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Em se tratando das principais Escolas e teorias ligadas à Psicologia, podemos afirmar:I- A fenomenologia proposta por Jacques Rousseau exclui a consciência como característica da natureza humana. A negação da consciência tem uma intencionalidade, ela está orientada para as coisas, está toda nesta orientação, pois nem sempre existe “consciência de algo” (Scherer, 1981).II- Behaviorismo: Entende por comportamento as relações do organismo com o ambiente. O ambiente em que se encontra o homem determina e constroem as características que serão particulares de cada um ( Kahhale et al; 2002:97- 98).III- A Psicanálise, com Sigmund Freud, propôs o inconsciente como objeto de estudo da psicologia. A obra de Freud opõe-se ao empirismo pela impossibilidade de retirar o inconsciente de seu lócus ou mesmo limitálo em suas relações, a fim de efetuar uma observação segundo os critérios mais rígidos e seguros de uma metodologia científica empirista (Rosa et al; 2002).IV – A Gestalt Defende que a percepção é o primeiro dado da consciência, a qual vai além dos elementos sensoriais. Nesse sentido, o todo é distinto da soma das partes. O todo apresenta uma qualidade nova e própria.
Em se tratando das principais Escolas e teorias ligadas à Psicologia, podemos afirmar:
I- A fenomenologia proposta por Jacques Rousseau exclui a consciência como característica da natureza humana. A negação da consciência tem uma intencionalidade, ela está orientada para as coisas, está toda nesta orientação, pois nem sempre existe “consciência de algo” (Scherer, 1981).
II- Behaviorismo: Entende por comportamento as relações do organismo com o ambiente. O ambiente em que se encontra o homem determina e constroem as características que serão particulares de cada um ( Kahhale et al; 2002:97- 98).
III- A Psicanálise, com Sigmund Freud, propôs o inconsciente como objeto de estudo da psicologia. A obra de Freud opõe-se ao empirismo pela impossibilidade de retirar o inconsciente de seu lócus ou mesmo limitálo em suas relações, a fim de efetuar uma observação segundo os critérios mais rígidos e seguros de uma metodologia científica empirista (Rosa et al; 2002).
IV – A Gestalt Defende que a percepção é o primeiro dado da consciência, a qual vai além dos elementos sensoriais. Nesse sentido, o todo é distinto da soma das partes. O todo apresenta uma qualidade nova e própria.
- A)I, II e III
- B)II, III e IV
- C)I e IV
- D)I,II e III
Resposta:
A alternativa correta é B)
Em se tratando das principais Escolas e teorias ligadas à Psicologia, podemos afirmar:
I- A fenomenologia proposta por Jacques Rousseau exclui a consciência como característica da natureza humana. A negação da consciência tem uma intencionalidade, ela está orientada para as coisas, está toda nesta orientação, pois nem sempre existe “consciência de algo” (Scherer, 1981).
II- Behaviorismo: Entende por comportamento as relações do organismo com o ambiente. O ambiente em que se encontra o homem determina e constroem as características que serão particulares de cada um (Kahhale et al; 2002:97- 98).
III- A Psicanálise, com Sigmund Freud, propôs o inconsciente como objeto de estudo da psicologia. A obra de Freud opõe-se ao empirismo pela impossibilidade de retirar o inconsciente de seu lócus ou mesmo limitálo em suas relações, a fim de efetuar uma observação segundo os critérios mais rígidos e seguros de uma metodologia científica empirista (Rosa et al; 2002).
IV - A Gestalt Defende que a percepção é o primeiro dado da consciência, a qual vai além dos elementos sensoriais. Nesse sentido, o todo é distinto da soma das partes. O todo apresenta uma qualidade nova e própria.
V - O Humanismo, defendido por Carl Rogers, destaca a importância da subjetividade e da experiência individual. Segundo Rogers, a pessoa é capaz de se autorregular e se autodirigir, desde que tenha uma visão positiva de si mesma e do mundo (Rogers, 1977).
VI - A Teoria do Aprendizado Social, de Albert Bandura, considera que o comportamento é influenciado pela interação entre o indivíduo e o ambiente. O aprendizado ocorre através da observação, imitação e modelagem (Bandura, 1977).
VII - A Abordagem Cognitiva, defendida por Ulric Neisser, enfatiza a importância do processamento da informação e da construção da realidade. Segundo Neisser, a percepção é um processo ativo, que envolve a interpretação e a organização da informação sensorial (Neisser, 1967).
VIII - A Teoria da Aprendizagem por Descoberta, de Jerome Bruner, destaca a importância da descoberta e da construção do conhecimento. Segundo Bruner, o aprendizado é um processo ativo, que envolve a exploração e a descoberta da realidade (Bruner, 1966).
Essas escolas e teorias psicológicas apresentam diferentes perspectivas sobre a natureza humana e o comportamento. Cada uma delas contribui para a compreensão da complexidade do ser humano e do seu lugar no mundo.
Portanto, a resposta certa é B) II, III e IV, pois essas escolas e teorias psicológicas apresentam uma visão mais completa e abrangente da natureza humana e do comportamento.
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