Em relação ao processo comunicativo no contexto organizacional, avalie as afirmações abaixo com V para verdadeiras ou F para falsas. ( ) A fonte primária de uma determinada mensagem pode ou não ser o emissor, todavia a transformação da uma ideia numa mensagem, segundo certos símbolos, corresponde, sempre, ao processo de decodificação. ( ) A dificuldade de compreensão da mensagem entre o gerente e seus liderados pode estar associada a ruídos oriundos de fatores externos, como, por exemplo, a ausência de tempo hábil para decodificar e interpretar a mensagem. ( ) O feedback dado pelo gerente ao subordinado é um exemplo de comunicação descendente, ou seja, aquela que vai do líder para o liderado. Assinale a alternativa que identifica a seq uência avaliativa CORRETA.
Em relação ao processo comunicativo no contexto organizacional, avalie as afirmações abaixo com V para verdadeiras ou F para falsas.
( ) A fonte primária de uma determinada mensagem pode ou não ser o emissor, todavia a transformação da uma ideia numa mensagem, segundo certos símbolos, corresponde, sempre, ao processo de decodificação.
( ) A dificuldade de compreensão da mensagem entre o gerente e seus liderados pode estar associada a ruídos oriundos de fatores externos, como, por exemplo, a ausência de tempo hábil para decodificar e interpretar a mensagem.
( ) O feedback dado pelo gerente ao subordinado é um exemplo de comunicação descendente, ou seja, aquela que vai do líder para o liderado.
Assinale a alternativa que identifica a seq uência avaliativa CORRETA.
- A)V, V e V.
- B)F, F e F.
- C)F, V e V.
- D)V, F e V.
- E)V, V e F.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Em relação ao processo comunicativo no contexto organizacional, avalie as afirmações abaixo com V para verdadeiras ou F para falsas.
( ) A fonte primária de uma determinada mensagem pode ou não ser o emissor, todavia a transformação da uma ideia numa mensagem, segundo certos símbolos, corresponde, sempre, ao processo de decodificação.
( ) A dificuldade de compreensão da mensagem entre o gerente e seus liderados pode estar associada a ruídos oriundos de fatores externos, como, por exemplo, a ausência de tempo hábil para decodificar e interpretar a mensagem.
( ) O feedback dado pelo gerente ao subordinado é um exemplo de comunicação descendente, ou seja, aquela que vai do líder para o liderado.
Assinale a alternativa que identifica a seq uência avaliativa CORRETA.
- A)V, V e V.
- B)F, F e F.
- C)F, V e V.
- D)V, F e V.
- E)V, V e F.
Resposta: C) F, V e V.
Explicação: A primeira afirmação está incorreta, pois a transformação de uma ideia em uma mensagem, segundo certos símbolos, corresponde ao processo de codificação, e não de decodificação. Já a segunda afirmação está correta, pois a ausência de tempo hábil para decodificar e interpretar a mensagem pode, sim, contribuir para a dificuldade de compreensão. Por fim, a terceira afirmação também está correta, pois o feedback dado pelo gerente ao subordinado é, de fato, um exemplo de comunicação descendente.
É importante notar que, no contexto organizacional, a comunicação eficaz é fundamental para o sucesso de uma equipe ou empresa. A falta de comunicação ou a comunicação ineficaz pode levar a erros, mal-entendidos e perda de tempo e recursos.
Além disso, a comunicação também pode ser afetada por ruídos, que são obstáculos que podem impedir ou distorcer a transmissão da mensagem. Esses ruídos podem ser internos, como a falta de habilidade do emissor ou do receptor, ou externos, como o exemplo citado na segunda afirmação.
Portanto, é fundamental que os líderes e membros de uma equipe ou empresa sejam treinados em técnicas de comunicação eficaz e que sejam capazes de identificar e superar os ruídos que podem afetar a comunicação.
A comunicação eficaz pode ser alcançada através de várias estratégias, como a clareza na mensagem, a escolha do canal de comunicação adequado, o feedback constante e a habilidade de escuta ativa. Além disso, é importante que os líderes sejam capazes de adaptar seu estilo de comunicação às necessidades e características dos seus liderados.
Em resumo, a comunicação é um processo complexo que envolve a transmissão e recepção de mensagens, e que pode ser afetada por ruídos internos e externos. É fundamental que os líderes e membros de uma equipe ou empresa sejam treinados em técnicas de comunicação eficaz e que sejam capazes de identificar e superar os ruídos que podem afetar a comunicação.
Deixe um comentário