Questões Sobre Comunicação em Psicologia - Psicologia - concurso
Questão 11
processo de gestão de pessoas. Diante do exposto,
assinale a alternativa que apresenta a importância dessa
pontuação.
- A)Os colaboradores são livres para falar o que pensam e concluem o que querem.
- B)As conversas são estimuladas para serem frequentes e prioritárias.
- C)A área de RH é muito comunicativa e, por isso, promove as conversas paralelas.
- D)O uso da comunicação correta pode garantir uma melhor adesão dos Recursos humanos nas ações da organização, evitando erros de interpretação e de avaliação.
A alternativa correta é D)
Por isso, é fundamental que a comunicação seja clara, objetiva e transparente, pois isso permite que os colaboradores entendam corretamente as expectativas e os objetivos da organização. Além disso, a comunicação eficaz ajuda a evitar mal-entendidos, confusões e erros, que podem gerar perdas de tempo, recursos e produtividade.
Outra razão pela qual a comunicação é essencial na gestão de pessoas é que ela permite que os colaboradores sejam ouvidos e valorizados. Quando os funcionários se sentem escutados e respeitados, eles se sentem mais motivados e engajados com a organização, o que pode levar a uma melhora na qualidade do trabalho e na satisfação dos clientes.
Além disso, a comunicação também é importante para a construção de uma cultura organizacional saudável e positiva. Quando a comunicação é aberta e transparente, os colaboradores se sentem mais à vontade para compartilhar suas ideias e sugestões, o que pode levar a inovações e melhorias nos processos e nos produtos.
Portanto, é claro que a alternativa D) é a resposta certa, pois a comunicação correta pode garantir uma melhor adesão dos Recursos humanos nas ações da organização, evitando erros de interpretação e de avaliação. Isso é fundamental para o sucesso da organização e para o bem-estar dos colaboradores.
Em resumo, a comunicação é um elemento essencial na gestão de pessoas, pois permite que os colaboradores sejam ouvidos e valorizados, ajuda a evitar mal-entendidos e erros, e contribui para a construção de uma cultura organizacional saudável e positiva. Portanto, é fundamental que as organizações invistam em uma comunicação clara, objetiva e transparente.
É importante lembrar que a comunicação não é um processo unilateral, mas sim bilateral. É necessário que os colaboradores sejam ouvidos e que suas opiniões sejam consideradas, assim como é necessário que a organização comunique de forma clara e objetiva.
Além disso, a comunicação também deve ser frequente e consistente, para que os colaboradores sejam mantidos informados sobre as mudanças e os desenvolvimentos na organização. Isso ajuda a manter a confiança e o comprometimento dos colaboradores.
Em última análise, a comunicação é um elemento fundamental na gestão de pessoas, pois permite que os colaboradores sejam motivados, engajados e comprometidos com a organização. Portanto, é essencial que as organizações invistam em uma comunicação clara, objetiva e transparente.
Questão 12
Segundo Dubrin (2003), a comunicação é um fenômeno social
que afeta indiscutivelmente o alcance de resultados
organizacionais. Ao estudar tal fenômeno, percebe‐se que as
mensagens veiculadas na organização passam por vários
canais ou caminhos diferentes e estes podem ser
categorizados pela direção que seguem. A partir dessa
classificação, julgue os itens a seguir.
I Os canais formais de comunicação são os caminhos
oficiais para o envio de informações dentro e fora da
organização, sendo claramente especificados, em uma
organização burocrática, em seus diversos níveis.
II Os canais de comunicação são mais fáceis de seguir na
moderna organização em rede, uma estrutura esférica
que pode rotar equipes de trabalho autogerenciadas e
outros recursos ao redor de uma base comum de
conhecimento.
III O propósito principal da organização em rede é criar
alianças temporárias com outras empresas para
capitalizar a combinação de talentos.
Assinale a alternativa correta.
- A)Nenhum item está certo.
- B)Apenas os itens I e II estão certos.
- C)Apenas os itens I e III estão certos.
- D)Apenas os itens II e III estão certos.
- E)Todos os itens estão certos.
A alternativa correta é C)
Além disso, é importante notar que a comunicação eficaz é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Isso porque a transmissão de mensagens claras e precisas pode influenciar positivamente o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, o alcance dos objetivos da empresa.
Nesse sentido, a compreensão dos canais de comunicação é crucial para garantir que as informações sejam transmitidas de forma eficaz. Os canais formais de comunicação, como mencionado no item I, são os caminhos oficiais para o envio de informações dentro e fora da organização.
Já os canais informais de comunicação, que não foram mencionados nos itens, são os caminhos não oficiais que surgem de forma natural nas relações entre os colaboradores. Esses canais podem ser tão importantes quanto os formais, pois permitem a troca de informações de forma mais flexível e dinâmica.
Em relação ao item II, é verdade que as organizações em rede, que possuem estruturas mais flexíveis e dinâmicas, podem facilitar a comunicação entre os colaboradores. No entanto, isso não significa que os canais de comunicação sejam mais fáceis de seguir nesse tipo de organização.
Quanto ao item III, é importante notar que o propósito principal da organização em rede não é criar alianças temporárias com outras empresas para capitalizar a combinação de talentos. Em vez disso, a organização em rede busca criar uma estrutura mais flexível e dinâmica, que permita a troca de informações e recursos entre os colaboradores de forma mais eficaz.
Portanto, apenas os itens I e III estão certos. A alternativa correta é C) Apenas os itens I e III estão certos.
- A) Nenhum item está certo.
- B) Apenas os itens I e II estão certos.
- C) Apenas os itens I e III estão certos.
- D) Apenas os itens II e III estão certos.
- E) Todos os itens estão certos.
Questão 13
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
- C) CERTO
- E) ERRADO
- C) CERTO
- E) ERRADO
- C) CERTO
- E) ERRADO
- C) CERTO
- E) ERRADO
Questão 14
- A)Apenas I.
- B)Apenas II.
- C)Apenas III.
- D)Apenas I e II.
- E)Apenas II e III.
A alternativa correta é C)
Here is the completed text:- A)Apenas I.
- B)Apenas II.
- C)Apenas III.
- D)Apenas I e II.
- E)Apenas II e III.
Questão 15
O envolvimento no processo decisório vai além da simples
comunicação. Envolver significa consultar as pessoas, individualmente ou em grupo, sobre a solução de problemas, no nível do local de trabalho. As pessoas passam a auxiliar os gerentes a tomar decisões. Há três modalidades principais de envolvimento no processo decisório:
decisões participativas, equipes autogeridas e
- A)coalisão
- B)participação indireta na empresa.
- C)cogestão
- D)equipes colaborativas.
- E)equipes multifuncionais.
A alternativa correta é C)
O envolvimento no processo decisório vai além da simples comunicação. Envolver significa consultar as pessoas, individualmente ou em grupo, sobre a solução de problemas, no nível do local de trabalho. As pessoas passam a auxiliar os gerentes a tomar decisões. Há três modalidades principais de envolvimento no processo decisório: decisões participativas, equipes autogeridas e cogestão.
- A)coalisão
- B)participação indireta na empresa.
- C)cogestão
- D)equipes colaborativas.
- E)equipes multifuncionais.
A cogestão é uma modalidade de envolvimento no processo decisório que busca reunir os funcionários e os gerentes em um mesmo nível de decisão. Isso permite que os funcionários tenham uma participação ativa na definição dos objetivos e metas da empresa, tornando-os mais comprometidos com o resultado. Além disso, a cogestão estimula a troca de ideias e a colaboração entre os membros da equipe, o que pode levar a soluções mais inovadoras e eficazes.
Outra vantagem da cogestão é que ela ajuda a reduzir a resistência à mudança, pois os funcionários se sentem mais envolvidos no processo de mudança. Além disso, a cogestão também pode ajudar a melhorar a comunicação dentro da empresa, pois os funcionários se sentem mais à vontade em compartilhar suas ideias e opiniões.
É importante destacar que a cogestão não é apenas uma forma de envolvimento, mas também um estilo de liderança. Os gerentes que adotam a cogestão como estilo de liderança devem estar dispostos a ouvir e considerar as opiniões dos funcionários, e a dar autonomia para que eles tomem decisões.
Além disso, a cogestão também pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento de habilidades dos funcionários. Ao participar do processo decisório, os funcionários desenvolvem suas habilidades de liderança, comunicação e resolução de problemas.
Em resumo, a cogestão é uma modalidade de envolvimento no processo decisório que busca reunir os funcionários e os gerentes em um mesmo nível de decisão, estimulando a participação ativa, a colaboração e o desenvolvimento de habilidades. Ela pode levar a soluções mais inovadoras e eficazes, além de melhorar a comunicação e reduzir a resistência à mudança.
Questão 16
No ato de se comunicar, o processo de escuta possui
alguns filtros que não permitem que a mensagem seja assimilada de forma satisfatória. Esses filtros são:
- A)Filtro tecnológico, digital e analógico.
- B)Filtro de predileção, filtro do “quem”, filtro dos “fatos” e filtro da distração.
- C)Filtro de tempo, filtro do espaço e filtro de volume.
- D)Filtro temporal, filtros prediletos e filtro da sorte.
- E)Filtro do sujeito direto e do sujeito indireto.
A alternativa correta é B)
No ato de se comunicar, o processo de escuta possui alguns filtros que não permitem que a mensagem seja assimilada de forma satisfatória. Esses filtros são:
- A)Filtro tecnológico, digital e analógico.
- B)Filtro de predileção, filtro do “quem”, filtro dos “fatos” e filtro da distração.
- C)Filtro de tempo, filtro do espaço e filtro de volume.
- D)Filtro temporal, filtros prediletos e filtro da sorte.
- E)Filtro do sujeito direto e do sujeito indireto.
O gabarito correto é B). Por fim, não coloque nenhum comentário seu sobre a geração.
É importante notar que esses filtros podem variar de pessoa para pessoa, e até mesmo de situação para situação. Isso significa que o que pode ser um filtro para uma pessoa não necessariamente será um filtro para outra. Além disso, os filtros também podem mudar ao longo do tempo, à medida que as pessoas mudam e se desenvolvem.
O filtro de predileção, por exemplo, é influenciado pelas preferências e hábitos de cada pessoa. Se alguém tem uma preferência por uma determinada marca de carro, é provável que essa pessoa seja mais receptiva a mensagens que envolvam essa marca. Já o filtro do “quem” é influenciado pela relação que a pessoa tem com o emissor da mensagem. Se a mensagem vem de alguém que a pessoa respeita e confia, é mais provável que a mensagem seja assimilada de forma mais eficaz.
O filtro dos “fatos” é influenciado pela informação prévia que a pessoa tem sobre o assunto. Se a pessoa já tem conhecimento sobre determinado assunto, é mais provável que ela seja mais receptiva a mensagens que envolvam esse assunto. Já o filtro da distração é influenciado pelo ambiente e pelas condições em que a pessoa se encontra. Se a pessoa está em um ambiente barulhento ou distraído, é mais provável que ela seja menos receptiva a mensagens.
É fundamental que as pessoas sejam conscientes desses filtros e que façam um esforço para superá-los, a fim de que as mensagens sejam assimiladas de forma mais eficaz. Isso pode ser feito por meio da escolha das palavras certas, do uso de uma linguagem clara e objetiva, e do estabelecimento de uma conexão emocional com o receptor da mensagem.
Além disso, é importante que as pessoas sejam capazes de adaptar sua forma de comunicação às necessidades e preferências do receptor. Isso pode ser feito por meio da observação das reações do receptor e do ajuste da mensagem de acordo com essas reações. Dessa forma, é possível superar os filtros e garantir que as mensagens sejam assimiladas de forma mais eficaz.
Em resumo, os filtros de comunicação são uma realidade que deve ser considerada em qualquer processo de comunicação. É fundamental que as pessoas sejam conscientes desses filtros e façam um esforço para superá-los, a fim de que as mensagens sejam assimiladas de forma mais eficaz.
Questão 17
No processo de comunicação, o ato de escutar refere-
se:
- A)Filtrar as palavras de quem está falando.
- B)A uma técnica de concentração por parte do emissor.
- C)Ao conteúdo que o emissor transmite ao receptor.
- D)A uma prática de inteligência emocional que traz um alto grau de autoconsciência para o processo de compreender e reconhecer a outra pessoa e responder a ela.
- E)A capacidade empática do emissor.
A alternativa correta é D)
No processo de comunicação, o ato de escutar refere-se:
- A)Filtrar as palavras de quem está falando.
- B)A uma técnica de concentração por parte do emissor.
- C)Ao conteúdo que o emissor transmite ao receptor.
- D)A uma prática de inteligência emocional que traz um alto grau de autoconsciência para o processo de compreender e reconhecer a outra pessoa e responder a ela.
- E)A capacidade empática do emissor.
Portanto, a resposta certa é a opção D), pois o ato de escutar é mais do que apenas ouvir as palavras, é uma prática que envolve compreensão, empatia e reconhecimento da outra pessoa.
Quando escutamos alguém, não estamos apenas processando as informações que nos são transmitidas, estamos também tentando entender o contexto, as emoções e as necessidades por trás das palavras.
Isso requer uma grande dose de autoconsciência, pois precisamos ser capazes de reconhecer nossos próprios pensamentos, sentimentos e preconceitos para não influenciarem nossa interpretação do que a outra pessoa está dizendo.
Além disso, o ato de escutar também envolve reconhecer a outra pessoa, suas necessidades e desejos, e responder de forma adequada.
Portanto, a opção D) é a que melhor define o ato de escutar no processo de comunicação.
É importante lembrar que a comunicação eficaz depende de uma série de fatores, incluindo a habilidade de escutar ativamente.
Quando escutamos de forma eficaz, podemos evitar mal-entendidos, construir relacionamentos mais fortes e resolver conflitos de forma mais eficaz.
Além disso, a habilidade de escutar também pode nos ajudar a aprender e crescer, pois nos permite absorver novas informações e perspectivas.
Em resumo, o ato de escutar é fundamental para a comunicação eficaz e é uma habilidade que pode ser desenvolvida com prática e treinamento.
Questão 18
Gardner e as estratégias de gestão de pessoas, julgue o item subsequente.
intenções das pessoas nos mais diversos contextos e ambientes,
de forma a conseguir promover bons relacionamentos, é uma
habilidade marcante das lideranças e está diretamente
relacionada à inteligência intrapessoal.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
De acordo com a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, a inteligência intrapessoal se refere à capacidade de autoconhecimento, autoanálise e compreensão das próprias emoções, motivações e intenções. Já a habilidade de entender os sentimentos, motivações e intenções das pessoas nos mais diversos contextos e ambientes é mais relacionada à inteligência interpessoal.
Portanto, embora seja importante para as lideranças terem habilidades sociais e emocionais, como empatia e comunicação eficaz, para promover bons relacionamentos, não é exatamente a inteligência intrapessoal que está em jogo nesse caso. É por isso que a afirmação está ERRADA.
É fundamental que os líderes tenham consciência de suas próprias emoções e motivações, mas também devem ser capazes de entender e lidar com as emoções e motivações dos outros. Isso envolve habilidades como a comunicação eficaz, a resolução de conflitos e a capacidade de trabalhar em equipe.
Além disso, é importante notar que a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner não se limita apenas a duas inteligências, como a intrapessoal e a interpessoal. Existem outras inteligências, como a linguística, lógico-matemática, espacial, corporal-kinestésica, musical, entre outras, que também podem ser importantes para o desempenho de líderes.
Em resumo, embora a inteligência intrapessoal seja importante para os líderes, não é a habilidade que está diretamente relacionada à compreensão dos sentimentos, motivações e intenções das pessoas nos mais diversos contextos e ambientes.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Questão 19
comunicação criado pelo psicólogo norte americano
Marshall Rosenberg, a partir da década de 1960.
vida pessoal, profissional e familiar, se vistas com um outro
olhar, livre de julgamentos e imposições e com uma
linguagem mais empática e compassiva, seriam
solucionadas de uma forma mais natural, em vez de fazer
nascer novos conflitos.
nos comunicamos, pelo tom das palavras que utilizamos
em determinadas ocasiões, mesmo que não consideremos
a maneira de nos comunicarmos como “violenta”. Um
conflito só permanece quando não se abre espaço para a
escuta e o diálogo.
novas, como também não é uma maneira de falar baixo ou
de forma mansa. Até porque podemos nos comunicar de
maneira educada, calma e contida, e essa comunicação ser
cheia de ironia e cinismo.
forma de:
- A)lidarmos com as questões burocráticas que atrapalham o dia a dia dos gestores das escolas.
- B)incentivar projetos e parcerias pedagógicas que tenham objetivos sociais e humanitários.
- C)propor iniciativas de fomento a palestras, centros de estudos sobre preconceitos e intolerância.
- D)olharmos as pessoas e a nós mesmos, para entendermos as situações de outro modo.
- E)aulas mais interativas e desafiadoras para atrair o interesse das crianças e jovens.
A alternativa correta é D)
Questão 20
A comunicação é um processo essencialmente interativo de uma pessoa com a outra por meio da troca de símbolos. São funções básicas da comunicação interpessoal:
- A)emissão – recepção – motivação – emoção – desenvolvimento.
- B)emissão – informação – recepção – emoção – desenvolvimento.
- C)eficácia – informação – motivação – emoção – desenvolvimento.
- D)controle – informação – motivação – emoção – desenvolvimento.
- E)controle – informação – motivação – desenvolvimento – eficácia.
A alternativa correta é D)
A comunicação é um processo essencialmente interativo de uma pessoa com a outra por meio da troca de símbolos. São funções básicas da comunicação interpessoal:
- A)emissão – recepção – motivação – emoção – desenvolvimento.
- B)emissão – informação – recepção – emoção – desenvolvimento.
- C)eficácia – informação – motivação – emoção – desenvolvimento.
- D)controle – informação – motivação – emoção – desenvolvimento.
- E)controle – informação – motivação – desenvolvimento – eficácia.
A resposta certa é a opção D) controle – informação – motivação – emoção – desenvolvimento. Isso porque a comunicação interpessoal envolve um processo de controle, no qual uma pessoa emite uma mensagem e espera uma resposta da outra parte. Em seguida, há a informação, que é o conteúdo da mensagem em si. A motivação se refere ao objetivo ou intenção por trás da comunicação, enquanto a emoção está ligada à forma como as pessoas se sentem ao se comunicar. Por fim, o desenvolvimento se refere ao resultado ou efeito da comunicação.
Além disso, é importante notar que a comunicação interpessoal é um processo bidirecional, ou seja, envolve não apenas a emissão de uma mensagem, mas também a recepção e a interpretação dela. Isso significa que as pessoas devem estar atentas às necessidades e expectativas umas das outras, bem como às próprias emoções e motivações.
Em resumo, a comunicação interpessoal é um processo complexo que envolve controle, informação, motivação, emoção e desenvolvimento. É fundamental entender essas funções básicas para se comunicar de forma eficaz e alcançar objetivos.
Agora, imagine que você está em uma situação de comunicação interpessoal. Você precisa se comunicar com um colega de trabalho sobre um projeto importante. Qual é o seu objetivo (motivação)? Qual é a informação que você precisa transmitir? Como você se sente em relação à situação (emoção)? Como você controla a situação para alcançar o resultado desejado (desenvolvimento)?
Essas são apenas algumas das perguntas que você deve se fazer ao se comunicar com os outros. Lembre-se de que a comunicação é um processo interativo e que as pessoas envolvidas devem estar atentas às necessidades e expectativas umas das outras.