Questões Sobre Avaliação Psicológica em Outros Contextos - Psicologia - concurso
81) Considera(m)-se fase(s) da avaliação diagnóstica
I. motivação da pessoa.
II. identificação do problema.
III. avaliação e seleção de uma só forma de tratamento.
Está(ão) correta(s) a(s) alínea(s)
- A) I, II e III.
- B) I e II.
- C) II e III.
- D) III.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) I e II.
Explicação:
A avaliação diagnóstica na psicologia envolve várias fases importantes para compreender o indivíduo e seu problema. A motivação da pessoa (I) é crucial para entender seu engajamento no processo de avaliação e possível tratamento. A identificação do problema (II) é essencial para definir as questões a serem abordadas e os objetivos da intervenção. Já a avaliação e seleção de uma só forma de tratamento (III) não faz parte das fases da avaliação diagnóstica, pois geralmente envolve considerar várias abordagens terapêuticas e adaptá-las às necessidades individuais do paciente. Portanto, as fases corretas da avaliação diagnóstica são I e II.
82) É correto afirmar que, para o psicoterapeuta, em particular, a entrevista clínica
- A) tem como única finalidade a coleta dos dados sobre as áreas de vida do cliente.
- B) não cumpre simultaneamente a função de coletar dados e a de estabelecer uma relação de confiança entre cliente e terapeuta.
- C) mesmo que se trate de um instrumento menos estruturado que os testes, seus resultados são valiosos.
- D) deve ser utilizada somente como instrumento de avaliação, e por isso, jamais deve ser usada para esclarecer dúvidas sobre os resultados dos testes.
- E) precisa ter uma estrutura inflexível.
A alternativa correta é letra C) mesmo que se trate de um instrumento menos estruturado que os testes, seus resultados são valiosos.
É correto afirmar que, para o psicoterapeuta, em particular, a entrevista clínica
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"OLLENDICK & HER5EN (1984) acham que a entrevista é especialmente útil na clínica, por ser um veículo usado continuamente para monitorar o progresso do tratamento e obter feedback para reformulações. Dizem, ainda, ser um instrumento muito flexível - permite obter dados muito amplos e também muito específicos, o que aumenta a confiabilidade de ambos -. Além disso, lembram que, para muitas pessoas, é mais fácil expressar-se falando, sem contar sua aplicabilidade aos analfabetos. E, por último, lembram que, enquanto se entrevista, também se observa.
(...)
A entrevista clínica inicial (E.C.I.)
A primeira entrevista é crucial na formação de primeiras impressões pelo cliente (LAZARUS, 1979). Estas impressões referem-se não apenas ao psicólogo, mas abrangem, tam bém, a psicoterapia em geral e a instituição na qual se realiza o atendimento.
(...)
Os objetivos da E.C.I:
Entende-se que, no decorrer de um processo terapêutico, o psicólogo, geralmente, utiliza-se da entrevista para alcan çar três objetivos: interacionais, de coleta de dados, e de intervenção. Aseguir, serão descritos, rapidamente, como se apresentam tais objetivos na E.C.I..
Objetivos interacionais - durante a entrevista é impor tante que se desenvolva uma relação de confiança mútua entre as partes, a qual possibilite ao cliente:
- sentir-se confortável na situação;
- não sentir constrangimentos em se expor ao terapeuta;
- sentir-se motivado para continuar o tratamento.
Esta relação de confiança já deve ocorrer na entrevista inicial, inclusive na de triagem psicológica.
Objetivos de coleta de dados - a entrevista clínica pode ser estruturada de forma a maximizar a obtenção de informações, sem que isso prejudique seus aspectos interacionais. Contudo, num processo terapêutico, a ênfase em coleta de dados pode variar em diferentes momentos do tratamento. Por motivos óbvios, geralmente, a ênfase maior está nas primeiras sessões nas quais se procura a formulação de um diagnóstico preliminar.
Considera-se, pois, que na entrevista clínica inicial se deva procurar a obtenção de dados, desde que isto não ocorra em prejuízo da interação. Os dados devem ser, principalmente, os pessoais e aqueles que indiquem e especifiquem o motivo da procura do tratamento, ou da queixa. Estes dados prelimi nares são gerais, podendo ser mais detalhados, dependendo da disponibilidade do cliente e da habilidade do terapeuta. Num programa de ensino, entende-se que um maior detalhamento, desde que pertinente, só beneficiará tanto o aprendizado do aluno quanto o atendimento ao cliente.
Objetivos de intervenção - considera-se que, em qual quer entrevista clínica, possa ocorrer a intervenção, ou seja, modificações no comportamento do cliente em função de procedimentos adotados na entrevista. Contudo, geralmen te, é difícil que a ênfase da primeira sessão possa ser em intervenção de forma sistemática, uma vez que isto pressupõe o estabelecimento de uma interação de qualidade entre cliente e terapeuta, e que este último tenha posse de dados consistentes sobre o primeiro, o que é muito difícil na pri meira entrevista. Dessa forma, considera-se que a intervenção possa ocorrer numa entrevista inicial, porém sem que se constitua em um objetivo obrigatório."
Fonte: "Psicologia Clínica Comportamental" (Silvares)
Com isso, encontramos a resposta na Letra C.
a) tem como única finalidade a coleta dos dados sobre as áreas de vida do cliente.
b) não cumpre simultaneamente a função de coletar dados e a de estabelecer uma relação de confiança entre cliente e terapeuta.
c) mesmo que se trate de um instrumento menos estruturado que os testes, seus resultados são valiosos.
d) deve ser utilizada somente como instrumento de avaliação, e por isso, jamais deve ser usada para esclarecer dúvidas sobre os resultados dos testes.
e) precisa ter uma estrutura inflexível.
83) Embora considerado com negatividade por muitos, afirmo inicialmente meu entendimento no sentido de que os exames psicotécnicos têm seu lugar reservado na seleção para cargos públicos: simplesmente não podemos abrir mão deles. Um dos maiores problemas do concurso público é que examina bem a quantidade de conhecimento adquirido pelo candidato, mas é pouco eficiente para medir caráter, ética, honestidade e outros valores inequivocamente mais importantes do que a competência técnica. A matéria do programa se aprende. Ser honesto, equilibrado, decente… isso é mais complicado.
[…]
O Supremo Tribunal Federal, chamado a se manifestar sobre a matéria, pontificou que “o exame psicotécnico, especialmente quando possuir natureza eliminatória, deve revestir-se de rigor científico, submetendo-se, em sua realização, à observância de critérios técnicos, que propiciem base objetiva, destinada a viabilizar o controle jurisdicional da legalidade, da correção e da razoabilidade dos parâmetros norteadores da formulação e das conclusões resultantes dos testes psicológicos, sob pena de frustrar-se, de modo ilegítimo, o exercício, pelo candidato, da garantia de acesso ao Poder Judiciário, na hipótese de lesão a direito.”. (DOUGLAS, 2009).
Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre avaliação pedagógica, pode-se afirmar:
A necessidade de rigor científico e objetividade limita, severamente, na seleção pública, o uso de instrumentos de avaliação psicológica que não tenham validade de critério que assegure a relevância e a utilidade deles como preditores do desempenho no trabalho.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
Esta afirmativa está de acordo com as informações fornecidas no texto, que destacam a necessidade de rigor científico e objetividade nos exames psicotécnicos utilizados em processos de seleção pública. O texto cita o posicionamento do Supremo Tribunal Federal, que enfatiza a importância de critérios técnicos e objetivos na realização desses testes, especialmente quando têm natureza eliminatória. Portanto, a necessidade de validade de critério é crucial para garantir a relevância e a utilidade dos instrumentos de avaliação psicológica como preditores do desempenho no trabalho, conforme apontado na afirmativa.
84) Embora considerado com negatividade por muitos, afirmo inicialmente meu entendimento no sentido de que os exames psicotécnicos têm seu lugar reservado na seleção para cargos públicos: simplesmente não podemos abrir mão deles. Um dos maiores problemas do concurso público é que examina bem a quantidade de conhecimento adquirido pelo candidato, mas é pouco eficiente para medir caráter, ética, honestidade e outros valores inequivocamente mais importantes do que a competência técnica. A matéria do programa se aprende. Ser honesto, equilibrado, decente… isso é mais complicado.
[…]
O Supremo Tribunal Federal, chamado a se manifestar sobre a matéria, pontificou que “o exame psicotécnico, especialmente quando possuir natureza eliminatória, deve revestir-se de rigor científico, submetendo-se, em sua realização, à observância de critérios técnicos, que propiciem base objetiva, destinada a viabilizar o controle jurisdicional da legalidade, da correção e da razoabilidade dos parâmetros norteadores da formulação e das conclusões resultantes dos testes psicológicos, sob pena de frustrar-se, de modo ilegítimo, o exercício, pelo candidato, da garantia de acesso ao Poder Judiciário, na hipótese de lesão a direito.”. (DOUGLAS, 2009).
Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre avaliação pedagógica, pode-se afirmar:
De forma inadequada, é comum usar o psicodiagnóstico como sinônimo de avaliação psicológica, quando essa é mais ampla e volta-se para objetivos não restritos à atividade clínica.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
De acordo com as informações do texto e os conhecimentos sobre avaliação psicológica, o uso inadequado do termo "psicodiagnóstico" como sinônimo de "avaliação psicológica" é uma prática comum. No entanto, a avaliação psicológica é um conceito mais abrangente, que não se limita apenas à atividade clínica. Ela engloba uma variedade de métodos e técnicas utilizados para avaliar aspectos psicológicos, como personalidade, habilidades cognitivas e emocionais, comportamento, entre outros, em diferentes contextos, incluindo seleção de pessoal, orientação profissional, avaliação educacional, entre outros.
85) Com relação à avaliação psicológica, ao psicodiagnóstico e à atuação do psicólogo, julgue o próximo item.
No processo avaliativo, o psicólogo pode fazer uso de métodos com enfoques quantitativos e qualitativos.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
ITEM CERTO
Segundo Cunha (2000), na avaliação com propósitos clínicos, o psicólogo, em princípio, não se limita a um único método (como a entrevista), mas tende a aliar enfoques quantitativos e qualitativos e, assim, consegue testar, até certo ponto, a consistência e a fidelidade dos subisídios que suas estratégias lhe fornecem, para chegar a inferências com grau razoável de certeza.
A banca forneceu sua própria justificativa para a resposta:
"Conforme literatura consagrada na área, o psicólogo responsável pela avaliação poderá utilizar métodos com enfoque qualitativos e quantitativos no processo psicodiagnóstico, a fim de avaliar a fidedignidade dos subsídios que suas estratégias lhe fornecem."
Fonte: CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico V. 5ª ed rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.
86) Com relação à avaliação psicológica, ao psicodiagnóstico e à atuação do psicólogo, julgue o próximo item.
A estratégia de avaliação realizada no paciente pode estar vinculada à abordagem teórica do psicólogo que realizará a investigação.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
ITEM CERTO
Cunha (2000) afirma que:
Estratégias de avaliação psicológica, como expressão cada vez mais utilizada na literatura específica, aplicam-se a uma variedade de abordagens e recursos à disposição do psicólogo no processo de avaliação. Em primeiro lugar, estratégia de avaliação pode-se referir ao enfoque teórico adotado pelo psicólogo. A avaliação psicológica foi fundamentalmente influenciada, durante o século XX, pelas principais correntes de pensamento que salientaram, cada uma, a primazia do comportamento, do afeto e da cognição, na organização e no funcionamento do psiquismo humano.
"Comentário elaborado pela própria banca"
JUSTIFICATIVA – As estratégias de avaliação compreendem a variedade de enfoques teóricos e recursos disponíveis ao psicólogo no processo de avaliação. Dessa maneira, tais avaliações podem estar articuladas ao enfoque teórico adotado pelo profissional que realizará a investigação.
Conforme trecho exposto, constatamos que a estratégia de avaliação realizada no paciente pode estar vinculada à abordagem teórica do psicólogo que realizará a investigação.
Fonte: CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico V. 5ª ed rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.
87) Analise a definição abaixo:
“Processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos”.
Instrução Normativa CFP nº 07/2003.
Essa definição conceitua:
- A) teste psicométrico.
- B) avaliação psicológica.
- C) elaboração de laudo psicológico.
- D) intervenção psicossociológica.
- E) investigação científica.
A alternativa correta é letra B) avaliação psicológica.
De acordo com a resolução CFP 007/2003, que institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica,
A avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. O teste psicométrico pode ser um instrumento da avaliação psicológica. Esta não se resume apenas na aplicação de testes, podendo incluir entrevistas, dinâmicas de grupo, etc. Pode se basear em testes projetivos ao invés de testes psicométricos. Este caracteriza-se por utilizar normas gerais quantitativas, obtendo como resultado um número ou medida. Os itens são objetivos e podem ser computados de forma independente uns dos outros. Ex: testes de inteligência.
b) Correta. Conforme trecho apresentado da resolução CFP 07/2003, concluímos que a descrição se refere à avaliação psicológica.
c) Incorreta. O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Sua elaboração deve ser subsidiada em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, testes psicológicos, etc) consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo.
d) Incorreta. A própria descrição apresentada pelo enunciado nos ajuda a eliminar a alternativa. Uma intervenção psicossociológica não se trata de um processo técnico-científico de coleta de dados, mas sim de uma programa de ação.
e) Incorreta. Investigação científica é uma expressão muito genérica para representar a descrição exposta. A banca ainda forneceu a referência da citação (Instrução normativa CFP 07/2003), que aponta de onde foi retirada, levando-nos a concluir que se trata de algo específico da área psicológica.
Fonte: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf
88) Considerando aspectos relacionados à prática clínica do psicólogo, incluindo as modalidades de documentos decorrentes de avaliações psicológicas, assinale a alternativa correta.
- A) Uma entrevista, na prática, antes de poder ser considerada uma técnica, deve ser vista como um contato social entre duas ou mais pessoas.
- B) A declaração é um documento que visa informar a ocorrência de fatos ou situações subjetivas relacionadas ao atendimento psicológico.
- C) O relatório deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, não necessariamente à luz de um instrumental técnico.
- D) Diferentemente do relatório, a finalidade do laudo deve ser a de apresentar os procedimentos e as conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica.
- E) Na exposição de motivos em um parecer, deve-se apresentar a questão em tese, sendo necessária a descrição detalhada dos procedimentos, como os dados colhidos ou o nome dos envolvidos.
A alternativa correta é letra A) Uma entrevista, na prática, antes de poder ser considerada uma técnica, deve ser vista como um contato social entre duas ou mais pessoas.
Análise das alternativas:
a) Uma entrevista, na prática, antes de poder ser considerada uma técnica, deve ser vista como um contato social entre duas ou mais pessoas.
CORRETA. O sucesso da entrevista dependerá, portanto, de qualidades gerais de um bom contato social, sobre o qual se apóiam as técnicas clínicas específicas. Desse modo, a execução da técnica é influenciada pelas habilidades interpessoais do entrevistador.
b) A declaração é um documento que visa informar a ocorrência de fatos ou situações subjetivas relacionadas ao atendimento psicológico.
INCORRETA. A declaração é um documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico
c) O relatório deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, não necessariamente à luz de um instrumental técnico.
INCORRETA. Como todo documento, o relatório deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo.
d) Diferentemente do relatório, a finalidade do laudo deve ser a de apresentar os procedimentos e as conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica.
INCORRETA. Relatório e laudo psicológico são a mesma coisa. Podem ser definidos como uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.
e) Na exposição de motivos em um parecer, deve-se apresentar a questão em tese, sendo necessária a descrição detalhada dos procedimentos, como os dados colhidos ou o nome dos envolvidos.
INCORRETA. Na exposição de motivos em um parecer, deve-se apresentar a questão em tese, não sendo necessária, portanto, a descrição detalhada dos procedimentos, como os dados colhidos ou o nome dos envolvidos.
Fonte:
http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2003/06/resolucao2003_7.pdf
CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico V. 5ª ed rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.
89) No item a seguir, é apresentada uma situação hipotética, a respeito de intervenções psicológicas em problemas específicos, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Miguel, sessenta e oito anos de idade, divorciado, pai de três filhos, encontra-se prestes a adquirir aposentadoria compulsória, o que implicará diminuição da sua renda e a perda do status que o trabalho lhe confere. Há dois anos, encontra-se em processo terapêutico, iniciado após o casamento de sua ex-esposa. Relata que se sente derrotado e desonrado, sem ver sentido na vida, além de apresentar ideações suicidas. Ao perceber sintomas de depressão, o psicólogo o encaminhou para tratamento medicamentoso com psiquiatra e iniciou uma intervenção terapêutica denominada autópsia psicológica de Schneidman. Nesse caso clínico, a intervenção terapêutica foi bem empregada, uma vez que, por meio dela, utiliza-se a reconstrução narrativa e exalta-se o contexto sócio-histórico das pessoas com comportamentos depressivos e tendências suicidas, de modo a direcioná-las ao restabelecimento da saúde física e mental.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
ITEM ERRADO
Segundo Werlang (2000),
Autópsia psicológica é uma forma de avaliar, após a morte, o que estava na mente da pessoa antes da morte, sendo um tipo de estratégia de avaliação retrospectiva, que tem como finalidade reconstruir a biografia da pessoa falecida por meio de entrevistas com terceiros (cônjuges, filhos, pais, amigos, professores, médicos, etc.) e da análise de documentos (pessoais, policiais, acadêmicos, hospitalares, auto da necropsia, etc).
Como podem ver através do trecho acima, a autópsia psicológica não é um método utilizado enquanto a pessoa se encontra viva, mas depois de sua morte, geralmente, em casos suicidas.
Em vista disso, a intervenção terapêutica não foi bem empregada pelo psicólogo.
Fonte: CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico V. 5ª ed rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.
90) No que se refere ao processo de avaliação psicológica, julgue o item.
Na avaliação psicológica, o objetivo da classificação nosológica é investigar as irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático do paciente, para possibilitar a diferenciação das alternativas diagnósticas, os níveis de funcionamento ou a natureza da patologia do paciente.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
ITEM ERRADO
Investigar as irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático do paciente, para possibilitar a diferenciação das alternativas diagnósticas, os níveis de funcionamento ou a natureza da patologia do paciente, é um objetivo do DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL.
Na CLASSIFICAÇÃO NOSOLÓGICA objetiva-se testar hipóteses iniciais, tomando como referência critérios diagnósticos.
Fonte: CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico V. 5ª ed rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.