Qual a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica?
- A) A avaliação psicológica é um processo reduzido que envolve a interpretação de informações proveniente da anamnese. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste( s) psicológico(s) de diferentes tipos.
- B) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos.
- C) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada mais ampla, utilizando tanto teste(s) psicológico(s) quanto observações.
- D) A avaliação psicológica é um processo reduzido que envolve a interpretação de informações proveniente da anamnese. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada mais ampla, utilizando tanto teste(s) psicológico(s) quanto observações.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos.
Qual a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica?
Base teórica para a compreensão da questão
O Conselho Federal de Psicologia – CFP, na Cartilha de avaliação psicológica (2013) destaca a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica, acompanhe:
“A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.”
Análise das alternativas
a) A avaliação psicológica é um processo reduzido que envolve a interpretação de informações proveniente da anamnese. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste( s) psicológico(s) de diferentes tipos.
INCORRETA. Corrigindo: a avaliação psicológica é um processo amplo.
b) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, que implica a utilização de teste(s) psicológico(s) de diferentes tipos.
CORRETA. O que traz a alternativa é compatível com o que menciona o documento supracitado, portanto, opção CERTA.
c) A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada mais ampla, utilizando tanto teste(s) psicológico(s) quanto observações.
INCORRETA. Corrigindo: a avaliação psicológica é que corresponde a um processo mais amplo, sendo a testagem psicológica uma etapa de aplicação que pode estar incluída neste processo, portanto, informação FALSA.
d) A avaliação psicológica é um processo reduzido que envolve a interpretação de informações proveniente da anamnese. A testagem psicológica, portanto, pode ser considerada mais ampla, utilizando tanto teste(s) psicológico(s) quanto observações.
INCORRETA. Corrigindo: vide correção da LETRA “C”.
_______________
Fonte consultada:
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 11 de Abril de 2019.
Deixe um comentário