Processo técnico e estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, que utiliza métodos, técnicas e(ou) instrumentos psicológicos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, refere-se ao conceito de
- A) teste psicológico.
- B) entrevista psicológica.
- C) avaliação psicológica.
- D) pesquisa em psicologia.
- E) psicoterapia.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) avaliação psicológica.
Para a compreensão do assunto que traz esta questão, dividiu-se a análise em duas partes:
1) Sobre o processo de Avaliação Psicológica
2) Análise das alternativas
1) Sobre o processo de Avaliação Psicológica
De acordo com a Resolução nº 009/2018, publicada pelo Conselho Federal de Psicologia _ CFP, a “Avaliação Psicológica” é compreendida como:
“...processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas”.
De forma sintetizada a avaliação psicológica é entendida como um processo amplo, dinâmico e estruturado de investigação de fenômenos psicológicos. Explicitando cada uma das caraterísticas a respeito deste processo, acompanhe o que destaca a Cartilha do CFP (2013), bem como Medeiros (2019)
- Amplo: envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. (CFP, 2013)
- Dinâmico: é dinâmico pois não ocorre de modo imediato e que não aborda os fenômenos de forma cristalizada. Também porque é composto por várias etapas (Medeiros, 2019).
- Estruturado: quando falo de um processo estruturado, refiro-me a um processo minimamente planejado, pensado previamente, a partir da demanda que o origina. Estou certa, porém, que a avaliação psicológica tem uma delimitação temporal que, igualmente, deve estar relacionada com o seu objetivo (Medeiros, 2019).
2) Análise das alternativas
a) teste psicológico.
INCORRETA. O Conselho Federal de Psicologia – CFP, na Cartilha de avaliação psicológica (2013) destaca a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica, acompanhe:
“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.”
b) entrevista psicológica.
INCORRETA. Conforme Bleger (1998):
“A entrevista psicológica é uma relação, com características particulares, que se estabelece entre duas ou mais pessoas. O específico ou particular dessa relação reside em que um dos integrantes é um técnico da psicologia, que deve atuar nesse papel, e o outro - ou os outros - necessita de sua intervenção técnica. [...] A realização dos objetivos possíveis da entrevista (investigação, diagnóstico, orientação, etc.) depende desse saber e da atuação de acordo com esse saber”
c) avaliação psicológica.
CORRETA. A alternativa é compatível com o que requisita a questão e é mencionado pela publicação no tópico explicativo supracitado, portanto, opção CERTA.
d) pesquisa em psicologia.
INCORRETA. A alternativa não corresponde ao termo técnico requisitado pelo enunciado, vide correção da LETRA “C”.
e) psicoterapia.
INCORRETA. A prática psicoterápica é considerada uma modalidade multifacetada, em razão dos vários modelos e abordagens existentes. Contudo, quando se fala em psicoterapia, de um modo geral, considera-se basicamente dois grandes modelos de atuação:
1.1) Psicoterapia clássica: de longa duração e que trabalha aspectos não apenas ligados ao presente, mas também regressivos (ligados ao passado) do paciente;
1. 2) Psicoterapia breve ou focal: uma proposta de tempo limitado, com número definido de sessões, objetivos delimitados, e o trabalho realizado se dá em torno de um foco ou necessidade imediata do cliente.
_______________
Fonte consultada:
Brito, M. A. Q. D. (2012). A Inserção do Psicólogo no Centro de Atenção Psicosocial: Repercussão na significação da sua atuação profissional. Disponível em https://bit.ly/3seCXGc
Bleger, José Temas de psicologia: entrevista e grupos I José Bleger ; tradução Rita Maria M. de Maraes ; revisão Luis Lorenzo Rivera. – 2ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 1998. - (Psícologia e pedagogia).
Conselho Federal de Psicologia. Resolução nº 009/2018. Brasília, DF.
Medeiros, J. L. (2019). Avaliação psicológica: uma perspectiva que considera os direitos fundamentais. In: Valorização profissional em tempos de “novas” práticas em psicologia. Disponível em https://bit.ly/3nIjWKh
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 11 de Abril de 2019.
Deixe um comentário