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A epistemologia transformou-se numa área relevante para a ciência e a filosofia. Muitos pensadores e intelectuais têm dedicado parte de seu tempo a refletir este tema complexo e amplo – entre eles, Piaget, Bachelar, Foucault, Popper e Habermas, considerados como os mais importantes críticos, muitas vezes até radicais no questionamento da ciência e da tecnologia. Para um destes pensadores, a verdadeira questão diz respeito à forma e aos poderes da ação racionalista, à força e o poder da atividade criadora e poética. O conhecimento é, por essência, uma obra temporal. O homem é, ao mesmo tempo, razão e imaginação, “há o homem diurno da ciência e o homem noturno da poesia”; constituindo, criando, produzindo, retificando, chega-se à verdade aproximada. Esse pensador é:
A epistemologia transformou-se numa área relevante para
a ciência e a filosofia. Muitos pensadores e intelectuais
têm dedicado parte de seu tempo a refletir este tema
complexo e amplo – entre eles, Piaget, Bachelar, Foucault,
Popper e Habermas, considerados como os mais
importantes críticos, muitas vezes até radicais no
questionamento da ciência e da tecnologia.
a ciência e a filosofia. Muitos pensadores e intelectuais
têm dedicado parte de seu tempo a refletir este tema
complexo e amplo – entre eles, Piaget, Bachelar, Foucault,
Popper e Habermas, considerados como os mais
importantes críticos, muitas vezes até radicais no
questionamento da ciência e da tecnologia.
Para um destes pensadores, a verdadeira questão diz
respeito à forma e aos poderes da ação racionalista, à
força e o poder da atividade criadora e poética. O
conhecimento é, por essência, uma obra temporal. O
homem é, ao mesmo tempo, razão e imaginação, “há o
homem diurno da ciência e o homem noturno da poesia”;
constituindo, criando, produzindo, retificando, chega-se à
verdade aproximada. Esse pensador é:
respeito à forma e aos poderes da ação racionalista, à
força e o poder da atividade criadora e poética. O
conhecimento é, por essência, uma obra temporal. O
homem é, ao mesmo tempo, razão e imaginação, “há o
homem diurno da ciência e o homem noturno da poesia”;
constituindo, criando, produzindo, retificando, chega-se à
verdade aproximada. Esse pensador é:
- A)Piaget.
- B)Bachelar.
- C)Foucault.
- D)Popper.
- E)Habermas.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A epistemologia transformou-se numa área relevante para
a ciência e a filosofia. Muitos pensadores e intelectuais
têm dedicado parte de seu tempo a refletir este tema
complexo e amplo – entre eles, Piaget, Bachelar, Foucault,
Popper e Habermas, considerados como os mais
importantes críticos, muitas vezes até radicais no
questionamento da ciência e da tecnologia.
Para um destes pensadores, a verdadeira questão diz
respeito à forma e aos poderes da ação racionalista, à
força e o poder da atividade criadora e poética. O
conhecimento é, por essência, uma obra temporal. O
homem é, ao mesmo tempo, razão e imaginação, "há o
homem diurno da ciência e o homem noturno da poesia";
constituindo, criando, produzindo, retificando, chega-se à
verdade aproximada. Esse pensador é:
- A)Piaget.
- B)Bachelar.
- C)Foucault.
- D)Popper.
- E)Habermas.
Bachelar, em sua obra "A Formação do Espírito Científico",
destaca a importância da razão e da imaginação no
processo de construção do conhecimento. Ele defende que
o conhecimento é uma obra temporal, resultado da ação
racionalista e da criatividade humana. Para ele, o
conhecimento não é uma verdade absoluta, mas sim uma
aproximação, um processo de retificação constante.
Essa visão de Bachelar sobre o conhecimento como uma
obra temporal é fundamental para entender a natureza
da ciência e da tecnologia.
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