Segundo JUREMA (2007), ao pensar na estratégia de avaliação psicológica, o psicólogo pode pensar em uma metodologia qualitativa ou psicométrica. Marque a opção que apresenta uma característica das avaliações psicométricas.
- A) Metodologia mais individualizada.
- B) Se fundamenta em normas de grupos.
- C) Predominantemente, projetiva.
- D) Exclusivamente, de aplicação individual.
- E) Pode ser utilizada como único instrumento de avaliação.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Se fundamenta em normas de grupos.
Segundo JUREMA (2007), ao pensar na estratégia de avaliação psicológica, o psicólogo pode pensar em uma metodologia qualitativa ou psicométrica. Marque a opção que apresenta uma característica das avaliações psicométricas.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Estratégias de avaliação psicológica, como expressão cada vez mais utilizada na literatura específica, aplicam-se a uma variedade de abordagens e recursos à disposição do psicólogo no processo de avaliação.
Em primeiro lugar, estratégia de avaliação pode-se referir ao enfoque teórico adotado pelo psicólogo. A avaliação psicológica foi fundamentalmente influenciada, durante o século XX, pelas principais correntes de pensamento que salientaram, cada uma, a primazia do comportamento, do afeto e da cognição, na organização e no funcionamento do psiquismo humano.
Na primeira metade do século XX, predominaram “conceituações comportamentais e psicanalíticas”, enquanto a segunda metade foi assinalada pela chamada “revolução cognitiva” (Mahoney, 1993, p.8).
A tais linhas de pensamento corresponderam, originariamente, estratégias de avaliação específicas, isto é, métodos e instrumentos típicos. Mas, já nas últimas décadas, foi tomando corpo uma tendência para a integração, que já vinha se esboçando há algum tempo. Desse modo, a estratégia da avaliação comportamental foi abdicando da simples identificação de comportamentos-alvo, perfeitamente distinguíveis e observáveis, mas numa abordagem muito idiossincrásica, para começar a incorporar modalidades cognitivas e, mesmo, afetivas, apesar das fortes objeções iniciais. Por outro lado, até psicólogos da mais tradicional orientação dinâmica têm, muitas vezes, recorrido a estratégias de outra orientação conceitual, devido a razões práticas ou científicas, neste caso, por vezes, pressionados por membros da comunidade acadêmica para serem mais eficientes, com menos tempo e custo. Também, profissionais com referencial cognitivo passaram a lançar mão de técnicas projetivas para entendimento de motivações pessoais e de outros aspectos idiossincrásicos (Piotrowski & Keller, 1984) e igualmente incorporaram avanços do campo da neurociência (Mahoney, 1993).
Tal tendência a mesclar estratégias de diferentes abordagens teóricas pode ser considerada positiva como um recurso científico de nos aproximarmos de nosso objeto de estudo, para explicar aspectos clinicamente relevantes. Porém, como salienta Gabbard (1998), “para alguns clínicos, o desvio de uma perspectiva teórica para outra, dependendo das necessidades do paciente, pode ser embaraçoso e difícil de manejar”, e, a propósito, lembra que Wallerstein, em 1988, “assinalou que é possível para os clínicos prestarem atenção ao fenômeno clínico descrito através de cada perspectiva teórica, sem adotar o modelo metapsicológico completo”. Ainda comenta que Cooper, em 1977, propugnou por maior flexibilidade teórica, afirmando que “diferentes pacientes e categorias diagnósticas sugerem diferentes modelos teóricos” (p.57).
Outro emprego da expressão estratégia de avaliação se refere à metodologia adotada pelo psicólogo. Numa avaliação com propósitos clínicos, por exemplo, é possível usar métodos mais individualizados ou qualitativos ou, ainda, métodos psicométricos, em que o manejo se fundamenta em normas de grupos. A tais métodos, pode-se acrescentar a entrevista, que tem precedência histórica sobre os demais (Goldstein & Hersen, 1990), bem como a observação sistemática de comportamentos, da linha comportamental."Fonte: "Psicodiagnóstico-V" (Jurema Alcides Cunha)
Portanto, encontramos a resposta na Letra B.
a) Metodologia mais individualizada.
b) Se fundamenta em normas de grupos.
c) Predominantemente, projetiva.
d) Exclusivamente, de aplicação individual.
e) Pode ser utilizada como único instrumento de avaliação.
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