Um psicólogo realizou o diagnóstico de uma criança a pedido do neurologista que a acompanha e da coordenadora pedagógica da escola que a criança frequenta. A comunicação dos resultados obtidos por meio da avaliação deve
- A) seguir o mesmo padrão e oferecer as mesmas informações para a coordenadora pedagógica da escola e para o neurologista que a acompanha.
- B) ser encaminhada primeiramente ao neurologista que acompanha a criança, pois cabe a este profissional decidir que informações são necessárias para a escola.
- C) ser apresentada aos responsáveis pela criança, que definem que informações devem ser transmitidas aos profissionais que acompanham a criança.
- D) responder às questões formuladas por cada um dos profissionais e se adaptar às características da identidade de cada profissional.
- E) concentrar-se nos aspectos cognitivos no documento encaminhado à coordenadora pedagógica e nos aspectos motores no documento enviado ao neurologista.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) responder às questões formuladas por cada um dos profissionais e se adaptar às características da identidade de cada profissional.
Um psicólogo realizou o diagnóstico de uma criança a pedido do neurologista que a acompanha e da coordenadora pedagógica da escola que a criança frequenta. A comunicação dos resultados obtidos por meio da avaliação deve
Observe o texto de Cunha:
"O conteúdo da comunicação é definido tanto pelas questões específicas, formuladas no início do processo, como pela identidade do receptor. Existem questões cuja resposta é do interesse de um receptor, mas não de outro. Tomemos um exemplo simples de um menino que está tendo reações agressivas contra pessoas do sexo feminino, que é encaminhado para exame pela pré-escola.
Ao psicoterapeuta, ao qual será encaminhado, interessa por que e para que existe o sintoma, isto é, importa o entendimento dinâmico do caso. À escola importa mais saber como se apresenta, em que circunstâncias, e como manejar o problema. Portanto, o conteúdo pode variar quanto à natureza dos dados, conforme as questões a que responde."
Com base nisso, vamos analisar as alternativas.
a) seguir o mesmo padrão e oferecer as mesmas informações para a coordenadora pedagógica da escola e para o neurologista que a acompanha.
Como vimos, a comunicação dos resultados também varia de acordo com a identidade do receptor. Portanto, não se deve seguir o mesmo padrão.
Assertiva Falsa.
b) ser encaminhada primeiramente ao neurologista que acompanha a criança, pois cabe a este profissional decidir que informações são necessárias para a escola.
O profissional que realizou o psicodiagnóstico é quem fica responsável por fazer a comunicação para os diferentes receptores.
Assertiva Falsa.
c) ser apresentada aos responsáveis pela criança, que definem que informações devem ser transmitidas aos profissionais que acompanham a criança.
Como vimos acima, não são os responsáveis pela criança que definem a comunicação dos resultados.
Assertiva Falsa.
d) responder às questões formuladas por cada um dos profissionais e se adaptar às características da identidade de cada profissional.
Essa é a alternativa que está de acordo com o texto de Cunha.
Assertiva Correta.
e) concentrar-se nos aspectos cognitivos no documento encaminhado à coordenadora pedagógica e nos aspectos motores no documento enviado ao neurologista.
Não dá para definir, a priori, a comunicação que deve ser feita para cada receptor. Isso deve ser analisado pelo psicólogo que está responsável pelo processo psicodiagnóstico.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
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