Um paciente, avaliado pelo psiquiatra do hospital, recebeu o diagnóstico de Transtorno do Humor Devido a Hipotireoidismo com Características Depressivas.
Considerando-se a acuidade do diagnóstico, conclui-se que o médico chegou a esse diagnóstico porque
- A) encontrou evidências de mecanismos fisiológicos específicos e diretamente causais do quadro depressivo associados ao hipotireoidismo.
- B) foi informado do uso recente ou prolongado de um medicamento com efeitos psicoativos relacionado ao tratamento do hipotireoidismo.
- C) ouviu, do paciente, evidências de sua dificuldade em lidar com o estresse gerado pelas restrições que seu quadro clínico insere em sua vida.
- D) não detectou sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outra área importante na vida do paciente.
- E) percebeu que o quadro depressivo ocorria, exclusivamente, durante o curso de um delirium produzido pelas condições fisiológicas relacionadas ao hipotireoidismo.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) encontrou evidências de mecanismos fisiológicos específicos e diretamente causais do quadro depressivo associados ao hipotireoidismo.
Nesta questão, devemos optar pela alternativa mais coerente com o diagnóstico recebido pelo paciente: Transtorno do Humor Devido a Hipotireoidismo com Características Depressivas.
A partir disso, vamos analisar as opções:
a) encontrou evidências de mecanismos fisiológicos específicos e diretamente causais do quadro depressivo associados ao hipotireoidismo.
CORRETA. É a única opção que estabelece uma associação plausível entre hipotireoidismo e depressão. Em vista disso, será nossa resposta.
b) foi informado do uso recente ou prolongado de um medicamento com efeitos psicoativos relacionado ao tratamento do hipotireoidismo.
INCORRETA. O enunciado foi claro ao dizer que o transtorno do humor é decorrente do Hipotireoidismo, não de um medicamento relacionado ao tratamento dessa doença.
c) ouviu, do paciente, evidências de sua dificuldade em lidar com o estresse gerado pelas restrições que seu quadro clínico insere em sua vida.
INCORRETA. O fato de o médico apenas ouvir as dificuldades do paciente em lidar com o estresse decorrente do quadro clínico não seria suficiente para fazer a relação das características depressivas com o hipotireoidismo e fechar o diagnóstico.
d) não detectou sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outra área importante na vida do paciente.
INCORRETA. Se isso ocorresse, o diagnóstico não envolveria características depressivas.
e) percebeu que o quadro depressivo ocorria, exclusivamente, durante o curso de um delirium produzido pelas condições fisiológicas relacionadas ao hipotireoidismo.
INCORRETA. Essa opção estabelece alguma relação entre hipotireoidismo e depressão, no entanto, chega em um grau de especificação difícil de julgar considerando apenas as informações fornecidas pelo enunciado. Ao compará-la com a alternativa A, ficaremos com a segunda.
Deixe um comentário