Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola. No caso, trata-se do não aprender com dificuldade ou lentamente, do não revelar o que aprendeu, do fugir de situações de possível aprendizagem.”

 

(Weiss, 2012, p. 31.)


Com relação ao diagnóstico psicopedagógico na escola é essencial que, EXCETO:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Considere os problemas de aprendizagem independentes do sujeito em sua totalidade, pois um sintoma não é produto de uma estrutura global.

A questão pede que assinalemos a ALTERNATIVA INCORRETA.

Para isso, vamos eliminar as assertivas CORRETAS sobre o diagnóstico psicopedagógico:

a)  Observe as características organizacionais, bem como a abordagem da cultura da escola.
b)  Faça uma “leitura” nas entrelinhas das narrativas, do currículo oculto, da dinâmica entre os atores da escola.
c)  Fique atento frente às grandes mudanças que ocorreram nas propostas educacionais, questionando como se realiza a gestão na escola.

A única opção incoerente com o contexto apresentado é a seguinte:

d)  Considere os problemas de aprendizagem independentes do sujeito em sua totalidade, pois um sintoma não é produto de uma estrutura global.

O erro está em dizer que os problemas de aprendizagem devem ser considerados independentes do sujeito em sua totalidade. Podemos chegar a essa conclusão pelo seguinte trecho do enunciado sobre o diagnóstico psicopedagógico: 

" [...] Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola."

 


Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *