Sobre as avaliações na área jurídica e da psicologia, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
- A) 1 – 3 – 2 – 5 – 4.
- B) 1 – 3 – 5 – 2 – 4.
- C) 4 – 2 – 1 – 3 – 5.
- D) 1 – 4 – 2 – 3 – 5.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) 1 – 3 – 2 – 5 – 4.
A associação entre colunas pode ser feita com mais facilidade se destacarmos as palavras-chave das descrições de cada conceito. Veja:
(1) Avaliação Forense: o foco é a relação decorrente dos achados clínicos com os constructos legais;
(3) Avaliação Clínica: refere-se à não receptividade de tratamentos; (aqui a banca restringiu o conceito, porém, se deixarmos ela por último, acabaremos relacionando com essa descrição, pois será a que resta).
(2) Avaliação para transferência: o objetivo é a compreensão do mundo interno do paciente; - Segundo Zaslavsky (2003): "O entendimento da transferência e da contratransferência é uma importante via de compreensão das relações de objeto e do mundo interno do paciente, que normalmente são observadas através dos padrões de relacionamento estabelecido pelo paciente com seu psicanalista".
(5) Avaliação de inimputabilidade: refere-se à diferenciação do comportamento delinquente não apenas de uma doença mental potencial, mas também da imaturidade do jovem;
(4) Avaliação de capacidade: refere-se às condições de compreensão do acusado nos procedimentos e consequências das decisões legais.
Fonte: ZASLAVSKY, Jacó; NUNES, Maria Lúcia Tiellet; EIZIRIK, Cláudio Laks. A supervisão psicanalítica: revisão e uma proposta de sistematização. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul, Porto Alegre , v. 25, n. 2, p. 297-309, Aug. 2003
Deixe um comentário