Sobre a Avaliação Psicológica, é correto afirmar.
- A) A avaliação psicológica é um processo dinâmico e científico e um trabalho especializado que visa somente avaliar determinadas características do indivíduo.
- B) As principais técnicas da avaliação psicológica são: entrevistas, observação, testes psicológicos, dinâmicas de grupo, observação lúdica, provas situacionais e outras.
- C) A função do teste é medir as diferenças entre as reações do mesmo indivíduo em diferentes ocasiões. Nesse quesito, os testes psicológicos são os principais instrumentos para essa coleta de dados e auxiliam na compreensão do problema estudado, de forma a facilitar a tomada de decisões.
- D) Apesar de suas vantagens, a entrevista está sujeita a interpretações subjetivas do examinado (valores, estereótipos, preconceitos, etc.). O examinador deve, portanto, planejar e sistematizar indicadores objetivos de avaliação correspondentes ao perfil examinado.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) As principais técnicas da avaliação psicológica são: entrevistas, observação, testes psicológicos, dinâmicas de grupo, observação lúdica, provas situacionais e outras.
Gabarito: Letra B
Sobre a Avaliação Psicológica, é correto afirmar.
a) A avaliação psicológica é um processo dinâmico e científico e um trabalho especializado que visa somente avaliar determinadas características do indivíduo.
Errado. A avaliação psicológica não visa apenas avaliar determinadas características, ela é um processo de conhecimento do outro. Seus objetivos incluem fazer diagnósticos, estabelecer prognósticos, identificar capacidades e habilidades, entre muitos outros.
b) As principais técnicas da avaliação psicológica são: entrevistas, observação, testes psicológicos, dinâmicas de grupo, observação lúdica, provas situacionais e outras.
Certo!
““Principais técnicas de Avaliação Psicológica: entrevistas, observação, testes psicológicos, dinâmicas de grupo, observação lúdica, provas situacionais e outras.” Todas as técnicas acima citadas contribuem para a compreensão do outro (candidato, cliente, periciando, usuário, etc.), sujeito do processo de Avaliação Psicológica. Todas as técnicas são importantes para o processo de conhecimento do outro, não esquecendo que a Avaliação Psicológica requer o planejamento adequado, a execução cuidadosa do que foi planejado, a integração e análise dos dados obtidos através de todas as técnicas utilizadas. A partir dessa integração das informações coletadas é que será possível redigir ou entregar os resultados da mesma.”
c) A função do teste é medir as diferenças entre as reações do mesmo indivíduo em diferentes ocasiões. Nesse quesito, os testes psicológicos são os principais instrumentos para essa coleta de dados e auxiliam na compreensão do problema estudado, de forma a facilitar a tomada de decisões.
Errado. A função do teste também pode ser mensurar diferenças entre os indivíduos.
“O teste psicológico pode ser conceituado como sendo uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento do sujeito, tendo a função fundamental de mensurar diferenças entre indivíduos, ou entre as reações do mesmo indivíduo em diferentes momentos.”
d) Apesar de suas vantagens, a entrevista está sujeita a interpretações subjetivas do examinado (valores, estereótipos, preconceitos, etc.). O examinador deve, portanto, planejar e sistematizar indicadores objetivos de avaliação correspondentes ao perfil examinado.
Errado. Quem faz interpretações subjetivas é o examinador.
“Apesar de suas vantagens, a entrevista está sujeita a interpretações subjetivas do examinador (valores, estereótipos, preconceitos, etc.). Deve-se, portanto, planejar e sistematizar indicadores objetivos de avaliação correspondentes ao perfil examinado.”
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Machado, Adriane Picchetto Manual de Avaliação Psicológica / Adriane Pichetto Machado, Valéria Cristina Morona. – Curitiba : Unificado, 2007
Deixe um comentário