Um psicólogo de uma organização de grande porte é chamado para atualizar a descrição de um cargo ocupado por cerca de 2.000 pessoas lotadas em unidades sediadas em diversos estados brasileiros. Mudanças constantes em normas de trabalho e a recente introdução de novas tecnologias de trabalho modificaram substancialmente as atribuições dos cargos nessa organização e as descrições atuais precisam ser atualizadas para o aprimoramento das políticas e práticas de gestão de pessoas. O trabalho a ser analisado é considerado complexo, altamente diversificado e exige múltiplos conhecimentos, habilidades e atitudes. Os profissionais nele envolvidos elaboram relatórios técnicos e passam a maior parte do tempo organizando, analisando e interpretando uma grande variedade de informações complexas relativas ao cenário em que se inserem as atividades da empresa.Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta acerca da estratégia metodológica de análise de cargos tecnicamente mais adequada a essa situação.
Um psicólogo de uma organização de grande porte é chamado para atualizar a descrição de um cargo ocupado por cerca de 2.000 pessoas lotadas em unidades sediadas em diversos estados brasileiros. Mudanças constantes em normas de trabalho e a recente introdução de novas tecnologias de trabalho modificaram substancialmente as atribuições dos cargos nessa organização e as descrições atuais precisam ser atualizadas para o aprimoramento das políticas e práticas de gestão de pessoas. O trabalho a ser analisado é considerado complexo, altamente diversificado e exige múltiplos conhecimentos, habilidades e atitudes. Os profissionais nele envolvidos elaboram relatórios técnicos e passam a maior parte do tempo organizando, analisando e interpretando uma grande variedade de informações complexas relativas ao cenário em que se inserem as atividades da empresa.
Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta acerca da estratégia metodológica de análise de cargos tecnicamente mais adequada a essa situação.
- A)O analista de tarefas deverá realizar observações sistemáticas dos comportamentos dos ocupantes do cargo.
- B)O analista do cargo deverá realizar entrevista estruturada com uma amostra de ocupantes do cargo e realizar análise qualitativa dessas informações. Desse modo, o psicólogo obterá todas as informações de que precisa para descrever o cargo.
- C)O próprio psicólogo deverá aprender o trabalho e realizá-lo. Ao escolher essa estratégia, ele compreenderá e descreverá melhor o trabalho em foco.
- D)O analista deverá aplicar um questionário construído e validado com base em análise documental e em entrevistas com ocupantes, chefes, especialistas e outros profissionais relacionados ao cargo analisado, em uma amostra representativa e aleatória de ocupantes do cargo e, em uma outra, de chefes desses ocupantes.
- E)O analista deverá construir uma listagem de tarefas a partir de entrevistas com os ocupantes e utilizar esses resultados para descrever o cargo.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Para escolher a estratégia metodológica de análise de cargos mais adequada para essa situação, é fundamental considerar a complexidade e diversificação do trabalho, além da necessidade de coletar informações precisas e representativas. Nesse sentido, a opção D) é a mais adequada, pois envolve a aplicação de um questionário construído e validado com base em análise documental e em entrevistas com ocupantes, chefes, especialistas e outros profissionais relacionados ao cargo analisado, em uma amostra representativa e aleatória de ocupantes do cargo e, em outra, de chefes desses ocupantes.
Essa estratégia permite coletar informações detalhadas e precisas sobre as atribuições, responsabilidades, habilidades e conhecimentos necessários para o desempenho do cargo. Além disso, a utilização de uma amostra representativa e aleatória de ocupantes e chefes garante a representatividade dos dados coletados, minimizando a possibilidade de viéses e erros.
Já as outras opções não são adequadas para essa situação. A opção A) é limitada, pois a observação sistemática dos comportamentos dos ocupantes do cargo pode não ser suficiente para capturar a complexidade e diversificação do trabalho. A opção B) é também insuficiente, pois a entrevista estruturada com uma amostra de ocupantes do cargo pode não fornecer uma visão completa do cargo.
A opção C) é inviável, pois o próprio psicólogo não pode aprender o trabalho e realizá-lo, especialmente considerando a complexidade e diversificação do cargo. Além disso, isso poderia levar a uma análise subjetiva e não representativa do cargo.
A opção E) também não é adequada, pois a construção de uma listagem de tarefas a partir de entrevistas com os ocupantes pode não capturar a totalidade das informações necessárias para descrever o cargo de forma precisa e completa.
Portanto, a estratégia metodológica de análise de cargos mais adequada para essa situação é a opção D), que envolve a aplicação de um questionário construído e validado com base em análise documental e em entrevistas com ocupantes, chefes, especialistas e outros profissionais relacionados ao cargo analisado.
Deixe um comentário