Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Para Hutz, Bandeira, Terentine e Vazquez (2020), trabalhar com instrumentos de avaliação psicológica é um constante desafio, já que pressupõe necessariamente a atualização de conhecimentos por parte do psicólogo. A todo momento, novos testes são lançados, exigindo envolvimento do psicólogo com esses novos instrumentos, seja por meio de estudo, supervisão ou cursos práticos. Além disso, o uso de testes demanda conhecimentos básicos sobre medida em psicologia, ou seja, psicometria, área muitas vezes vista com preconceito por psicólogos, já que envolve certo conhecimento lógico-matemático. Além disso, a proposta de avaliação desses instrumentos pelo Conselho Federal de Psicologia é relativamente recente. Acerca da utilização e da adaptação de instrumentos de avaliação psicológica para o contexto organizacional e do trabalho, assinale a alternativa incorreta.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Atualmente, não há uma diversidade considerável de testes sendo utilizados na área da psicologia organizacional e do trabalho (POT). Os que existem são instrumentos somente usados em processos de seleção e avaliação de desempenho. Entre eles a Bateria Fatorial de Personalidade e a Escala Vazquez-Hutz de Avaliação de Desempenho. Os vários testes que eram utilizados em processos de seleção, principalmente os testes projetivos e de inteligência, foram considerados desfavoráveis pelo CFP, visto que não atenderam os requisitos mínimos obrigatórios e/ou não apresentaram novos estudos de normatização e/ou validade no prazo estipulado pela Resolução CFP nº 009/2018.

 

Para Hutz, Bandeira, Terentine e Vazquez (2020), trabalhar com instrumentos de avaliação psicológica é um constante desafio, já que pressupõe necessariamente a atualização de conhecimentos por parte do psicólogo. A todo momento, novos testes são lançados, exigindo envolvimento do psicólogo com esses novos instrumentos, seja por meio de estudo, supervisão ou cursos práticos. Além disso, o uso de testes demanda conhecimentos básicos sobre medida em psicologia, ou seja, psicometria, área muitas vezes vista com preconceito por psicólogos, já que envolve certo conhecimento lógico-matemático. Além disso, a proposta de avaliação desses instrumentos pelo Conselho Federal de Psicologia é relativamente recente. Acerca da utilização e da adaptação de instrumentos de avaliação psicológica para o contexto organizacional e do trabalho, assinale a alternativa incorreta.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Atualmente, há uma diversidade de testes que são utilizados na área da psicologia organizacional e do trabalho (POT). São instrumentos utilizados em processos de seleção e avaliação de desempenho. Entre eles, destacam-se a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) (Nunes, Hutz, & Nunes, 2010) e a Escala Vazquez-Hutz de Avaliação de Desempenho (EVHAD) (Vazquez & Hutz, 2008). No entanto, inúmeros testes são utilizados em processos de seleção, principalmente testes de personalidade (inclusive testes projetivos) e de inteligência.

 

Recentemente, vários instrumentos que avaliam construtos da psicologia positiva começaram a ser utilizados, sobretudo para verificar e melhorar condições de trabalho, satisfação e engajamento no trabalho e flow. Também recentemente, instrumentos que avaliam esperança começaram a ser utilizados. Alguns estudos constataram que há uma correlação elevada entre esperança e criatividade, e, portanto, instrumentos que avaliam esperança podem ser utilizados para uma avaliação indireta de criatividade (Hutz, 2017). Mais informações sobre esses instrumentos e como utilizá-los estão disponíveis em Hutz (2014, 2016) e Vazquez e Hutz (2018).

 

Contudo, é preciso cautela na escolha do instrumento. É importante salientar que vêm sendo utilizados vários instrumentos que não foram devidamente adaptados para uso no Brasil, ou mesmo validados para o contexto organizacional. Mais uma vez, apontamos para a necessidade de o psicólogo ter conhecimentos básicos de psicometria, de forma a entender o que é dito nos manuais dos testes, e mesmo ler estudos recentes que utilizam os instrumentos do seu interesse.

 

ADAPTAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

 

Diante da realidade de instrumentos não adaptados ou da sua escassez para alguns construtos importantes na área de POT, o caminho natural é a construção ou a adaptação de instrumentos de avaliação psicológica. Em primeiro lugar, temos de tomar esta decisão: devo construir um novo instrumento ou adaptar um já existente? Pela nossa experiência, podemos dizer que vários aspectos devem ser considerados para chegar a essa resposta: a real necessidade do instrumento, os recursos pessoais e financeiros existentes, a capacidade de atingir diferentes regiões do Brasil, a necessidade de contar com uma editora de testes, entre outros. A decisão final dependerá das respostas às ques- tões anteriores para a condução de processos de adaptação ou construção. Conforme Borsa, Damasio e Bandeira (2012, p. 424), a vantagem de adaptar um instrumento está relacionada com a possibilidade de comparar os dados em “[...] diferentes amostras, de diferentes contextos, permitindo uma maior equidade na avaliação, uma vez que se trata de uma mesma medida, que avalia o construto a partir de uma mesma perspectiva teórica e metodológica”. Em contrapartida, construir o próprio instrumento oferece maior liberdade de escolha da teoria a ser selecionada como base, assim como do formato das questões/dos itens que vão compô-lo. A desvantagem da segunda escolha inclui tempo e recursos a serem investidos nessa construção."

 

Fonte: "Avaliação Psicológica no Contexto Organizacional e do Trabalho" (Hutz, Bandeira, Terentine e Vazquez)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra A.


a)  Atualmente, não há uma diversidade considerável de testes sendo utilizados na área da psicologia organizacional e do trabalho (POT). Os que existem são instrumentos somente usados em processos de seleção e avaliação de desempenho. Entre eles a Bateria Fatorial de Personalidade e a Escala Vazquez-Hutz de Avaliação de Desempenho. Os vários testes que eram utilizados em processos de seleção, principalmente os testes projetivos e de inteligência, foram considerados desfavoráveis pelo CFP, visto que não atenderam os requisitos mínimos obrigatórios e/ou não apresentaram novos estudos de normatização e/ou validade no prazo estipulado pela Resolução CFP nº 009/2018.


b)  É preciso cautela na escolha do instrumento para a área de POT. É importante salientar que vêm sendo utilizados vários instrumentos que não foram devidamente adaptados para uso no Brasil, ou mesmo validados para o contexto organizacional. Mais uma vez, aponta-se para a necessidade de o psicólogo ter conhecimentos básicos de psicometria, de forma a entender o que é dito nos manuais dos testes, e mesmo ler estudos recentes que utilizam os instrumentos do seu interesse.


c)  Recentemente, vários instrumentos que avaliam construtos da psicologia positiva começaram a ser utilizados em POT, sobretudo para verificar e melhorar condições de trabalho, satisfação e engajamento no trabalho e flow. Podem-se alocar também nesse rol instrumentos que avaliam esperança, os quais, quando começaram a ser empregados, constataram que há uma correlação elevada entre esperança e criatividade, e, portanto, instrumentos que avaliam esperança poderiam ser utilizados para uma avaliação indireta de criatividade em organizações.


d)  Diante da realidade de instrumentos não adaptados ou de sua escassez para alguns construtos importantes na área de POT, o caminho natural é a construção ou a adaptação de instrumentos de avaliação psicológica. Entretanto é vital tomar a crucial decisão sobre se é melhor construir um novo instrumento ou adaptar um já existente. Vários aspectos devem ser considerados para chegar a essa resposta: a real necessidade do instrumento, os recursos pessoais e financeiros existentes, a capacidade de atingir diferentes regiões do Brasil, a necessidade de contar com uma editora de testes, entre outros.


e)  A vantagem de adaptar um instrumento está relacionada com a possibilidade de comparar os dados em diferentes amostras, de diferentes contextos, permitindo uma maior equidade na avaliação, uma vez que se trata de uma mesma medida, que avalia o construto a partir de uma mesma perspectiva teórica e metodológica. Em contrapartida, construir o próprio instrumento oferece maior liberdade de escolha da teoria a ser selecionada como base, assim como do formato das questões/dos itens que vão compô-lo. A desvantagem da segunda escolha inclui tempo e recursos a serem investidos nessa construção.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *