Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
611) A avaliação psicológica é um processo que apenas pode ser realizado por psicólogos com, no mínimo, seis anos de experiência na área de psicologia organizacional.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
Para explicar:
A avaliação psicológica não é restrita apenas a psicólogos com seis anos de experiência na área de psicologia organizacional. Na verdade, a realização da avaliação psicológica requer a formação adequada em psicologia e a obtenção de licença para exercício profissional, mas não especifica um período mínimo de experiência. Portanto, a afirmativa de que apenas psicólogos com seis anos de experiência podem realizar a avaliação psicológica é incorreta.
612) A avaliação psicológica é um processo sistemático que visa coletar informações e dados sobre um indivíduo, com o objetivo de compreender sua personalidade, habilidades, emoções, comportamentos e características psicológicas. Essa avaliação é realizada por profissionais da psicologia, como psicólogos, e utiliza uma variedade de técnicas e instrumentos específicos para obter uma visão abrangente e precisa do funcionamento psicológico da pessoa em questão. A respeito da avaliação psicológica, indique a alternativa em que os conceitos estão corretamente associados.
I. São utilizados para avaliar habilidades motoras, como coordenação, equilíbrio e destreza física.
II. Baseiam-se na análise do inconsciente do indivíduo através da interpretação de estímulos livres, ambíguos ou simbólicos.
III. Utilizam escalas e normas para mensurar traços específicos da personalidade ou habilidades cognitivas.
IV. Mensuram a capacidade intelectual e são frequentemente utilizados em processos de seleção escolar e profissional.
a) Testes psicomotores.
b) Testes de inteligência.
c) Testes psicométricos.
d) Testes projetivos.
- A) I-a; II-b; III-c; IV-d.
- B) I-a; II-c; III-b; IV-d.
- C) I-d; II-c; III-b; IV-a.
- D) I-a; II-d; III-c; IV-b.
- E) I-c; II-b; III-d; IV-a.
A alternativa correta é letra D) I-a; II-d; III-c; IV-b.
A questão pode ser respondida com os seguintes textos:
"Os testes psicométricos buscam mensurar, através de critérios objetivos (concretos e observáveis), o atributo ou construto que estão avaliando (p. ex., quociente de inteligência ou nível de depressão). Esse tipo de instrumento envolve tarefas padronizadas e foca-se muito mais no produto, ou seja, no resultado final, do que no processo ao longo da produção de respostas do sujeito. A análise dos resultados se utiliza de formas como correção mecânica e interpretação estatística (Pasquali, 2001). Eles são estruturados na forma de inventários, escalas, entre outros. Como exemplo, pode-se citar as Escalas Wechsler de Inteligência para Adultos (WAIS-III) (Wechsler, 2004) ou a versão para Crianças (Escalas Wechsler de Inteligência para Crianças WISC-IV) (Wechsler, 2013), que avaliam diferentes funções cognitivas. Testes para investigação da personalidade como a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) (Nunes, Hutz & Nunes, 2010) ou ajustamento psicológico, como as Escalas Beck (Cunha, 2001), também podem ser citadas dentro desse espectro de materiais psicométricos.
Já nos testes projetivos, os critérios para interpretar e/ou caracterizar determinado construto são subjetivos (dinâmicos e não observáveis) (Bandeira, Trentini, Winck & Lieberknetch, 2006), envolvendo tarefas pouco estruturadas. Tanto a apuração das respostas quanto sua interpretação mostra-se mais sujeita à subjetividade do avaliador. Por tal razão, é imprescindível um profundo conhecimento do instrumento por parte deste, e da teoria que o embasa. Durante a avaliação também são levados em contal comportamentos exibidos durante a testagem, abrangendo todo o espectro de respostas, inclusive as não verbais (Bandeira et al., 2006; Pasquali, 2010). Estes podem envolver tarefas gráficas, como por exemplo, o H-T-P: Casa-Arvore-Pessoa (Buck, 2003), que através da análise dos desenhos de uma casa, árvore e pessoa procura obter informação de como a pessoa experiencia sua individualidade em relação aos outros e ao ambiente do lar. Outro tipo de técnica projetiva é aquela que envolve imagens onde a pessoa, através da percepção, apercepção e projeção, elabora respostas que ao serem interpretadas trazem dados tanto sobre a estrutura quanto a dinâmica de sua personalidade. Entre essas técnicas pode-se citar o Método de Rorschach Sistema Compreensivo de Exner (Exner, 1999) e o Teste de Apercepção Temática para Adultos (TAT) (Murray, 2005) ou a versão para Crianças (Teste de Apercepção Infantil Versão com Animais - CAT-A) (Bellak & Bellak, 1991)."
Fonte: "Avaliação Psicológica: Aspectos teóricos e práticos" (Lins e Borsa)
e
"Os testes de aptidão psicomotora avaliam fatores como capacidade de manipular objetos e utilizar ferramentas. Eles envolvem tanto a coordenação entre os sentidos e movimentos (por exemplo, coordenação entre olhos e mãos) a quanto a precisão dos movimentos. Muitos testes psicomotores são testes de desempenho e não testes em papel porque as aptidões de interesse envolvem manipulação de objetos e não elementos cognitivos. As pessoas são avaliadas de acordo com sua capacidade de realizar tarefas manobras, como encaixar blocos de madeira em buracos de diferentes formatos ou utilizar ferramentas simples para manipular objetos."
Fonte: "Psicologia nas Organizações" (Spector)
Nota-se que a banca diferenciou testes psicométricos de testes de inteligência. Não foi encontrada a referência que faz essa classificação.
No entanto, é possível responder essa questão com as referências utilizadas acima.
I. São utilizados para avaliar habilidades motoras, como coordenação, equilíbrio e destreza física. (Testes Psicomotores - a)
II. Baseiam-se na análise do inconsciente do indivíduo através da interpretação de estímulos livres, ambíguos ou simbólicos. (Testes Projetivos - d)
III. Utilizam escalas e normas para mensurar traços específicos da personalidade ou habilidades cognitivas. (Testes Psicométricos - c)
IV. Mensuram a capacidade intelectual e são frequentemente utilizados em processos de seleção escolar e profissional. (Testes de Inteligência - b)
a) Testes psicomotores.
b) Testes de inteligência.
c) Testes psicométricos.
d) Testes projetivos.
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) I-a; II-b; III-c; IV-d.
b) I-a; II-c; III-b; IV-d.
c) I-d; II-c; III-b; IV-a.
d) I-a; II-d; III-c; IV-b.
e) I-c; II-b; III-d; IV-a.
613) A avaliação psicológica infantil possui certas especificidades em comparação com a do adulto. Uma das dimensões que difere entre as duas populações é a referente às emoções. Assinale a alternativa que possui a formulação correta sobre o desenvolvimento emocional infanto-juvenil.
- A) Emoções determinam respostas imediatas para as crianças. A capacidade de regulação infanto-juvenil se refere à capacidade de manejar estados emocionais e ao desenvolvimento de estratégias adequadas. Esse processo é influenciado pelo processo de maturação cerebral.
- B) Crianças não possuem a maturidade necessária para responder a testes que avaliem sua condição socioemocional. Devido à sua impulsividade, deve-se aplicar a técnica de observação lúdica para essa avaliação.
- C) A habilidade regulação emocional possui uma relação ocasional com o comportamento. Ambos devem ser avaliados separadamente.
- D) Diante de um estímulo, a criança utiliza de seus recursos para interpretar sua realidade. A resposta comportamental é anterior a resposta emocional, pois o processo de interpretação tarda a ocorrer.
- E) A avaliação do desenvolvimento emocional infanto-juvenil apresenta poucas contribuições para a identificação precoce de prejuízos na dimensão socioafetiva.
A alternativa correta é letra A) Emoções determinam respostas imediatas para as crianças. A capacidade de regulação infanto-juvenil se refere à capacidade de manejar estados emocionais e ao desenvolvimento de estratégias adequadas. Esse processo é influenciado pelo processo de maturação cerebral.
Gabarito: Letra A
Assinale a alternativa que possui a formulação correta sobre o desenvolvimento emocional infanto-juvenil.
a) Emoções determinam respostas imediatas para as crianças. A capacidade de regulação infanto-juvenil se refere à capacidade de manejar estados emocionais e ao desenvolvimento de estratégias adequadas. Esse processo é influenciado pelo processo de maturação cerebral.
Certo!
b) Crianças não possuem a maturidade necessária para responder a testes que avaliem sua condição socioemocional. Devido à sua impulsividade, deve-se aplicar a técnica de observação lúdica para essa avaliação.
Errado. Testes criados com esse objetivo podem avaliar a condição socioemocional de crianças.
c) A habilidade regulação emocional possui uma relação ocasional com o comportamento. Ambos devem ser avaliados separadamente.
Errado. A habilidade regulação emocional possui uma relação direta com o comportamento das crianças.
d) Diante de um estímulo, a criança utiliza de seus recursos para interpretar sua realidade. A resposta comportamental é anterior a resposta emocional, pois o processo de interpretação tarda a ocorrer.
Errado. A resposta emocional é anterior a resposta comportamental.
e) A avaliação do desenvolvimento emocional infanto-juvenil apresenta poucas contribuições para a identificação precoce de prejuízos na dimensão socioafetiva.
Errado. A avaliação do desenvolvimento emocional infanto-juvenil apresenta grandes contribuições para a identificação precoce de prejuízos na dimensão socioafetiva.
Nosso gabarito é Letra A
614) A avaliação psicológica é uma ferramenta importante em casos de crianças e adolescentes com suspeita de abuso sexual. Essas suspeitas podem vir de diversos contextos, tal como a partir de avaliações médicas. Sobre essa situação, assinale a alternativa correta sobre o processo de avaliação psicológica para esses casos:
- A) Ao realizar a avaliação, o psicólogo deve ter consciência de que possui a obrigatoriedade da denúncia caso alguma situação de violação dos direitos dessas populações seja confirmada.
- B) O ideal é que a vítima passe por vários processos de avaliação para que seja confirmado o caso de abuso, pois trata-se de um crime grave.
- C) A maioria dos casos de abuso sexual em crianças e adolescentes envolve a violação física. Assim, a avaliação psicológica é menos necessária que o exame médico.
- D) Ao avaliar a criança ou o adolescente suspeito de abuso sexual, não se deve esclarecer prontamente as razões da avaliação. Isso serve para protegê-los de uma sensação de exposição.
- E) Crianças mais novas não são capazes de usar linguagem verbal para contar sobre o abuso. Nesse caso, a avaliação deve ser conduzida por um médico especializado.
A alternativa correta é letra A) Ao realizar a avaliação, o psicólogo deve ter consciência de que possui a obrigatoriedade da denúncia caso alguma situação de violação dos direitos dessas populações seja confirmada.
Gabarito: Letra A
A avaliação psicológica é uma ferramenta importante em casos de crianças e adolescentes com suspeita de abuso sexual. Essas suspeitas podem vir de diversos contextos, tal como a partir de avaliações médicas. Sobre essa situação, assinale a alternativa correta sobre o processo de avaliação psicológica para esses casos:
a) Ao realizar a avaliação, o psicólogo deve ter consciência de que possui a obrigatoriedade da denúncia caso alguma situação de violação dos direitos dessas populações seja confirmada.
Certo! O Estatuto da criança e da adolescência prevê obrigatoriedade de denuncia nesses casos.
b) O ideal é que a vítima passe por vários processos de avaliação para que seja confirmado o caso de abuso, pois trata-se de um crime grave.
Errado. Mesmo em casos de suspeita é necessário a denúncia, justamente por ser um crime grave de grande impacto para a vítima.
c) A maioria dos casos de abuso sexual em crianças e adolescentes envolve a violação física. Assim, a avaliação psicológica é menos necessária que o exame médico.
Errado. A maioria dos casos de violação física também envolve uma violência psicológica, sendo a avaliação psicológica fundamental.
d) Ao avaliar a criança ou o adolescente suspeito de abuso sexual, não se deve esclarecer prontamente as razões da avaliação. Isso serve para protegê-los de uma sensação de exposição.
Errado. As razões da avaliação devem ser abordadas com a criança ou adolescente.
e) Crianças mais novas não são capazes de usar linguagem verbal para contar sobre o abuso. Nesse caso, a avaliação deve ser conduzida por um médico especializado.
Errado. Nesses casos, recursos lúdicos aplicados pelo psicólogo são úteis para essa avaliação.
Nosso gabarito é Letra A
615) Segundo Serafim (in JOAQUIM): “Quando em um contexto jurídico, surgem dúvidas, quanto à saúde psíquica de um indivíduo, a necessidade da perícia se apresenta como imprescindível para o andamento do processo.” (JOAQUIM, 2019, p. 72). A partir da obra do autor citado, analise as afirmativas abaixo.
I. O objetivo da perícia é o de levar conhecimento técnico ao juiz, produzindo materialidade probatória para auxiliá-lo em seu livre convencimento por meio de documentação técnica do fato, como por exemplo, o laudo.
II. Ao se programar o uso da avaliação neuropsicológica, parte-se do princípio de que haja dúvidas sobre a relação cérebro, cognição, emoção e comportamento.
III. O ponto essencial da avaliação neuropsicológica forense é de identificar somente uma alteração.
Assinale a alternativa correta.
- A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
- B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
- C) Apenas a afirmativa II está correta
- D) As afirmativas I, II e III estão corretas
A alternativa correta é letra A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Na área forense, a avaliação neuropsicológica se insere na fase pericial. A palavra “perícia” vem do latim perior, que quer dizer experimentar, saber por experiência. Consiste em aporte especializado que pressupõe um conhecimento técnico/científico específico que contribua no esclarecimento de algum ponto considerado imprescindível para o procedimento processual.
De maneira geral, a perícia converge da compreensão psicológica e neuropsicológica de um caso para responder a uma questão legal expressa pelo juiz ou por outro agente (jurídico ou participante do caso), fundamentada nos quesitos elaborados pelo agente solicitante, cabendo ao psicólogo perito investigar uma ampla faixa do funcionamento mental do indivíduo submetido à perícia (o periciando).
Por perícia entende-se, na prática, a aplicação dos métodos e técnicas da investigação psicológica e neuropsicológica com a finalidade de subsidiar uma ação judicial toda vez que se instalarem dúvidas relativas à “saúde” psicológica do periciando.
Dito de outro modo, seu resultado final é levar conhecimento técnico ao juiz, produzindo prova para auxiliá-lo em seu livre convencimento, bem como fornecer ao processo a documentação técnica do fato, o que é feito via documentos legais – no caso em apreço, o laudo (Serafim & Saffi, 2012)."
Fonte: "Aspectos históricos da neuropsicologia clínica e forense" (Serafim et al.)
Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.
Portanto, estão corretas as afirmativas I e II. Encontramos a resposta na Letra A.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
c) Apenas a afirmativa II está correta
d) As afirmativas I, II e III estão corretas
616) Julgue o item a seguir.
A Avaliação Interventiva refere-se a uma abordagem interativa à avaliação psicológica que proporciona um meio para avaliar como o avaliando processa ou se beneficia de algum tipo de intervenção (feedback, sugestões, instrução, terapia e assim por diante) durante o curso da avaliação.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
Na Avaliação Interventiva, o foco está na interação direta entre o avaliador e o avaliado durante o processo de avaliação. Diferentemente do que afirma o item, não se trata apenas de avaliar como o avaliando se beneficia de intervenções durante a avaliação, mas sim de como essas intervenções afetam o processo avaliativo como um todo. Portanto, a definição apresentada no item está incorreta.
617) A Avaliação Psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações a partir de fontes diversas, como entrevistas, testes psicológicos, observações sistemáticas e análises de documentos, e busca compreender as características psicológicas de uma pessoa ou de um grupo. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir em relação a esse processo.
I. A Avaliação Psicológica consegue compreender as várias nuances psicológicas de um indivíduo a ponto de responder a uma demanda com certeza e / ou prever um comportamento de forma determinística.
II. Para se fazer uma avaliação psicológica, o profissional deve ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, entre os quais: desenvolvimento, inteligência, memória, atenção e emoção.
III. A entrevista psicológica pode ser considerada o principal instrumento da Avaliação Psicológica, dispensando o uso de testes ou observações sistemáticas, em função de tempo e custos, dados os objetivos organizacionais.
IV. A Avaliação Psicológica é um processo dinâmico e deve ser desenvolvida em etapas a partir da definição de objetivos a serem atingidos e instrumentos a serem utilizados, que possam inclusive contribuir para um melhor desempenho de indivíduos ou grupos nas atividades laborais.
V. Na realização da Avaliação Psicológica, o psicólogo deve basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e / ou técnicas e / ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional.
Estão corretas as afirmativas
- A) I, III e IV, apenas.
- B) II, IV e V, apenas.
- C) I, II e IV, apenas.
- D) II, III e V, apenas.
- E) I, II, III, IV e V.
A alternativa correta é letra B) II, IV e V, apenas.
Para explicar:
- A afirmativa I está incorreta, pois a avaliação psicológica não consegue prever comportamentos de forma determinística, uma vez que envolve múltiplos fatores e contextos que influenciam o comportamento humano.
- A afirmativa II está correta, pois para realizar uma avaliação psicológica é essencial ter amplo conhecimento dos fundamentos básicos da Psicologia, como desenvolvimento, inteligência, memória, atenção e emoção.
- A afirmativa III está incorreta, pois a entrevista psicológica não pode ser considerada o único instrumento da avaliação psicológica, sendo necessário o uso de testes e observações sistemáticas para uma compreensão mais abrangente.
- A afirmativa IV está correta, pois a avaliação psicológica é um processo dinâmico que envolve etapas, objetivos definidos e o uso de instrumentos adequados para alcançar resultados que possam contribuir para o desenvolvimento pessoal ou profissional.
- A afirmativa V está correta, pois o psicólogo deve basear suas decisões em métodos, técnicas e instrumentos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional, garantindo a validade e a confiabilidade dos resultados.
Portanto, as afirmativas II, IV e V são as corretas, justificando a escolha da alternativa B.
618) A avaliação psicológica é uma prática exclusiva dos(as) psicólogos(as) que envolve a utilização de métodos e técnicas para a coleta de dados, análise e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, instituições e consigo mesmo. Nesse sentido, a Resolução Nº 23, de 13 de outubro de 2022 institui condições para concessão e registro de psicóloga e psicólogo especialistas. Dito isso, assinale a alternativa que NÃO condiz com o que é instituído por avaliação psicológica e psicodiagnóstico:
- A) Nesse processo, é considerado toda uma rede de fatores, considerando aspecto circunstancial, dinâmico e multifacetado dos fenômenos e construtos psicológicos, assim como os alcances, limitações, condicionantes históricos, culturais, sociais e os impactos das consequências de avaliações psicológicas.
- B) Obtém informações, mediante observação, descreve-as e analisa-as para complementar o processo de avaliação psicológica.
- C) Estabelece rapport no momento da avaliação psicológica para fins de planejamento e análise dos dados.
- D) A devolutiva tem como objetivo explicar detalhadamente os resultados de uma avaliação que já se encerrou, caracterizando-se uma etapa a parte do processo de psicodiagnóstico.
A alternativa correta é letra D) A devolutiva tem como objetivo explicar detalhadamente os resultados de uma avaliação que já se encerrou, caracterizando-se uma etapa a parte do processo de psicodiagnóstico.
Gabarito: Letra D
Dito isso, assinale a alternativa que NÃO condiz com o que é instituído por avaliação psicológica e psicodiagnóstico:
a) Nesse processo, é considerado toda uma rede de fatores, considerando aspecto circunstancial, dinâmico e multifacetado dos fenômenos e construtos psicológicos, assim como os alcances, limitações, condicionantes históricos, culturais, sociais e os impactos das consequências de avaliações psicológicas.
Certo! O CFP traz essa informação na resolução destinada aos títulos de especialista, especificamente de especialista em avaliação psicológica.
“A(o) psicóloga(o) especialista em Avaliação Psicológica:
a) escolhe diferentes métodos, técnicas e instrumentos que empregará para realizar o processo de avaliação psicológica, conforme solicitações apresentadas, demandas identificadas e contextos do público-alvo a ser avaliado;
b) estabelece rapport no momento da avaliação psicológica para fins de planejamento e análise dos dados;
c) obtém informações, mediante observação, descreve-as e analisa-as para complementar o processo de avaliação psicológica;
d) emprega métodos, técnicas e instrumentos psicológicos para investigar e registrar fenômenos, processos e construtos psicológicos, de modo planejado e estruturado;
e) distingue, define, formula, elabora e conduz inquéritos para aprimorar o processo e o resultado de avaliações psicológicas;
f) administra, corrige e realiza aplicação de técnicas psicológicas, bem como aplicação e correção de instrumentos psicológicos, de acordo com os respectivos manuais técnicos;
g) emprega, quando necessário, métodos, técnicas, relatórios e instrumentos validados e não privativos de outras profissões como fontes complementares de subsídio para a avaliação psicológica;
h) considera o aspecto circunstancial, dinâmico e multifacetado dos fenômenos e construtos psicológicos avaliados, bem como os alcances, limitações, condicionantes históricos, culturais e sociais e os impactos das consequências de avaliações psicológicas;
i) serve-se das informações obtidas na avaliação psicológica para proceder à devolutiva, com o objetivo de orientar demandantes e pautar o próprio exercício profissional frente ao avaliado;
j) compreende a teoria da medida e a psicometria aplicada à lógica da elaboração de instrumentos e da interpretação de dados;
k) desenvolve e atualiza testes com consistência técnico-científica, fundamentação teórica, objetivos, pertinência teórica, evidências empíricas, método objetivo de interpretação e correção, uniformidade processual.”
b) Obtém informações, mediante observação, descreve-as e analisa-as para complementar o processo de avaliação psicológica.
Certo! O CFP também traz essa informação na resolução supracitada.
c) Estabelece rapport no momento da avaliação psicológica para fins de planejamento e análise dos dados.
Certo! O CFP também traz essa informação na resolução supracitada.
d) A devolutiva tem como objetivo explicar detalhadamente os resultados de uma avaliação que já se encerrou, caracterizando-se uma etapa a parte do processo de psicodiagnóstico.
Errado. As informações obtidas na avaliação, com intuito de orientar os demandantes, devem ser compartilhadas na devolutiva, mas não detalhes do resultado.
Nosso gabarito é Letra D
619) A entrevista devolutiva, em sua maioria, é resultante de um processo de avaliação psicológica, sendo esta entendida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto por métodos, técnicas e instrumentos.
Informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Na devolutiva de avaliação psicológica o profissional, quando diante de outras categorias profissionais ou do próprio cliente, deve prezar pela utilização de termos técnicos, não alterando assim as características dos instrumentos e técnicas utilizadas.
( ) Na devolutiva o psicólogo deve repassar todas as informações, cabendo aos recebedores apurarem aquelas mais relevantes para o caso.
( ) A utilização de testes desfavoráveis é possível apenas em dois casos: pesquisa e mediante autorização do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) em virtude de não haver outro instrumento similar para avaliação de determinadas características de personalidade.
( ) Para utilização de alguns instrumentos que exigem uma ou mais habilidades específicas (teóricas e de interpretação) por parte do aplicador, deve-se verificar, também, se não existem dificuldades físicas ou psíquicas do examinando.
- A) (V); (V); (F); (V).
- B) (F); (V); (V): (F).
- C) (V); (F); (V); (F).
- D) (F); (F); (F); (V).
A alternativa correta é letra D) (F); (F); (F); (V).
( F ) Na devolutiva de avaliação psicológica o profissional, quando diante de outras categorias profissionais ou do próprio cliente, deve prezar pela utilização de termos técnicos, não alterando assim as características dos instrumentos e técnicas utilizadas.
Incorreto. Essa afirmativa não está de acordo com o texto abaixo:
"É importante destacar o tipo de linguagem a ser empregada na devolutiva. No caso de trabalhar a devolutiva entre colegas psicólogos, 0 comunicado pode ser feito em termos técnicos, constando as referências aos recursos utilizados e discutindo-se os detalhes dos aspectos mais primitivos às defesas mais regressivas e mais maduras do cliente. Já em relação a outros profissionais, o psicólogo deve compartilhar somente as informações relevantes, resguardando 0 caráter confidencial e preservando o sigilo.
(...)
Para uma devolutiva solicitada por escola, o psicólogo deve referir-se exclusivamente às questões levantadas na demanda inicial, em linguagem acessível a quem vai receber o resultado, tomando as devidas precauções no sentido de não invadir a intimidade do caso por questões que não se relacionem ao campo pedagógico."
Fonte: "Avaliação Psicológica: Guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia" (Pacanaro et al.)
( F ) Na devolutiva o psicólogo deve repassar todas as informações, cabendo aos recebedores apurarem aquelas mais relevantes para o caso.
Incorreto. Deve-se repassar apenas as informações necessárias.
( F ) A utilização de testes desfavoráveis é possível apenas em dois casos: pesquisa e mediante autorização do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) em virtude de não haver outro instrumento similar para avaliação de determinadas características de personalidade.
Incorreto. A pesquisa é a única possibilidade de uso de um teste com parecer desfavorável.
( V ) Para utilização de alguns instrumentos que exigem uma ou mais habilidades específicas (teóricas e de interpretação) por parte do aplicador, deve-se verificar, também, se não existem dificuldades físicas ou psíquicas do examinando.
Correto. Essa afirmativa está de acordo com o texto abaixo:
"Para a utilização de alguns instrumentos que exigem uma ou mais habilidades específicas (teóricas e de interpretação) por parte do aplicador, deve-se verificar, também, se não existem dificuldades tanto por parte do psicólogo (conhecimento para a interpretação conforme a teoria e constructo em que o teste foi criado), ou, ainda, dificuldades físicas ou psíquicas do examinando. Ressalta-se a obrigatoriedade de utilizar-se o teste dentro dos padrões referidos por seu manual e cuidar da adequação do ambiente, do espaço físico, do vestuário dos aplicadores e de outros estímulos que possam interferir na aplicação."
Fonte: "Avaliação Psicológica: Guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia" (Pacanaro et al.)
Portanto, a sequência ficou F F F V. Encontramos a resposta na Letra D.
a) (V); (V); (F); (V). b) (F); (V); (V): (F). c) (V); (F); (V); (F). d) (F); (F); (F); (V).
620) Levando em conta os conceitos e informações sobre avaliação psicológica utilizados por Barros (2022), o material no qual ocorre o registro das respostas dadas por uma pessoa em um teste específico se denomina:
- A) Prontuário.
- B) Folha de resposta.
- C) Registro psicométrico.
- D) Grade registral.
- E) Denominação de percentil.
A resposta correta desta questão é:
- B) Folha de resposta.
Segundo Barros (2022), o material no qual ocorre o registro das respostas dadas por uma pessoa em um teste específico é denominado folha de resposta. Essa folha é utilizada para que as respostas sejam registradas de forma organizada e possam ser analisadas posteriormente pelo psicólogo responsável pela avaliação psicológica.