Sobre avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.
- A) A observação é um método que gera muitas informações. Em maior ou menor escala, está quase sempre presente nos processos de avaliação psicológica, especialmente quando essa avaliação é individual, embora também possa ser utilizada com grupos.
- B) Testes são fundamentais no processo de avaliação psicológica. São instrumentos objetivos que oferecem informações preciosas sobre indivíduos. Entretanto, eles devem ser usados de forma adequada. Normalmente se deve produzir um diagnóstico com base nos resultados de uma bateria (conjunto) de testes.
- C) A avaliação psicológica é uma área complexa com interfaces e aplicações em quase todas as áreas da psicologia. Em princípio, se deve iniciar um procedimento, com pessoas ou grupos, sem um diagnóstico ou uma avaliação inicial dessa pessoa ou grupo, para não contaminar o processo.
- D) Uma entrevista pode ser feita com diferentes finalidades e com vários objetivos. É um procedimento simples, mas que requer treinamento especializado. Entrevistas podem ser estruturadas, semiestruturadas ou informais.
- E) A observação é um método que gera muitas informações. Em maior ou menor escala, está quase sempre presente nos processos de avaliação psicológica, especialmente quando essa avaliação é em grupos.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A observação é um método que gera muitas informações. Em maior ou menor escala, está quase sempre presente nos processos de avaliação psicológica, especialmente quando essa avaliação é individual, embora também possa ser utilizada com grupos.
Sobre avaliação psicológica, assinale a alternativa correta.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Também é importante entender que a avaliação psicológica é uma área complexa com interfaces e aplicações em todas as áreas da psicologia. Em princípio, não se deve iniciar um procedimento, com pessoas ou grupos, em nenhuma área da psicologia sem um diagnóstico ou uma avaliação inicial dessa pessoa ou grupo. Realizado o procedimento (ou mesmo durante sua realização), é preciso avaliar os resultados. É, portanto, fundamental uma formação básica nessa área para trabalhar com eficiência e qualidade como psicólogo em qualquer outra área de aplicação da psicologia.
(...)
Teste Psicológico
(...)
Quando se aplica um teste, o psicólogo deve prestar atenção ao comportamento do indivíduo que responde ao instrumento. O respondente está prestando atenção à tarefa? Ou está pensativo, olhando para cima ou para os lados? O respondente faz comentários? Enfim, são detalhes que, embora não sejam utilizados na pontuação do instrumento, permitem algumas inferências sobre a atitude com relação à testagem, sobre o estado de ânimo do testando, e podem auxiliar na interpretação dos resultados. Nas entrevistas, como mencionado anteriormente, a observação é muito importante. Há toda uma comunicação não verbal que precisa ser anotada e levada em consideração. Testes são fundamentais no processo de avaliação psicológica. São instrumentos objetivos que oferecem informações preciosas sobre indivíduos. Entretanto, eles devem ser usados de forma adequada. Normalmente, não se deve produzir um diagnóstico com base apenas no resultado de um teste ou mesmo nos resultados de uma bateria (conjunto) de testes. É preciso contextualizar a informação que obtemos dos testes.
(...)
Observação
Técnicas de observação vêm sendo desenvolvidas de forma sistemática desde meados do século XX para fins de avaliação psicológica (McReynolds, 1975). A observação é um método que gera muitas informações. Em maior ou menor escala, está quase sempre presente nos processos de avaliação psicológica, especialmente quando essa avaliação é individual, embora também possa ser utilizada com grupos.
(...)
Entrevista
Uma entrevista pode ser feita com diferentes finalidades e com vários objetivos. É um procedimento complexo que requer treinamento especializado. Este capítulo não tem por objetivo treinar ou ensinar a realizar entrevistas e, muito menos, esgotar uma discussão longa sobre todas as características e formas que elas podem assumir. Vamos apenas apresentar os aspectos básicos da entrevista. No próximo livro da coleção Avaliação Psicológica, que será lançado em breve, haverá uma série de capítulos que discutirão o uso de entrevistas para a realização de psicodiagnósticos. Entrevistas podem ser estruturadas, semiestruturadas ou informais (não estruturadas). (...)"
Fonte: "Psicometria" (Hutz et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) A observação é um método que gera muitas informações. Em maior ou menor escala, está quase sempre presente nos processos de avaliação psicológica, especialmente quando essa avaliação é individual, embora também possa ser utilizada com grupos.
b) Testes são fundamentais no processo de avaliação psicológica. São instrumentos objetivos que oferecem informações preciosas sobre indivíduos. Entretanto, eles devem ser usados de forma adequada. Normalmente se deve produzir um diagnóstico com base nos resultados de uma bateria (conjunto) de testes.
c) A avaliação psicológica é uma área complexa com interfaces e aplicações em quase todas as áreas da psicologia. Em princípio, se deve iniciar um procedimento, com pessoas ou grupos, sem um diagnóstico ou uma avaliação inicial dessa pessoa ou grupo, para não contaminar o processo.
d) Uma entrevista pode ser feita com diferentes finalidades e com vários objetivos. É um procedimento simples, mas que requer treinamento especializado. Entrevistas podem ser estruturadas, semiestruturadas ou informais.
e) A observação é um método que gera muitas informações. Em maior ou menor escala, está quase sempre presente nos processos de avaliação psicológica, especialmente quando essa avaliação é em grupos.
Deixe um comentário