Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
601) No que diz respeito ao ambiente organizacional, à segurança e à avaliação psicológica, julgue o item subsequente.
Uma das funções da avaliação psicológica é assegurar condições de poder contar com pessoas saudáveis no desempenho de funções de risco.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
Uma das funções da avaliação psicológica é assegurar condições de poder contar com pessoas saudáveis no desempenho de funções de risco.
A afirmativa está de acordo com o texto abaixo:
"Avaliação Psicológica
Permite as empresas avaliar se o profissional está apto para desenvolver determinada atividade que envolva determinado risco ou requeira de habilidades específicas para desenvolver a função. Trata-se de um processo de coleta e interpretação de dados obtidos por meio de procedimentos técnico e científico reconhecidos pela ciência psicológica, no qual se avalia características de personalidade, habilidade social, aptidões específicas (atenção difusa, concentrada, memória, etc.), avaliação cognitiva, avaliação de estresse, dentre outros.
É possível obter uma visão integrada das funções mentais e emocionais, verificando aspectos como de distúrbios neurológicos ou psíquicos, equilíbrio emocional (agressividade, depressão, ansiedade), relacionamento interpessoal (comunicação, sociabilidade), produtividade, desempenho, motivação, dentre outros.
Situações para aplicar:
- Processo de seleção de pessoal (novas contratações)
- Promoção ou transferência de cargos
- Profissional que atua em funções de risco como segurança, Operador de Empilhadeiras, trabalho em altura, dentre outros.
- Profissional que apresenta alterações no desempenho profissional"
Fonte: "Avaliação Psicológica" (Iluminarh)
Afirmativa Correta.
602) No que diz respeito ao ambiente organizacional, à segurança e à avaliação psicológica, julgue o item subsequente.
Emoções e medos são irrelevantes para a avaliação do comportamento, considerando-se os objetivos da avaliação psicológica em um cenário organizacional.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
Emoções e medos são irrelevantes para a avaliação do comportamento, considerando-se os objetivos da avaliação psicológica em um cenário organizacional.
Não há razão para considerar a avaliação das emoções e medos como algo irrelevante. Em uma avaliação psicológica para uma função de risco, por exemplo, seria muito importante avaliar os aspectos emocionais.
"Avaliação Psicológica
Permite as empresas avaliar se o profissional está apto para desenvolver determinada atividade que envolva determinado risco ou requeira de habilidades específicas para desenvolver a função. Trata-se de um processo de coleta e interpretação de dados obtidos por meio de procedimentos técnico e científico reconhecidos pela ciência psicológica, no qual se avalia características de personalidade, habilidade social, aptidões específicas (atenção difusa, concentrada, memória, etc.), avaliação cognitiva, avaliação de estresse, dentre outros.
É possível obter uma visão integrada das funções mentais e emocionais, verificando aspectos como de distúrbios neurológicos ou psíquicos, equilíbrio emocional (agressividade, depressão, ansiedade), relacionamento interpessoal (comunicação, sociabilidade), produtividade, desempenho, motivação, dentre outros."
Fonte: "Avaliação Psicológica" (Iluminarh)
Assertiva Falsa.
603) No que diz respeito ao ambiente organizacional, à segurança e à avaliação psicológica, julgue o item subsequente.
Com o intuito de preservar os objetivos da avaliação psicológica, deve-se restringir a análise aos comportamentos dos trabalhadores.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
Com o intuito de preservar os objetivos da avaliação psicológica, deve-se restringir a análise aos comportamentos dos trabalhadores.
Não faz sentido essa restrição. Em alguns textos o comportamento é visto como um construto dentre outros avaliados. Veja:
"Atualmente na listagem do Sistema de Avaliação de Testes Psico- lógicos (Satepsi) desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), constam 159 instrumentos com parecer favorável que avaliam construtos como: inteligência, personalidade, habilidade, aptidões, comportamento, interesse profissional, dentre outros fenômenos psicológicos."
Fonte: "Avaliação Psicológica: dimensões, campos de atuação e pesquisa" (CRP PR)
A avaliação psicológica pode avaliar, por exemplo, a atenção para uma função que exige atenção concentrada, etc. Ou seja, a avaliação psicológica não se restringe à análise dos comportamentos.
É importante saber que alguns textos de administração separam a avaliação psicológica da análise comportamental. Veja:
"O que é a análise comportamental empregada em processos seletivos e de recrutamento
Também conhecida como Inventário de Comportamento, a análise comportamental é um processo de mapeamento de postura e comportamento de um indivíduo.
Na análise comportamental, os profissionais de RH buscam identificar competências, capacidades, habilidades e características de comportamento do candidato avaliado.
Esse tipo de ferramenta permite ao profissional de RH identificar e apontar as preferências naturais do indivíduo. Além disso, analisa suas respostas a estímulos externos e suas tendências para a tomada de decisão. A principal finalidade desse recurso é identificar talentos para a empresa e selecionar o melhor candidato para a o cargo.
E como o mapeamento das características do indivíduo é amplo, a empresa consegue delegar melhor as atividades e funções de trabalho adequadas a cada perfil.
O que é a avaliação psicológica
Já a avaliação psicológica é um conceito muito amplo em definição e finalidades.
Para os fins de recrutamento e seleção, por exemplo, ela pode ser categorizada como o processo para conhecer mais sobre a psique dos candidatos. E em consequência disso, averiguar se o mesmo é apto para desempenhar a função para a qual está sendo avaliado.
Isso é feito por meio de testes específicos, sendo que alguns conferem resultados mais precisos e comprováveis que outros.
Para a avaliação, profissionais de RH geralmente empregam testes para identificar traços de personalidade. É também possível coletar dados de inteligência, habilidades cognitivas e sociais, aspectos emocionais e afetivos, entre outros.
Ou seja, a avaliação psicológica serve para nortear em que setor ou cargo o candidato pode trabalhar com a psique que possui. Ou se ele se adaptaria ao cargo pelo qual está concorrendo a vaga."
Fonte: "Avaliação psicológica x Análise comportamental" (ABRH)
Assertiva Falsa.
604) No que diz respeito ao ambiente organizacional, à segurança e à avaliação psicológica, julgue o item subsequente.
As funções da avaliação psicológica incluem expandir a visão de líderes e de organizações sobre o papel da gestão de pessoas no que se refere ao compromisso com o bem-estar geral de todos os trabalhadores da organização.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
As funções da avaliação psicológica incluem expandir a visão de líderes e de organizações sobre o papel da gestão de pessoas no que se refere ao compromisso com o bem-estar geral de todos os trabalhadores da organização.
A questão está de acordo com o texto abaixo:
"Daí decorre a importância de uma avaliação psicossocial, que chegue timidamente como mais uma 'avaliação psicológica', porém capaz de mobilizar melhorias na cultura organizacional na medida em que a humaniza, melhorias para os gestores que 'curam' suas equipes promovendo um modelo de gestão orientado para a saúde mental, melhoria para o colaborador que resgata a qualidade de vida no trabalho, e finalmente para a sociedade que passa a acreditar na empresa que oferece um espaço para trabalhar com melhores condições de saúde e segurança.
Por isso, a avaliação psicossocial parece ter vindo com o papel de não apenas atender as normativas do Ministério do Trabalho e de assegurar condições de ter pessoas saudáveis em funções de risco, mas de ampliar a visão sobre a gestão de pessoas e ressignificar o papel dos líderes e das organizações no que se refere ao seu compromisso com o bem-estar de todos."
Fonte: "A importância da avaliação psicossocial nos contextos organizacional e profissional" (Sebben)
Assertiva Correta.
605) De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica publicada pelo Conselho Federal de Psicologia em 2022, existem diferenças entre a avaliação psicológica e a testagem psicológica. Com base na cartilha, assinale a opção correta.
- A) A avaliação psicológica, como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos composto de métodos, técnicas e instrumentos, tem o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual. A testagem psicológica é um processo técnico e cientifico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento e com as demandas exigidas, requer uso de métodos específicos, como por exemplo, os testes psicológicos.
- B) A avaliação psicológica é um processo técnico e cientifico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento e com as demandas exigidas, requer uso de testes psicológicos, de técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura cientifica. A testagem psicológica, por sua vez, diz respeito à aplicação de instrumentos de medida psicológicos ou não psicológicos que possuam validade cientifica.
- C) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diwrsas fontes de informação, dentre elas: testes psicológicos, entrevistas, observações sistemáticas e análises de documentos. A testagem psicológica, por sua vez, diz respeito à aplicação dos testes psicológicos e obtenção de informações a partir dessa testagem. Assim, a testagem psicológica é uma etapa da avaliação psicológica.
- D) A avaliação psicológica é um processo técnico e cientifico de coleta de dados, estudo e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos que requer uso de testes psicológicos. A testagem psicológica diz respeito ao uso de testes psicológicos e documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.
- E) A avaliação psicológica é um processo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes de informação, dentre elas: entrelistas, observações e análises de documentos. A testagem psicológica, por sua vez, diz respeito à aplicação de instrumentos de medida, incluindo testes psicológicos e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica.
A alternativa correta é letra C) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diwrsas fontes de informação, dentre elas: testes psicológicos, entrevistas, observações sistemáticas e análises de documentos. A testagem psicológica, por sua vez, diz respeito à aplicação dos testes psicológicos e obtenção de informações a partir dessa testagem. Assim, a testagem psicológica é uma etapa da avaliação psicológica.
De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica publicada pelo Conselho Federal de Psicologia em 2022, existem diferenças entre a avaliação psicológica e a testagem psicológica. Com base na cartilha, assinale a opção correta.
A questão está baseada no seguinte texto:
"A Avaliação Psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento e com as demandas exigidas, requer metodologias específicas. A Resolução CFP n° 9/2018, em vigência, define a Avaliação Psicológica como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.
(...)
Ainda de acordo com a Resolução CFP n° 9/2018, em vigência, na realização da Avaliação Psicológica, a(o) psicóloga(o) deve basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da(o) psicóloga(o) (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).
Consideram-se fontes fundamentais de informação: a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicologia e do psicólogo e/ou; b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou; c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo. Já as fontes complementares de informação abarcam: a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão; b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.
(...)
A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes de informação, dentre elas: testes psicológicos, entrevistas, observações sistemáticas e análises de documentos. A testagem psicológica, por sua vez, diz respeito à aplicação dos testes psicológicos e obtenção de informações a partir dessa testagem.
Assim, a testagem psicológica é uma etapa da avaliação psicológica. Na literatura científica é assinalado que a avaliação psicológica deve considerar o contexto em que o avaliando está inserido, atentando para seus determinantes biopsicossociais. A avaliação psicológica refere-se a processo. Embora pareça que a distinção entre avaliação psicológica e testagem psicológica esteja superada, é imperioso que as práticas psicológicas incorporem tais diferenças."
Fonte: "Cartilha Avaliação Psicológica" (CFP)
Com isso, encontramos a resposta na Letra C.
a) A avaliação psicológica, como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos composto de métodos, técnicas e instrumentos, tem o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual. A testagem psicológica é um processo técnico e cientifico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento e com as demandas exigidas, requer uso de métodos específicos, como por exemplo, os testes psicológicos.
b) A avaliação psicológica é um processo técnico e cientifico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento e com as demandas exigidas, requer uso de testes psicológicos, de técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura cientifica. A testagem psicológica, por sua vez, diz respeito à aplicação de instrumentos de medida psicológicos ou não psicológicos que possuam validade cientifica.
c) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes de informação, dentre elas: testes psicológicos, entrevistas, observações sistemáticas e análises de documentos. A testagem psicológica, por sua vez, diz respeito à aplicação dos testes psicológicos e obtenção de informações a partir dessa testagem. Assim, a testagem psicológica é uma etapa da avaliação psicológica.
d) A avaliação psicológica é um processo técnico e cientifico de coleta de dados, estudo e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos que requer uso de testes psicológicos. A testagem psicológica diz respeito ao uso de testes psicológicos e documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.
e) A avaliação psicológica é um processo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes de informação, dentre elas: entrevistas, observações e análises de documentos. A testagem psicológica, por sua vez, diz respeito à aplicação de instrumentos de medida, incluindo testes psicológicos e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica.
606) A avaliação psicológica é utilizada em diferentes processos organizacionais para responder às necessidades de trabalhadores e das organizações.
Julgue se as avaliações da Psicologia Organizacional e do Trabalho podem ser aplicadas nos seguintes casos:
I. no estabelecimento de perfis psicológicos/profissiográficos, no mapeamento de competências no trabalho e na gestão do desempenho no trabalho.
II. na prevenção de incidentes e de acidentes de trabalho, de doenças ocupacionais e na promoção da saúde, da qualidade de vida e da segurança no trabalho.
III. em processos seletivos de (re)orientação e de movimentação de profissionais voltados ao exercício de determinadas funções/atividades e nos processos de inclusão, readaptação e reabilitação profissional.
Está correto o que se afirma em
- A) I e II, apenas.
- B) I e III, apenas
- C) II e III, apenas.
- D) I, II e III.
- E) II, apenas.
A alternativa correta é letra D) I, II e III.
Gabarito: Letra D.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Avaliações psicológicas são realizadas no contexto da Psicologia das Organizações e do Trabalho (POT) para auxiliar na caracterização, análise, diagnóstico e tomada de decisão, em diferentes âmbitos:
a) no estabelecimento de perfis psicológicos/profissiográficos e mapeamento de competências no trabalho;
b) em processos seletivos, de (re)orientação e de movimentação de profissionais voltados ao exercício de determinadas funções/atividades;
c) no planejamento e execução de programas, ações e estratégias de desenvolvimento de aprendizagens e na capacitação/treinamento de profissionais;
d) na investigação e monitoramento de riscos e fatores de proteção psicofisiológicos, psicológicos e psicossociais relacionados ao trabalho;
e) na gestão do desempenho no trabalho e dos vínculos e relações das pessoas com o trabalho e com a organização;
f) nos processos de inclusão, readaptação e reabilitação profissional;
g) na investigação de prejuízos e danos psicológicos relacionados ao trabalho;
h) na prevenção de incidentes, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
i) na promoção da saúde, da qualidade de vida e da segurança no trabalho; e
j) na gestão de mudanças, inovações tecnológicas e transformações organizacionais. (CRUZ, 2002; FURNHAM, 2012; PEREIRA; BANDEIRA, 2017; SBPOT, 2020)"
Fonte: "Cartilha Avaliação Psicológica 2022" (CFP)
Com isso, nota-se que todas as afirmativas abaixo estão corretas.
Portanto, encontramos a resposta na Letra D.
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
e) II, apenas.
607) No campo da avaliação ocupacional, os testes podem ser usados para verificar se uma pessoa atingiu um determinado nível de competência em um campo de conhecimento ou no desempenho de uma tarefa, circunstâncias em que os testes são referenciados em critérios.
Tendo isso em vista, é correto afirmar que o referencial para a interpretação dos resultados
- A) deve passar por atualizações periódicas para assegurar que o instrumento se mantém adequado e não se tornou obsoleto.
- B) indica a localização do resultado do sujeito em um contínuo criado pelo desempenho de um grupo de referência.
- C) pode ser o nível de competência que o indivíduo demonstrou ter atingido no seu próprio desempenho.
- D) sempre são grupos que representam uma amostra da população à qual pertence o sujeito que se deseja avaliar.
- E) deixa de existir porque a única referência que se tem é o próprio desempenho do indivíduo que está sendo testado.
A alternativa correta é letra C) pode ser o nível de competência que o indivíduo demonstrou ter atingido no seu próprio desempenho.
Tendo isso em vista, é correto afirmar que o referencial para a interpretação dos resultados
A questão está baseada no seguinte texto:
"INTERPRETAÇÃO DE TESTES REFERENCIADOS EM NORMAS
No campo da avaliação educacional e ocupacional, os testes costumam ser usados para ajudar a determinar se uma pessoa alcançou um certo nível de competência em um campo de conhecimento ou habilidade no desempenho de uma tarefa. Nestes casos, o referencial para a interpretação do escore do teste deve mudar. Em vez de comparar o desempenho de uma pessoa ao de outras, o desempenho de um indivíduo ou grupo é comparado a um critério ou padrão predeterminado.
(...)
Os testes referenciados em normas buscam localizar o desempenho de um ou mais indivíduos em relação
ao constructo que o teste avalia, em um contínuo criado pelo desempenho de um grupo de referência.Os testes referenciados em critérios buscam avaliar o desempenho dos indivíduos em relação a padrões
relacionados ao constructo em si.Enquanto na interpretação de testes referenciados em normas o referencial sempre são pessoas, na interpretação de testes referenciados em critérios o referencial pode ser
- o conhecimento sobre um domínio de conteúdo, demonstrado em testes padronizados objetivos;
- nível de competência exibido na qualidade do desempenho ou de um produto."Fonte: "Fundamentos da Testagem Psicológica" (Urbina)
Com isso, encontramos a resposta na Letra C.
a) deve passar por atualizações periódicas para assegurar que o instrumento se mantém adequado e não se tornou obsoleto.
b) indica a localização do resultado do sujeito em um contínuo criado pelo desempenho de um grupo de referência.
c) pode ser o nível de competência que o indivíduo demonstrou ter atingido no seu próprio desempenho.
d) sempre são grupos que representam uma amostra da população à qual pertence o sujeito que se deseja avaliar.
e) deixa de existir porque a única referência que se tem é o próprio desempenho do indivíduo que está sendo testado.
608) Sobre a avaliação prospectiva de crianças, assinale a alternativa CORRETA.
- A) A realização de avaliação prospectiva, com objetivo do direcionamento adequado da formação da personalidade, se mostra necessária em muitos casos.
- B) O processo de intervenção da avaliação prospectiva tem por finalidade direcionar a criança a partir de sinais e sintomas por ela apresentados.
- C) A avaliação prospectiva, no contexto psicológico, não é indicada nos primeiros anos, pois a formação da personalidade ainda não foi concluída.
- D) Na avaliação prospectiva, os dados coletados e interpretados desencadeiam ações e estratégias de estimulação da criança, não sendo os familiares envolvidos no processo.
- E) A avaliação prospectiva, quando se trata de contexto psicológico, e inclusive realizada o mais precocemente possível, é concebida sempre em termos probabilísticos.
A alternativa correta é letra E) A avaliação prospectiva, quando se trata de contexto psicológico, e inclusive realizada o mais precocemente possível, é concebida sempre em termos probabilísticos.
Sobre a avaliação prospectiva de crianças, assinale a alternativa CORRETA.
Base teórica para a compreensão da questão
Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço gentilmente ao aluno, que não deixe acompanhar os recortes textuais a seguir, extraídos da obra de Cunha (2005, p.151), atentando-se especialmente para os grifos em azul:
- É necessário esclarecer, de início, que a avaliação prospectiva, quando se trata de contexto psicológico, e inclusive realizada o mais precocemente possível, é concebida sempre em termos probabilísticos.
- O prognóstico esperado depende não somente da natureza do quadro clínico, de sua severidade e complicações, mas também de uma série de fatores incidentes, sejam individuais, sejam ambientais, que surgem e vão se acumulando ao longo da infância e prosseguem em outras fases da vida do ser humano.
Análise das alternativas
a) A realização de avaliação prospectiva, com objetivo do direcionamento adequado da formação da personalidade, se mostra necessária em muitos casos.
INCORRETA. Ao contrário do que afirma a assertiva, Cunha (2005, p.151) menciona:
“Há necessidade, em muitos casos, de realizar avaliação o mais cedo possível, acompanhada da oportuna intervenção, dando prosseguimento à atenção psicológica a esses primeiros anos, que são formadores da personalidade e ainda mais vulneráveis às mais diversas alterações”
b) O processo de intervenção da avaliação prospectiva tem por finalidade direcionar a criança a partir de sinais e sintomas por ela apresentados.
INCORRETA. Note que o recorte textual supracitado destaca que a avaliação prospectiva “é concebida sempre em termos probabilísticos”, portanto, opção FALSA.
c) A avaliação prospectiva, no contexto psicológico, não é indicada nos primeiros anos, pois a formação da personalidade ainda não foi concluída.
INCORRETA. Corrigindo: conforme Cunha (2005) “há necessidade, em muitos casos, de realizar avaliação o mais cedo possível, acompanhada da oportuna intervenção”, portanto, opção FALSA.
d) Na avaliação prospectiva, os dados coletados e interpretados desencadeiam ações e estratégias de estimulação da criança, não sendo os familiares envolvidos no processo.
INCORRETA. Para consulta do gabarito da questão vide LETRA “E”.
e) A avaliação prospectiva, quando se trata de contexto psicológico, e inclusive realizada o mais precocemente possível, é concebida sempre em termos probabilísticos.
CORRETA. O que traz a alternativa é compatível com o que preconiza a literatura supracitada de Cunha (2005), portanto, opção VERDADEIRA.
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Fontes consultadas:
Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
609) Assinale a alternativa CORRETA sobre a avaliação psicológica no âmbito da Psicologia das Organizações e do Trabalho (POT).
- A) A POT não utiliza processos de avaliação psicológica, uma vez que sua ênfase está na aplicação de conhecimentos e tecnologias para responder às necessidades de trabalhadores e organizações.
- B) A ênfase da POT na produção de conhecimentos e tecnologias não requer o uso de processos de avaliação psicológica.
- C) A POT utiliza processos de avaliação psicológica para compreender fenômenos e processos psicológicos que ocorrem nas interações dos indivíduos com o trabalho e nas diferentes modalidades de organização do trabalho.
- D) A POT utiliza processos de avaliação psicológica apenas no plano individual, não se dedicando às intervenções especializadas em grupos, organizações ou sociedade.
- E) A ênfase da POT na aplicação de conhecimentos e tecnologias exclui o uso de processos de avaliação psicológica em todas as suas dimensões.
A alternativa correta é letra C) A POT utiliza processos de avaliação psicológica para compreender fenômenos e processos psicológicos que ocorrem nas interações dos indivíduos com o trabalho e nas diferentes modalidades de organização do trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a avaliação psicológica no âmbito da Psicologia das Organizações e do Trabalho (POT).
A questão está baseada no seguinte texto:
"46. Quais são as especificidades da avaliação psicológica no contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho?
A Psicologia das Organizações e do Trabalho (POT) é considerada, ao mesmo tempo, uma área de conhecimento e de intervenção profissional em Psicologia. No primeiro caso, a ênfase é produzir conhecimentos e desenvolver métodos e tecnologias, com base em necessidades científicas e sociais, para compreender e intervir no comportamento humano no trabalho e nas organizações. No segundo caso, o foco é aplicar conhecimentos, métodos e tecnologias para responder às necessidades de trabalhadores e das organizações.
Em ambos, processos de avaliação psicológica são utilizados para compreender fenômenos e processos psicológicos que ocorrem nas interações dos indivíduos com o trabalho (ou com a expectativa dele) e com as diferentes modalidades de organização do trabalho, com a finalidade de contribuir para decisões e/ou intervenções especializadas, sejam no plano individual, grupal, organizacional ou societal."
Fonte: "Cartilha Avaliação Psicológica - 2022" (CFP)
Com isso, encontramos a resposta na Letra C.
a) A POT não utiliza processos de avaliação psicológica, uma vez que sua ênfase está na aplicação de conhecimentos e tecnologias para responder às necessidades de trabalhadores e organizações.
b) A ênfase da POT na produção de conhecimentos e tecnologias não requer o uso de processos de avaliação psicológica.
c) A POT utiliza processos de avaliação psicológica para compreender fenômenos e processos psicológicos que ocorrem nas interações dos indivíduos com o trabalho e nas diferentes modalidades de organização do trabalho.
d) A POT utiliza processos de avaliação psicológica apenas no plano individual, não se dedicando às intervenções especializadas em grupos, organizações ou sociedade.
e) A ênfase da POT na aplicação de conhecimentos e tecnologias exclui o uso de processos de avaliação psicológica em todas as suas dimensões.
610) Tratando-se da avaliação da personalidade, a literatura moderna distingue os métodos informais (observação e entrevista), dos métodos formais (escalas de avaliação, inventários e questionários e métodos projetivos). Entretanto, a entrevista semiestruturada pode ser considerada uma metodologia informal de avaliação, mas também um método de excelência. Em muitos casos, o psicólogo não utiliza métodos formais, testes, mas realiza sempre uma ou mais entrevistas para, entre outros aspectos, conhecer o estado afetivo-emocional e as expectativas do sujeito e a motivação relativa à avaliação.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
Na avaliação psicológica, a entrevista semiestruturada é considerada uma metodologia informal de avaliação, pois não segue um roteiro estritamente padronizado como os métodos formais, como escalas de avaliação, inventários e questionários. No entanto, ela também é reconhecida como um método de excelência, pois permite uma abordagem flexível e adaptativa, possibilitando ao psicólogo explorar aspectos diversos da personalidade do sujeito, incluindo seu estado afetivo-emocional, expectativas e motivações. Portanto, a afirmativa de que a entrevista semiestruturada pode ser considerada uma metodologia informal de avaliação, mas também um método de excelência, está correta, uma vez que ressalta sua versatilidade e eficácia na compreensão do indivíduo em avaliação.