação de sujeitos, conforme normas e escores dos testes.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) identificação do problema ou situação a ser avaliada, quando poderão ser utilizadas entrevistas, testes psicométricos, observações ou outras abordagens.

 

Na avaliação psicológica, a primeira etapa que compõe o processo de avaliação é a

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Inicialmente, é importante referir que é primordial que a avaliação psicológica seja objetiva, uma vez que é base para a tomada de decisão nas práticas profissionais do psicólogo. Para que, de fato, seja útil, deve ser organizada de modo a integrar todas as técnicas e metodologias utilizadas. Nesse sentido, Pasquali (2001a) comenta que a avaliação é composta por quatro etapas:

 

1. a identificação do problema ou situação a ser avaliada: pode ser realizada por meio de entrevistas, observações, testes psicométricos ou outras abordagens;
 

2. a integração dos dados coletados: relacionada com a reunião das informações obtidas a partir da aplicação das técnicas do item anterior, além da classificação dos sujeitos em relação aos escores e às normas dos testes;
 

3. a inferência de hipóteses: inclui a interpretação dos dados obtidos e, possivelmente, os diagnósticos ou conclusões obtidas a partir da avaliação;

 

4. a intervenção: contempla a formulação de programas de intervenção e/ou orientação a partir dos dados
coletados e da inferência de hipóteses realizada."

 

Fonte: "Psicometria" (Hutz et al.)

 

Portanto, encontramos a primeira etapa na Letra D.


a)  definição dos testes psicométricos, observações, entrevistas a partir das hipóteses inferidas antes da obtenção dos dados.
 

b)  formulação de programas de intervenção e/ou de orientação, a partir dos dados coletados e da inferência de hipóteses realizada. (quarta etapa)


c)  inferência de hipóteses, incluindo a interpretação dos dados obtidos, e, possivelmente, diagnósticos ou conclusões obtidas com a avaliação. (terceira etapa)


d)  identificação do problema ou situação a ser avaliada, quando poderão ser utilizadas entrevistas, testes psicométricos, observações ou outras abordagens.


e)  integração dos dados coletados, a partir de entrevistas, testes psicométricos, observações ou outras abordagens, e a classificação de sujeitos, conforme normas e escores dos testes. (segunda etapa)

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594) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito de avaliações psicológicas.

( ) Independentemente do contexto, os métodos, as técnicas e os instrumentos considerados fontes fundamentais de informação em processos de avaliação psicológica são exclusivamente os testes psicológicos, aprovados pelo CFP para uso profissional, e/ou entrevistas psicológicas e anamneses.

( ) A Avaliação Psicológica pode ser conceituada como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.

( ) No seu exercício profissional, psicólogos têm a prerrogativa de decidir quais métodos, técnicas e instrumentos empregar na avaliação psicológica, desde que fundamentados na literatura científica psicológica e nas normas vigentes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

( ) Embora documentos decorrentes do processo de avaliação psicológica devam ser elaborados em conformidade com as normas vigentes do CFP, essas normas estabelecem como opcional, e a critério do profissional, a manutenção dos registros relativos a atendimentos desse mesmo processo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A) V • V • F • V
  • B) V • F • F • V
  • C) F • V • V • F
  • D) F • V • F • F
  • E) F • F • V • F

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) F • V • V • F

Gabarito: Letra C

 

(F) Independentemente do contexto, os métodos, as técnicas e os instrumentos considerados fontes fundamentais de informação em processos de avaliação psicológica são exclusivamente os testes psicológicos, aprovados pelo CFP para uso profissional, e/ou entrevistas psicológicas e anamneses.

Falso. Os protocolos e registros de observação também são fontes fundamentais.

 a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou;

b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;

c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.

 

(V ) A Avaliação Psicológica pode ser conceituada como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.

Verdadeiro! Essa é a definição que o CFP dá para avaliação psicológica.

 

(V ) No seu exercício profissional, psicólogos têm a prerrogativa de decidir quais métodos, técnicas e instrumentos empregar na avaliação psicológica, desde que fundamentados na literatura científica psicológica e nas normas vigentes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Verdadeiro!

“Art. 5º A psicóloga e o psicólogo têm a prerrogativa de decidir quais são os métodos, técnicas e instrumentos empregados na Avaliação Psicológica, desde que fundamentados na literatura científica psicológica e nas normas vigentes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Art. 6º Os documentos decorrentes do processo de Avaliação Psicológica deverão ser elaborados em conformidade com as normas vigentes do CFP.

Parágrafo único. A manutenção dos registros de atendimentos no processo de avaliação psicológica é obrigatória, conforme determinam as normas vigentes do CFP” 

 

( F) Embora documentos decorrentes do processo de avaliação psicológica devam ser elaborados em conformidade com as normas vigentes do CFP, essas normas estabelecem como opcional, e a critério do profissional, a manutenção dos registros relativos a atendimentos desse mesmo processo.

Falso. A manutenção dos registros é obrigatória, não opcional.

 

Nosso gabarito é Letra C

595) Durante o processo de avaliação psicológica, a aplicação de testes psicométricos, as observações e as entrevistas são feitas na etapa de:

  • A) identificar
  • B) integrar
  • C) intervir
  • D) inferir

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A alternativa correta é letra A) identificar

Gabarito: Letra A

Durante o processo de avaliação psicológica, a aplicação de testes psicométricos, as observações e as entrevistas são feitas na etapa de:

 

A aplicação de testes, as observações e as entrevistas são feitas para coleta de informações, ou seja, para identificar os aspectos buscados pela avaliação. Posteriormente, com esses dados já obtidos, o profissional vai integra-los e possivelmente inferir conclusões, e caso seja um psicodiagnóstico interventivo, o psicólogo também poderá intervir.


a)  identificar
b)  integrar
c)  intervir
d)  inferir

 

Nosso gabarito é Letra A

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596) Patto (1997) é uma autora que questiona fenômenos como o fracasso escolar e o uso de testes psicométricos para mensurar diferenças individuais. Nesse sentido, ela diz que o uso de testes psicológicos devem levar em consideração: os objetivos da avaliação, a definição de inteligência e personalidade, o critério estatístico e de normalidade que lhes serve de base, a situação da testagem e a teoria do conhecimento na qual se apoiam. Escolha abaixo a alternativa que afirma corretamente o tipo de avaliação psicólogica que a autora critica:

  • A)   Aquela que é realizada sem uma leitura correta dos manuais.
  • B)   A que ignora os aspectos ideológicos e as relações de poder que justificam o uso de testes.
  • C)   Aquela que é realizada sem conhecimento das diferenças entre normais e anormais.
  • D)   A que utiliza testes que não são validados psicometricamente.
  • E)   A avaliação psicológica que não confere o diagnóstico correto.

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A alternativa correta é letra B)   A que ignora os aspectos ideológicos e as relações de poder que justificam o uso de testes.

Gabarito: Letra B

Patto (1997) é uma autora que questiona fenômenos como o fracasso escolar e o uso de testes psicométricos para mensurar diferenças individuais. Nesse sentido, ela diz que o uso de testes psicológicos devem levar em consideração: os objetivos da avaliação, a definição de inteligência e personalidade, o critério estatístico e de normalidade que lhes serve de base, a situação da testagem e a teoria do conhecimento na qual se apoiam. Escolha abaixo a alternativa que afirma corretamente o tipo de avaliação psicólogica que a autora critica:
a)   Aquela que é realizada sem uma leitura correta dos manuais.

Errado. Essa é uma falha ética, não algo que a autora se dedica a criticar.


b)   A que ignora os aspectos ideológicos e as relações de poder que justificam o uso de testes.

Certo!


c)   Aquela que é realizada sem conhecimento das diferenças entre normais e anormais.

Errado. Essa também é uma exigência da formação do profissional que realiza avaliações.


d)   A que utiliza testes que não são validados psicometricamente.

Errado. Outro erro ético.


e)   A avaliação psicológica que não confere o diagnóstico correto.

Errado. Isso é muito subjetivo e incerto, é possível criticar o processo da avaliação, não tanto o resultado.

 

Nosso gabarito é Letra B

597) Xavier e Chachamovich (In: HUTZ, 2016) consideram que, na prática clínica, “é sempre difícil julgar se há conexão de causa e efeito entre o medicamento em uso e o surgimento de um novo efeito colateral.”

Neste sentido, analise as respostas abaixo e marque a opção INCORRETA:

  • A) Efeitos adversos de medicamentos sobre áreas como funcionamento intelectual, atenção, memória, linguagem, funções visuoespaciais, sensórias e motoras, função executiva e esforço e motivação (volição) são os que provavelmente podem causar impacto no desempenho dos sujeitos em uma testagem psicológica.
  • B) Em situações de testagem neuropsicológica e psicodiagnóstica, é essencial que o profissional colete uma história detalhada das comorbidades médicas, da utilização de medicamentos e drogas lícitas e ilícitas. Em casos positivos a testagem não deve ser realizada, com pena de ter resultados inadequados.
  • C) Com muita frequência, um sinal/sintoma é simultaneamente determinado não apenas por um agente causal, mas por um somatório de fatores causais multidimensionais, biológicos, sociais e psicológicos.
  • D) Reações neuropsiquiátricas a fármacos clínicos não estão restritas a pacientes com história psiquiátrica prévia. A maior parte das pessoas que desenvolvem eventos psiquiátricos a partir de medicamentos não psiquiátricos não tinha história psiquiátrica prévia.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Em situações de testagem neuropsicológica e psicodiagnóstica, é essencial que o profissional colete uma história detalhada das comorbidades médicas, da utilização de medicamentos e drogas lícitas e ilícitas. Em casos positivos a testagem não deve ser realizada, com pena de ter resultados inadequados.

Gabarito: Letra B

Neste sentido, analise as respostas abaixo e marque a opção INCORRETA:
a)  Efeitos adversos de medicamentos sobre áreas como funcionamento intelectual, atenção, memória, linguagem, funções visuoespaciais, sensórias e motoras, função executiva e esforço e motivação (volição) são os que provavelmente podem causar impacto no desempenho dos sujeitos em uma testagem psicológica.

Certo! Veja:

“Efeitos adversos de medicamentos sobre áreas como funcionamento intelectual, atenção, memória, linguagem, funções visuoespacial, sensória e motora, função executiva e esforço e motivação (volição) são provavelmente os que mais podem causar impacto no desempenho dos sujeitos em uma testagem psicológica. Há, também, fármacos que podem trazer maior risco para ideação suicida, delirium, virada maníaca ou quadros colinérgicos.”


b)  Em situações de testagem neuropsicológica e psicodiagnóstica, é essencial que o profissional colete uma história detalhada das comorbidades médicas, da utilização de medicamentos e drogas lícitas e ilícitas. Em casos positivos a testagem não deve ser realizada, com pena de ter resultados inadequados.

Errado. Essas condições devem ser consideradas na avaliação, mas isso não significa que a avaliação não possa ser feita.

“Diversas condições médicas e fármacos podem acarretar alterações em funções mentais. Tais alterações podem ocorrer de forma aguda ou crônica, e em situações de início, aumento de dose ou descontinuação de fármacos. Em situações de testagem neuropsicológica e psicodiagnóstico, é essencial que o profissional colete uma história detalhada das comorbidades médicas, da utilização de medicamentos e de drogas lícitas e ilícitas. O conhecimento dessas variáveis deve ser levado em conta na discussão dos achados e no diagnóstico diferencial das causas de tais alterações. Ademais, testagens futuras em diferentes condições (p. ex., se uma condição médica foi resolvida ou se um determinado fármaco foi interrompido) poderão ser úteis no esclarecimento das causas de tais achados.”


c)  Com muita frequência, um sinal/sintoma é simultaneamente determinado não apenas por um agente causal, mas por um somatório de fatores causais multidimensionais, biológicos, sociais e psicológicos.

Certo! Veja:

“Com muita frequência, um sinal/sintoma como alteração da atenção, apatia, disfunção sutil cognitiva é simultaneamente determinado não apenas por um agente causal, mas por um somatório de fatores causais multidimensionais, biológicos, sociais e psicológicos. É possível pensar em determinação multicausal para a maior parte das realidades médicas. A doença de base clínica pode estar contribuindo, sendo que hipovitaminose D, hipovitaminose de B12, doença de tireoide, apneia do sono, demência inicial, abstinência de benzodiazepínicos e álcool podem entrar concomitantemente com o medicamento na gênese da alteração mental, sendo esses exemplos de ocorrência frequente na prática clínica”


d)  Reações neuropsiquiátricas a fármacos clínicos não estão restritas a pacientes com história psiquiátrica prévia. A maior parte das pessoas que desenvolvem eventos psiquiátricos a partir de medicamentos não psiquiátricos não tinha história psiquiátrica prévia.

Certo! Veja:

“Reações neuropsiquiátricas a fármacos clínicos não estão restritas a pacientes com história psiquiátrica prévia. Ao contrário do esperado, a maior parte das pessoas que desenvolvem eventos psiquiátricos a partir de medicamentos não psiquiátricos não tinha história prévia psiquiátrica (Goldberg & Ernest, 2012a). Uma lista mais abrangente das drogas clínicas associadas com maior risco de efeitos adversos neuropsiquiátricos é apresentada por Turjanski e Lloyd (2005”

 

Nosso gabarito é Letra B.

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598) Conforme Schimidt; Bolze e Crepaldi (In: LINS; BORSA, 2017), o trabalho de psicólogos em instituições hospitalares tem sido designado, nacionalmente, pelo termo Psicologia Hospitalar. Essa denominação consiste em uma particularidade do contexto brasileiro, haja vista que em outros países não há indicativos de sua presença.

Considerando as especificidades da avaliação psicológica no contexto hospitalar marque a opção CORRETA:

  • A) Nas instituições hospitalares que contam com atendimento ambulatorial é possível realizar o acompanhamento longitudinal do paciente, considerando as etapas de diagnóstico e de tratamento.
  • B) No caso de pacientes adultos internados a avaliação psicológica deve ser realizada por meio de instrumentos criados especificamente para o contexto da internação, considerando as especificidades desta condição.
  • C) Considerando o contexto da internação a devolução de resultados para o paciente fica restrita a orientações sobre encaminhamentos futuros. Os documentos gerados devem ser anexados aos prontuários dos pacientes.
  • D) Avaliação de crianças internadas deve se restringir ao uso de desenhos e entrevistas com os cuidadores, de modo a prevenir estresse ou desconforto adicional à criança.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Nas instituições hospitalares que contam com atendimento ambulatorial é possível realizar o acompanhamento longitudinal do paciente, considerando as etapas de diagnóstico e de tratamento.

Gabarito: Letra A

Considerando as especificidades da avaliação psicológica no contexto hospitalar marque a opção CORRETA:
a)  Nas instituições hospitalares que contam com atendimento ambulatorial é possível realizar o acompanhamento longitudinal do paciente, considerando as etapas de diagnóstico e de tratamento.

Certo!

“O ambulatório, quando vinculado a um hospital geral, tem como objetivo principal o atendimento nas ocasiões em que não há necessidade de internação, por meio de ações de prevenção de doenças, promoção, recuperação da saúde e reabilitação (Lopes & Amorim, 2004). Nas instituições hospitalares que contam com atendimento ambulatorial é possível realizar o acompanhamento longitudinal do paciente, considerando as etapas de diagnóstico e de tratamento (sem ou pré/pós-internação), com seguimento das intervenções efetuadas no início, no meio e no fim do ciclo do distúrbio orgânico (Romano, 1999).”


b)  No caso de pacientes adultos internados a avaliação psicológica deve ser realizada por meio de instrumentos criados especificamente para o contexto da internação, considerando as especificidades desta condição.

Errado. Não necessariamente.


c)  Considerando o contexto da internação a devolução de resultados para o paciente fica restrita a orientações sobre encaminhamentos futuros. Os documentos gerados devem ser anexados aos prontuários dos pacientes.

Errado. Os pacientes tem direito a acesso aos documentos gerados.


d)  Avaliação de crianças internadas deve se restringir ao uso de desenhos e entrevistas com os cuidadores, de modo a prevenir estresse ou desconforto adicional à criança.

Errado. A avaliação de crianças internadas, assim como qualquer avaliação, deve ser considerada em suas especificidades.

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: Avaliação psicológica : aspectos teóricos e práticos / Manuela Ramos Caldas Lins, Juliane Callegaro Borsa, (organizadoras). – Petrópolis, RJ : Vozes, 2017. – (Coleção Avaliação Psicológica)

599) No processo avaliativo, temos, segundo Pasquali (2001), quatro etapas de sua ocorrência. Assinale a alterativa que as cita, CORRETAMENTE, na ordem de sua ocorrência.

  • A) Identificação do problema ou situação a ser avaliada, inferência de hipóteses, integração dos dados coletados e intervenção.
  • B) Identificação do problema ou situação a ser avaliada, integração dos dados coletados, inferência de hipóteses e intervenção.
  • C) Inferência de hipóteses, identificação do problema ou situação a ser avaliada, intervenção e integração dos dados coletados.
  • D) Inferência de hipóteses, integração dos dados coletados, identificação do problema ou situação a ser avaliada e intervenção.
  • E) Identificação do problema ou situação a ser avaliada, inferência de hipóteses, intervenção e integração dos dados coletados.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Identificação do problema ou situação a ser avaliada, integração dos dados coletados, inferência de hipóteses e intervenção.

 

No processo avaliativo, temos, segundo Pasquali (2001), quatro etapas de sua ocorrência. Assinale a alterativa que as cita, CORRETAMENTE, na ordem de sua ocorrência.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Inicialmente, é importante referir que é primordial que a avaliação psicológica seja objetiva, uma vez que é a base para a tomada de decisão nas práticas profissionais do psicólogo. Para que, de fato, seja útil, deve ser organizada de modo a integrar todas as técnicas e metodologias utilizadas. Nesse sentido, Pasquali (2001a) comenta que a avaliação é composta por quatro etapas:

 

1. a identificação do problema ou situação a ser avaliada: pode ser realizada por meio de entrevistas, observações, testes psicométricos ou outras abordagens;

 

2. a integração dos dados coletados: relacionada com a reunião das informações obtidas a partir da aplicação das técnicas do item anterior, além da classificação dos sujeitos em relação aos escores e às normas dos testes;

 

3. a inferência de hipóteses: inclui a interpretação dos dados obtidos e, possivelmente, os diagnósticos ou conclusões obtidas a partir da avaliação;

 

4. a intervenção: contempla a formulação de programas de intervenção e/ou orientação a partir dos dados coletados e da inferência de hipóteses realizada."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  Identificação do problema ou situação a ser avaliada, inferência de hipóteses, integração dos dados coletados e intervenção.


b)  Identificação do problema ou situação a ser avaliada, integração dos dados coletados, inferência de hipóteses e intervenção.


c)  Inferência de hipóteses, identificação do problema ou situação a ser avaliada, intervenção e integração dos dados coletados.


d)  Inferência de hipóteses, integração dos dados coletados, identificação do problema ou situação a ser avaliada e intervenção.


e)  Identificação do problema ou situação a ser avaliada, inferência de hipóteses, intervenção e integração dos dados coletados.

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600) Sobre a Avaliação Psicológica, assinale a alternativa incorreta.

  • A) É uma coleta e uma integração de dados relacionados à psicologia com a finalidade de fazer uma estimação psicológica, realizada por meio de instrumentos como testes, entrevistas, estudos de caso, observação comportamental, aparatos e procedimentos de medida especialmente projetados.
  • B) É um processo que visa essencialmente a mensuração de variáveis relacionadas à psicologia por meio de instrumentos ou procedimentos projetados para obter uma amostra do comportamento.
  • C) Normalmente, envolve uma abordagem de resolução de problemas que mobiliza muitas fontes de dados visando esclarecer o motivo do encaminhamento.
  • D) Os testes psicológicos e outros instrumentos de avaliação utilizados, podem diferir em relação a uma série de variáveis, como conteúdo, formato, procedimentos de administração, procedimentos de pontuação, interpretação e qualidade técnica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) É um processo que visa essencialmente a mensuração de variáveis relacionadas à psicologia por meio de instrumentos ou procedimentos projetados para obter uma amostra do comportamento.

  

Sobre a Avaliação Psicológica, assinale a ALTERNATIVA INCORRETA.

 
 

Para a compreensão do assunto que traz esta questão, dividiu-se a análise em duas partes:

1) Processo de avaliação psicológica: passos essenciais conforme CFP (2013)

2) Análise das alternativas

 
 

1) Processo de avaliação psicológica: passos essenciais conforme CFP (2013)

 

Segundo o documento “Cartilha de avaliação psicológica” (2013) publicado pelo CFP, o processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados, a saber:

 

levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica;

 

coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos etc.). É importante salientar que a integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação;

 

integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante dessas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses;

 

• indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação

 
 

2) Análise das alternativas

 

a)  É uma coleta e uma integração de dados relacionados à psicologia com a finalidade de fazer uma estimação psicológica, realizada por meio de instrumentos como testes, entrevistas, estudos de caso, observação comportamental, aparatos e procedimentos de medida especialmente projetados.

CORRETA. A informação é corroborada por Cohen et al. (2014, p.03) confira:

“Definimos avaliação psicológica como a coleta e a integração de dados relacionados à psicologia com a finalidade de fazer uma estimação psicológica, que é realizada por meio de instrumentos como testes, entrevistas, estudos de caso, observação comportamental e aparatos e procedimentos de medida especialmente projetados”

 

b)  É um processo que visa essencialmente a mensuração de variáveis relacionadas à psicologia por meio de instrumentos ou procedimentos projetados para obter uma amostra do comportamento.

INCORRETA. Sobre Testagem Psicológica, Cohen et al. (2014, p.03) destacam:

“Definimos testagem psicológica como o processo de medir variáveis relacionadas à psicologia por meio de instrumentos ou procedimentos projetados para obter uma amostra do comportamento.”

 

c)  Normalmente, envolve uma abordagem de resolução de problemas que mobiliza muitas fontes de dados visando esclarecer o motivo do encaminhamento.

CORRETA. Conforme Cohen et al. (2014, p.05):

“Normalmente, a avaliação envolve uma abordagem de resolução de problemas que mobiliza muitas fontes de dados visando esclarecer o motivo do encaminhamento.”

   

d)  Os testes psicológicos e outros instrumentos de avaliação utilizados, podem diferir em relação a uma série de variáveis, como conteúdo, formato, procedimentos de administração, procedimentos de pontuação, interpretação e qualidade técnica.

CORRETA. Segundo Cohen et al. (2014, p.06):

“Os testes psicológicos e outros instrumentos de avaliação podem diferir com respeito a uma série de variáveis, como conteúdo, formato, procedimentos de administração, procedimentos de pontuação e interpretação e qualidade técnica.”

 

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Fonte consultada:

Cohen, R. J., Swerdlik, M. E., & Sturman, E. D. (2014). Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medidas. 8a edição. AMGH, ArtMed.

Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 21 de Novembro de 2021.

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