Sobre diagnóstico diferencial dos transtornos de personalidade, assinale a alternativa incorreta.
- A) O transtorno paranoide da personalidade deve ser diferenciado da esquizofrenia paranoide na medida em que nesta existem sintomas psicóticos persistentes, como ideias delirantes e alucinações, as quais não fazem parte da personalidade paranoide.
- B) Apesar das semelhanças, as personalidades esquivas se diferenciam das personalidades esquizoides por desejarem a interação social, ao invés das segundas, que desejam ser deixadas a sós.
- C) Os indivíduos com transtorno de personalidade esquizotípica são notavelmente estranhos ou esquisitos, apresentando pensamento mágico, ideias extravagantes, ideias de referência, desrealização.
- D) O transtorno de personalidade narcísica se caracteriza por um padrão invasivo de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia, presente em uma variedade de contextos.
- E) O transtorno de personalidade antissocial se caracteriza por um padrão invasivo de distanciamento das relações sociais, faixa restrita de expressão emocional em contextos interpessoais, prazer em poucas atividades, inexistência de amigos íntimos, indiferença a elogios.
Resposta:
Resposta:
A alternativa correta é letra E) O transtorno de personalidade antissocial se caracteriza por um padrão invasivo de distanciamento das relações sociais, faixa restrita de expressão emocional em contextos interpessoais, prazer em poucas atividades, inexistência de amigos íntimos, indiferença a elogios.
Explicação:
O transtorno de personalidade antissocial é caracterizado por um padrão de desconsideração e violação dos direitos dos outros. Indivíduos com esse transtorno tendem a ter um desprezo pelas normas sociais, demonstrando um comportamento irresponsável, manipulador e, muitas vezes, agressivo. Eles têm dificuldade em estabelecer e manter relações sociais significativas, mostram-se indiferentes aos sentimentos dos outros e têm uma tendência a buscar prazer e gratificação imediata, sem considerar as consequências para si ou para os outros. A falta de empatia e remorso é uma característica-chave desse transtorno, e esses indivíduos geralmente não aprendem com as consequências negativas de seu comportamento.
Deixe um comentário