Sobre a avaliação psicológica, é incorreto afirmar-se que
- A) se trata de um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com o objetivo de produzir, orientar, monitorar e atuar sobre a pessoa avaliada e dos condicionantes históricos e sociais dos fenômenos psicológicos.
- B) o psicólogo deve informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário.
- C) o psicólogo deve definir, antecipadamente, quais atributos e características serão avaliados, para escolher um teste psicológico adequado a seus objetivos.
- D) em termos práticos, só é avaliação psicológica, quando se utilizam métodos padronizados de mensuração de fenômenos psicológicos, reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia, cuja fidedignidade e validade foram determinadas.
- E) o psicólogo deve informar, previamente, os sujeitos envolvidos quanto ao objetivo e à natureza da avaliação e dos instrumentos utilizados.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) em termos práticos, só é avaliação psicológica, quando se utilizam métodos padronizados de mensuração de fenômenos psicológicos, reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia, cuja fidedignidade e validade foram determinadas.
Sobre a avaliação psicológica, é incorreto afirmar-se que
Segundo Conselho Federal de Psicologia, através do documento “Avaliação psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão”, destaca-se:
“A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções sobre a pessoa avaliada, e, portanto, requer cuidados no planejamento, na análise e na síntese dos resultados obtidos. [...] A responsabilidade social da Psicologia expressa-se por meio de seus métodos e suas técnicas, os quais devem ser confiáveis, válidos e fidedignos para a população na qual eles serão empregados. Sobre isso, o capítulo Avaliação psicológica, testes e possibilidades de uso, reafirma que o teste é um instrumento especializado que requer estudos psicométricos de alta precisão e compõe a avaliação psicológica, a qual não se restringe exclusivamente a ele.” (CFP, 2010, p. 16)
Com base no exposto vamos a análise das alternativas:
a) se trata de um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com o objetivo de produzir, orientar, monitorar e atuar sobre a pessoa avaliada e dos condicionantes históricos e sociais dos fenômenos psicológicos.
(Alternativa CORRETA. Segundo CFP, 2010, p. 16:
“A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções sobre a pessoa avaliada, e, portanto, requer cuidados no planejamento, na análise e na síntese dos resultados obtidos.”
b) o psicólogo deve informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário.
(Alternativa CORRETA. Note o que afirma o item “g” do Art. 1º, sobre os deveres do psicólogo, mencionado pelo CFP, 2010:
“g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário”
c) o psicólogo deve definir, antecipadamente, quais atributos e características serão avaliados, para escolher um teste psicológico adequado a seus objetivos.
(Alternativa CORRETA. O CFP, 2010, pp. 64-65, citando Wechsler, destaca:
“Ao selecionar um teste ou escala, o psicólogo deverá: - Definir os atributos e características a serem avaliados, investigando na literatura especializada os melhores instrumentos disponíveis para cada objetivo desejado.”
d) em termos práticos, só é avaliação psicológica, quando se utilizam métodos padronizados de mensuração de fenômenos psicológicos, reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia, cuja fidedignidade e validade foram determinadas.
(Alternativa INCORRETA. Note que o recorte textual citado no início da questão destaca que “A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos”, onde testes, pela possibilidade de comporem o procedimento, exigem estudos psicométricos de alta precisão, porém deixa explicito, que tal processo de avaliação não se resume a questões de mensuração ou precisão”
e) o psicólogo deve informar, previamente, os sujeitos envolvidos quanto ao objetivo e à natureza da avaliação e dos instrumentos utilizados.
(Alternativa CORRETA. Observe o que afirma o item “f” do Art. 1º, sobre os deveres do psicólogo, mencionado pelo CFP, 2010:
“Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional”)
________________
Fontes consultadas:
Conselho Federal de Psicologia _ Avaliação psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2010.
Deixe um comentário