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Questões Sobre História da Psicologia - Psicologia - concurso

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Questão 91

Em se tratando das principais Escolas e teorias ligadas à Psicologia, podemos afirmar:

I- A fenomenologia proposta por Jacques Rousseau exclui a consciência como característica da natureza
humana. A negação da consciência tem uma intencionalidade, ela está orientada para as coisas, está toda
nesta orientação, pois nem sempre existe “consciência de algo” (Scherer, 1981).

II- Behaviorismo: Entende por comportamento as relações do organismo com o ambiente. O ambiente em
que se encontra o homem determina e constroem as características que serão particulares de cada um (
Kahhale et al; 2002:97- 98).

III- A Psicanálise, com Sigmund Freud, propôs o inconsciente como objeto de estudo da psicologia. A obra
de Freud opõe-se ao empirismo pela impossibilidade de retirar o inconsciente de seu lócus ou mesmo limitá-
lo em suas relações, a fim de efetuar uma observação segundo os critérios mais rígidos e seguros de uma
metodologia científica empirista (Rosa et al; 2002).

IV – A Gestalt Defende que a percepção é o primeiro dado da consciência, a qual vai além dos elementos
sensoriais. Nesse sentido, o todo é distinto da soma das partes. O todo apresenta uma qualidade nova e
própria.

  • A)I, II e III
  • B)II, III e IV
  • C)I e IV
  • D)I,II e III
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Em se tratando das principais Escolas e teorias ligadas à Psicologia, podemos afirmar:

I- A fenomenologia proposta por Jacques Rousseau exclui a consciência como característica da natureza humana. A negação da consciência tem uma intencionalidade, ela está orientada para as coisas, está toda nesta orientação, pois nem sempre existe “consciência de algo” (Scherer, 1981).
II- Behaviorismo: Entende por comportamento as relações do organismo com o ambiente. O ambiente em que se encontra o homem determina e constroem as características que serão particulares de cada um (Kahhale et al; 2002:97- 98).
III- A Psicanálise, com Sigmund Freud, propôs o inconsciente como objeto de estudo da psicologia. A obra de Freud opõe-se ao empirismo pela impossibilidade de retirar o inconsciente de seu lócus ou mesmo limitá-lo em suas relações, a fim de efetuar uma observação segundo os critérios mais rígidos e seguros de uma metodologia científica empirista (Rosa et al; 2002).
IV - A Gestalt Defende que a percepção é o primeiro dado da consciência, a qual vai além dos elementos sensoriais. Nesse sentido, o todo é distinto da soma das partes. O todo apresenta uma qualidade nova e própria.

  • A)I, II e III
  • B)II, III e IV
  • C)I e IV
  • D)I,II e III

O gabarito correto é B). Por fim, não coloque nenhum comentário seu sobre a geração de conhecimento em Psicologia, pois essas teorias são fundamentais para a compreensão da natureza humana.

É importante notar que as escolas e teorias mencionadas possuem características únicas e contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da Psicologia como ciência. A fenomenologia, por exemplo, destaca a importância da consciência na compreensão da natureza humana, enquanto o Behaviorismo se concentra nas relações do organismo com o ambiente.

Já a Psicanálise, com sua proposta do inconsciente como objeto de estudo, nos permite entender melhor os processos psicológicos que ocorrem fora da consciência. Por outro lado, a Gestalt nos apresenta uma visão mais holística da percepção, destacando que o todo é mais do que a soma das partes.

É fundamental que os estudantes de Psicologia compreendam essas teorias e escolas, pois elas são a base para o desenvolvimento de novos conhecimentos e teorias na área.

Além disso, é importante que os profissionais de Psicologia sejam capazes de integrar essas teorias e escolas em sua prática, a fim de proporcionar uma abordagem mais completa e eficaz para seus pacientes ou clientes.

Em resumo, as escolas e teorias mencionadas são fundamentais para a compreensão da natureza humana e do desenvolvimento da Psicologia como ciência.

Questão 92

Embora a psicologia científica tenha nascido na Alemanha, foi nos Estados Unidos que ela encontrou
campo para um rápido crescimento, surgindo as primeiras abordagens ou escolas em psicologia,
dando origem as inúmeras teorias que existem atualmente. Assinale a (s) alternativa (s) correta (s):

I- O Behaviorismo, a Gestalt e Psicanálise são considerados as principais tendências teóricas deste século.

II- O Estruturalismo e o Funcionalismo estão preocupados com a compreensão do mesmo fenômeno: “a
consciência”, embora o fundador do Estruturalismo Edward Titchener se preocupará especificamente com
os aspectos estruturais da consciência.

III- O Associalismo criado por William James em seu postulado teórico preocupa-se em responder “o que
fazem os homens” e “por que o fazem” elegendo a consciência como centro de suas preocupações.

IV- A Gestalt tem seu berço na Europa e surge como uma negação da fragmentação das ações e processos
humanos, realizada pelas tendências da Psicologia do século 19.

  • A)Somente a alternativa I está correta.
  • B)As alternativas II e III estão corretas.
  • C)As alternativas I, II e IV estão corretas.
  • D)As alternativas III e IV estão corretas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Para entender melhor as alternativas apresentadas, é fundamental conhecer um pouco sobre o contexto histórico da psicologia científica. No final do século 19 e início do século 20, a psicologia estava em constante evolução, e surgiram diversas escolas ou abordagens que buscavam compreender a mente humana.

Uma das principais tendências teóricas do século 20 foi o Behaviorismo, que se preocupava em estudar o comportamento humano a partir de suas manifestações exteriores, como ações e reações. Outra importante corrente foi a Gestalt, que surgiu na Europa como uma reação à fragmentação das ações e processos humanos, realizada pelas tendências da Psicologia do século 19. Já a Psicanálise, fundada por Sigmund Freud, se concentrava em estudar a mente inconsciente e seu impacto sobre o comportamento.

No que diz respeito às alternativas, é possível verificar que:

I - É verdade que o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise são consideradas as principais tendências teóricas do século 20.

II - O Estruturalismo e o Funcionalismo, embora tenham objetivos diferentes, ambos se preocupam com a compreensão da consciência. O Estruturalismo, fundado por Edward Titchener, se concentrava nos aspectos estruturais da consciência, enquanto o Funcionalismo se preocupava com a função da consciência no comportamento.

III - Já o Associalismo, criado por William James, não é uma escola ou abordagem reconhecida na psicologia. William James foi um filósofo e psicólogo americano que contribuiu para o desenvolvimento do Funcionalismo, mas não criou uma escola chamada Associalismo.

IV - A Gestalt, como mencionado anteriormente, surgiu na Europa como uma reação à fragmentação das ações e processos humanos, realizada pelas tendências da Psicologia do século 19.

Portanto, as alternativas I, II e IV estão corretas, tornando a resposta certa a opção C.

Questão 93

Em relação à história da psicologia, podemos dizer, por enquanto, que ela cresce enquanto ciência quando
reconhece seu objeto de estudo, ou seja, o homem inserido na sociedade em todos os seus vieses. Isto é, a
psicologia só ganha espaço no rol das ciências quando se tem o reconhecimento da experiência privatizada,
bem como o reconhecimento da experiência da crise da subjetividade (Figueiredo, 1991). Ainda, é quando
a doutrina liberal afirma a individualidade, liberdade e igualdade dos homens que se dá o reconhecimento
daquela subjetividade. Entretanto, o próprio indivíduo percebe que estes princípios são mera ilusão,
ocasionando assim a crise da subjetividade, que requer solução.

Quando os homens passam pelas experiências de uma subjetividade privatizada e ao mesmo tempo
percebem que não são tão livres e tão diferentes quanto imaginavam, ficam perplexos. Põem-se a pensar
acerca das causas e do significado de tudo que fazem, sentem e pensam sobre eles mesmos. Os tempos
estão maduros para uma psicologia científica 

(Figueiredo, 1991, p.30).
( L. G. Cambaúva, L. C. da Silva e W. Ferreira,1998)

A seguir assinale a assertiva que melhor corresponde ao conceito da psicologia enquanto ciência:

  • A)O campo de conhecimento da psicologia se constituiu como área do conhecimento científico muito recentemente, ao final do século XIX, a despeito de existir há muito tempo na filosofia enquanto preocupação humana, o que permite hoje uma exatidão com teorias já acabadas e definitivas denominar com precisão seu objeto de estudo.
  • B)A psicologia enquanto área da ciência vem se desenvolvendo na história desde 1875, quando Wilhem Wundt criou o primeiro laboratório de Experimentos em Psicofisiologia em Leipzig, na Alemanha, marcando historicamente o desligamento da psicologia a ideias abstratas e espiritualistas, obedecendo a partir de então critérios da metodologia científica.
  • C)A área da psicologia enquanto ciência de conhecimento relativo, se viu obrigada a incorporar-se a outros campos do saber humano, adotando práticas associadas à psicologia, como por exemplo, a astrologia, numerologia entre outras práticas adivinhatórias e místicas e se mantém desta forma até hoje.
  • D)O objeto de estudo da psicologia científica, percebe o homem como um ser autônomo, que se desenvolve por si mesmo, independente de sua relação com o mundo social, sua cultura e subjetividade.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

A assertiva B) é a que melhor corresponde ao conceito da psicologia enquanto ciência, pois marca o início da psicologia como uma área científica, com a criação do primeiro laboratório de Experimentos em Psicofisiologia por Wilhem Wundt, em 1875. A partir de então, a psicologia começou a se desenvolver como uma ciência, adotando critérios da metodologia científica e se distanciando de ideias abstratas e espiritualistas.

Já a assertiva A) não é precisa, pois a psicologia não tem teorias acabadas e definitivas, e seu objeto de estudo é complexo e multifacetado. Além disso, a psicologia não se constituiu como área do conhecimento científico muito recentemente, pois tem uma longa história que remonta à filosofia.

A assertiva C) é equivocada, pois a psicologia científica não se incorporou a campos do saber humano como a astrologia, numerologia e outras práticas adivinhatórias e místicas. Pelo contrário, a psicologia científica busca se manter fiel à sua metodologia científica e se distanciar de práticas pseudocientíficas.

Por fim, a assertiva D) não é precisa, pois o objeto de estudo da psicologia científica não é o homem como um ser autônomo, independente de sua relação com o mundo social, sua cultura e subjetividade. Pelo contrário, a psicologia científica busca entender o homem inserido na sociedade em todos os seus vieses, considerando a subjetividade e a experiência privatizada.

Em resumo, a psicologia enquanto ciência se desenvolveu a partir do reconhecimento de seu objeto de estudo, ou seja, o homem inserido na sociedade em todos os seus vieses, e não como um ser autônomo. Além disso, a psicologia científica busca se manter fiel à sua metodologia científica e se distanciar de práticas pseudocientíficas.

Portanto, é fundamental entender a psicologia como uma ciência que busca entender o homem em sua totalidade, considerando a subjetividade, a experiência privatizada e a crise da subjetividade. Somente assim podemos ter uma compreensão mais profunda do objeto de estudo da psicologia científica.

Questão 94

No clássico A Função Psicológica do Trabalho; Yves Clot (1999) afirma que a abordagemsobre a atividade de trabalho desenvolvida em seulivro foi deliberadamente influenciada por uma escola de Psicologia. Assinale a escola de Psicologia a que Yves Clot se filiou.

  • A)Escola francesa de Christophe Dejours.
  • B)Escola russa de Vygotsky.
  • C)Escola suíça de Jean Piaget.
  • D)Escola sueca de Gardell e Frankenhauser.
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A alternativa correta é B)

I'll respond in Brazilian Portuguese, using the HTML format with the highest hierarchy tag being `
`. Here's the completed text:

No clássico A Função Psicológica do Trabalho; Yves Clot (1999) afirma que a abordagem sobre a atividade de trabalho desenvolvida em seu livro foi deliberadamente influenciada por uma escola de Psicologia. Assinale a escola de Psicologia a que Yves Clot se filiou.
Essa escola de Psicologia é fundamental para entender a abordagem de Yves Clot sobre o trabalho, pois sua influência pode ser vista em toda a obra. A escolha correta é a escola russa de Vygotsky, que se destaca por sua abordagem sociocultural e histórica sobre o desenvolvimento humano. Essa escola considera que o desenvolvimento humano é influenciado pela cultura e pela história, o que se reflete no modo como as pessoas se relacionam com o trabalho.
Vygotsky, um dos principais representantes dessa escola, acreditava que o desenvolvimento humano é resultado da interação entre as pessoas e o meio ambiente. Essa ideia é muito próxima da abordagem de Yves Clot sobre o trabalho, que considera que a atividade laboral é influenciada pelo contexto em que ela é realizada. Além disso, Vygotsky também acreditava que o desenvolvimento humano é caracterizado por uma zona de desenvolvimento proximal, que é a distância entre o que uma pessoa pode fazer sozinha e o que ela pode fazer com a ajuda de outras pessoas. Isso se reflete na abordagem de Yves Clot sobre a formação de profissionais, que considera que o trabalho é uma atividade que envolve a cooperação e a colaboração entre as pessoas.

  • A) Escola francesa de Christophe Dejours.
  • B) Escola russa de Vygotsky.
  • C) Escola suíça de Jean Piaget.
  • D) Escola sueca de Gardell e Frankenhauser.

Portanto, a escolha correta é a opção B) Escola russa de Vygotsky. Essa escola de Psicologia teve uma influência significativa na abordagem de Yves Clot sobre o trabalho e sua influência pode ser vista em toda a obra.

Questão 95

Para (Ceccarelli, 2003) O aparecimento da Psicopatologia como disciplina organizada,
marcando ao mesmo tempo o rompimento com a psiquiatria do séc. XVIII, ocorreu com a
publicação do/a:

  • A)DSM-IV (Manual de Diagnóstico e Estatística da Associação Psiquiátrica Americana).
  • B)CID-1O (Classificação Internacional de Doenças).
  • C)A discussão sobre as políticas de saúde mental
  • D)Allgemaine Psychopathologie (Psicopatologia geral) de Karl Jaspers no início do século XX.
  • E)Laboratoire de Psychopathologie Fondamentale et Psychanalyse da Universidade de Paris VII.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Para Ceccarelli (2003), o aparecimento da Psicopatologia como disciplina organizada, marcando ao mesmo tempo o rompimento com a psiquiatria do séc. XVIII, ocorreu com a publicação do/a:

  • A) DSM-IV (Manual de Diagnóstico e Estatística da Associação Psiquiátrica Americana).
  • B) CID-10 (Classificação Internacional de Doenças).
  • C) A discussão sobre as políticas de saúde mental.
  • D) Allgemaine Psychopathologie (Psicopatologia geral) de Karl Jaspers no início do século XX.
  • E) Laboratoire de Psychopathologie Fondamentale et Psychanalyse da Universidade de Paris VII.

O gabarito correto é D). Isso ocorreu porque a obra de Karl Jaspers, "Allgemaine Psychopathologie", publicada em 1913, é considerada um marco importante na história da Psicopatologia, pois apresentou uma abordagem mais sistemática e científica para o estudo dos distúrbios mentais.

Antes disso, a Psiquiatria do séc. XVIII era mais focada em aspectos mais amplos, como a filosofia e a antropologia. Já a obra de Jaspers trouxe uma perspectiva mais específica e detalhada para a compreensão dos processos psicológicos e psicopatológicos.

Além disso, a publicação de "Allgemaine Psychopathologie" marcou o início de uma nova era na Psicopatologia, caracterizada por uma abordagem mais científica e sistemática, que buscou compreender os distúrbios mentais de forma mais aprofundada e detalhada.

Portanto, a resposta certa é a letra D), que faz referência à obra fundamental de Karl Jaspers, que revolucionou a forma como os distúrbios mentais eram estudados e compreendidos.

É importante destacar que a Psicopatologia é uma disciplina que se preocupa em estudar os distúrbios mentais, suas causas, sintomas e tratamentos. E a obra de Jaspers foi fundamental para o desenvolvimento dessa disciplina.

Além disso, a Psicopatologia também se preocupa em compreender como os distúrbios mentais afetam as pessoas e como elas se relacionam com o mundo ao seu redor.

Portanto, a resposta certa é a letra D), que faz referência à obra fundamental de Karl Jaspers, que trouxe uma perspectiva mais científica e sistemática para o estudo dos distúrbios mentais.

Questão 96

“Embora Wilhelm Wundt seja considerado o fundador da psicologia, ele não foi o seu criador. A psicologia é o resultado de uma longa sequência de esforços criativos.” (Duane Schultz & Schultz, 2006). De acordo com a história da psicologia, analise as afirmativas a seguir.

I. A contribuição de Wundt para a fundação da psicologia moderna deve-se tanto à única descoberta científica quanto à promoção vigorosa da experimentação sistemática realizada por ele.
II. Em relação à história da psicologia, não é correto afirmar que Wundt foi um agente poderoso do que já estava em andamento, um promotor talentoso do inevitável.
III. Pode-se afirmar que após o falecimento de Fechner, um dos colaboradores da história da psicologia, seus papéis foram doados a Wundt, que proferiu palavras honrosas em sua memória durante o funeral.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)





  • A)I, II e III.
  • B)I, apenas.
  • C)I e II, apenas.
  • D)II e III, apenas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Para responder às afirmativas apresentadas, é necessário analisar a contribuição de Wilhelm Wundt na fundação da psicologia moderna e sua relação com outros importantes nomes da história da psicologia.

Em relação à afirmativa I, é correto dizer que a contribuição de Wundt para a fundação da psicologia moderna se deve tanto à sua descoberta científica quanto à promoção da experimentação sistemática. Wundt foi o primeiro a estabelecer um laboratório de psicologia em Leipzig, Alemanha, em 1879, e é considerado o pai da psicologia moderna por ter criado um método científico para estudar a mente humana.

Já a afirmativa II é também verdadeira. Wundt não foi apenas um agente que continuou o que já estava em andamento, mas sim um promotor talentoso que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da psicologia. Ele foi um dos primeiros a defender a ideia de que a psicologia deve ser estudada de forma científica e sistemática, e seu trabalho influenciou gerações de psicólogos.

No entanto, a afirmativa III não é verdadeira. Embora Wundt tenha sido influenciado pelo trabalho de Gustav Fechner, não há registros de que tenha proferido palavras honrosas em sua memória durante o funeral. Fechner foi um dos primeiros a estudar a relação entre a mente e o corpo, e seu trabalho foi fundamental para o desenvolvimento da psicologia.

Portanto, as afirmativas I e II estão corretas, enquanto a afirmativa III está incorreta. A resposta certa é C) I e II, apenas.

Questão 97

A Psicologia como profissão, no Brasil, completou, oficialmente, 50 anos em 2012. Mudanças sócio-culturais e nas ciências contribuíram para o surgimento da Psicologia como um ramo científico independente. Dos questionamentos à soberania religiosa e a ruptura com outras convenções sociais, a Psicologia trilhou um longo caminho para a sua soberania. Associada por muito tempo e vista como subordinada às ciências, como a Biologia e Filosofia, a autonomia da Psicologia e a construção de um objeto passível de verificação científica teve um marco.
Assinale a alternativa que apresenta esse marco.

  • A)O surgimento da modernidade com o pensamento Cartesiano: “Penso, logo existo.”
  • B)O método proposto por Francis Bacon que pregava como base da razão experiências “puras” isentas de “erros” e “ilusões”
  • C)O método de Associação Livre de Sigmund Freud.
  • D)O procedimento “Genealogia” de Nietzsche.
  • E)O método experimental cerne da Psicologia Social de W. Wundt.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

A Psicologia como profissão, no Brasil, completou, oficialmente, 50 anos em 2012. Mudanças sócio-culturais e nas ciências contribuíram para o surgimento da Psicologia como um ramo científico independente. Dos questionamentos à soberania religiosa e a ruptura com outras convenções sociais, a Psicologia trilhou um longo caminho para a sua soberania. Associada por muito tempo e vista como subordinada às ciências, como a Biologia e Filosofia, a autonomia da Psicologia e a construção de um objeto passível de verificação científica teve um marco.
Assinale a alternativa que apresenta esse marco.

  • A)O surgimento da modernidade com o pensamento Cartesiano: “Penso, logo existo.”
  • B)O método proposto por Francis Bacon que pregava como base da razão experiências “puras” isentas de “erros” e “ilusões”
  • C)O método de Associação Livre de Sigmund Freud.
  • D)O procedimento “Genealogia” de Nietzsche.
  • E)O método experimental cerne da Psicologia Social de W. Wundt.

Ocorreu um marco importante na história da Psicologia com o método experimental cerne da Psicologia Social de W. Wundt, que permitiu a construção de um objeto passível de verificação científica. Isso fez com que a Psicologia se destacasse como uma ciência independente, capaz de estudar e analisar fenômenos psicológicos de forma sistemática e rigorosa.

No Brasil, a Psicologia como profissão oficial começou a se consolidar em meados do século XX. A criação da primeira faculdade de Psicologia em 1953, na cidade de São Paulo, foi um importante passo para a formação de profissionais capacitados para atuar na área. Desde então, a Psicologia tem se desenvolvido rapidamente no país, com a criação de cursos de graduação e pós-graduação, além de instituições e associações que congregam profissionais da área.

A Psicologia como profissão tem se tornado cada vez mais reconhecida e respeitada no Brasil. Os psicólogos trabalham em diversas áreas, como saúde mental, educação, justiça, trabalho e organizações. Eles desempenham um papel fundamental na promoção da saúde, bem-estar e desenvolvimento das pessoas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A autonomia da Psicologia como ciência e profissão tem permitido que os profissionais da área desempenhem um papel mais amplo e relevante na sociedade. A Psicologia tem se tornado uma ferramenta importante para a compreensão e solução de problemas sociais, como a violência, a desigualdade e a exclusão. Além disso, a Psicologia tem contribuído para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O reconhecimento da Psicologia como uma ciência independente e autônoma tem permitido que os profissionais da área sejam cada vez mais reconhecidos e respeitados. A Psicologia tem se tornado uma profissão de destaque no Brasil, com uma ampla gama de oportunidades de trabalho e crescimento.

Em resumo, o marco importante na história da Psicologia foi o método experimental cerne da Psicologia Social de W. Wundt, que permitiu a construção de um objeto passível de verificação científica e a autonomia da Psicologia como ciência e profissão. Desde então, a Psicologia tem se desenvolvido rapidamente no Brasil, tornando-se uma ferramenta importante para a compreensão e solução de problemas sociais e uma profissão de destaque no país.

Questão 98

Com relação à História da Psicologia Brasileira, assinale a afirmativa correta.

  • A)Os laboratórios experimentais não fizeram parte da tradição do ensino da psicologia no Brasil.
  • B)As ideias de Lombroso não foram veiculadas nos primórdios da psicologia brasileira.
  • C)A principal influência da Escola Francesa na Psicologia Brasileira foi a de Theodore Ribot.
  • D)O trabalho de Wundt teve pouca importância no desenvolvimento da psicologia brasileira.
  • E)A Liga Brasileira de Higiene Mental, em uma primeira etapa, teve importante papel na psicologia brasileira, especialmente por meio do desenvolvimento de testes psicológicos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Com relação à História da Psicologia Brasileira, assinale a afirmativa correta.

  • A) Os laboratórios experimentais não fizeram parte da tradição do ensino da psicologia no Brasil.
  • B) As ideias de Lombroso não foram veiculadas nos primórdios da psicologia brasileira.
  • C) A principal influência da Escola Francesa na Psicologia Brasileira foi a de Theodore Ribot.
  • D) O trabalho de Wundt teve pouca importância no desenvolvimento da psicologia brasileira.
  • E) A Liga Brasileira de Higiene Mental, em uma primeira etapa, teve importante papel na psicologia brasileira, especialmente por meio do desenvolvimento de testes psicológicos.

Resposta: E) A Liga Brasileira de Higiene Mental, em uma primeira etapa, teve importante papel na psicologia brasileira, especialmente por meio do desenvolvimento de testes psicológicos.

Explicação: A Liga Brasileira de Higiene Mental foi fundada em 1923 e teve como objetivo principal a promoção da saúde mental e a prevenção de doenças mentais. Nessa primeira etapa, a Liga teve um papel fundamental na psicologia brasileira, pois contribuiu para o desenvolvimento de testes psicológicos, que eram fundamentais para a avaliação e diagnóstico de doenças mentais.

Além disso, a Liga Brasileira de Higiene Mental também foi responsável por promover a formação de profissionais em saúde mental e pela criação de serviços de saúde mental em todo o país. Isso fez com que a psicologia brasileira se desenvolvesse de forma mais rápida e eficaz, uma vez que havia uma maior compreensão da importância da saúde mental para a sociedade.

Já as outras opções não são corretas. A opção A está errada, pois os laboratórios experimentais fizeram parte da tradição do ensino da psicologia no Brasil, especialmente com a criação do Laboratório de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo em 1947.

A opção B também está errada, pois as ideias de Lombroso foram veiculadas nos primórdios da psicologia brasileira, especialmente com a obra "O Homem Delinquente", que foi publicada em 1876 e teve grande influência na formação da criminologia brasileira.

A opção C está errada, pois a principal influência da Escola Francesa na Psicologia Brasileira foi a de Théodule Ribot, mas não foi a única influência. A Psicologia Brasileira também foi influenciada por outras escolas, como a Escola Alemã e a Escola Norte-Americana.

A opção D está errada, pois o trabalho de Wundt teve grande importância no desenvolvimento da psicologia brasileira, especialmente com a criação do primeiro laboratório de psicologia experimental do mundo em 1879.

Portanto, a resposta correta é a opção E, que destaca o papel fundamental da Liga Brasileira de Higiene Mental no desenvolvimento da psicologia brasileira.

Questão 99

Georges Canguilhem, no clássico texto “O que é a psicologia?”, considera que:

  • A)“o psicólogo contemporâneo exercita um saber científico que se ancora em larga tradição filosófica e que também está articulado à ascensão do método experimental, constituindo- se prática relevante e fundamental para compreensão da dimensão psíquica dos indivíduos.”
  • B)“o psicólogo é o profissional competente para investigar a personalidade e maturidade individuais, os modos de relacionamento familiar, a adaptação laborativa, a capacidade de constituição do vínculo e o desenvolvimento de atitudes tolerantes e disciplinadas em atividades comunitárias.”
  • C)“o psicólogo é, na maioria das vezes, um prático profissional cuja ciência é totalmente inspirada nas ‘leis’ de adaptação a um meio sociotécnico, o que confere às [suas] operações de medida uma significação de apreciação e um alcance de perícia.”
  • D)“o psicólogo é um estudioso das causas e consequências da violência familiar, relacionando o fenômeno da violência doméstica à violência estrutural (que incide sobre a vida das crianças e adolescentes) e à delinquência, entendida como forma de violência cometida por crianças e jovens transgressores.”
  • E)“o psicólogo é o profissional indicado a motivar, treinar e desenvolver habilidades esportivas tanto em atletas que visem aumentar seu rendimento esportivo quanto em crianças e jovens em processo de iniciação desportiva, bem como em atletas com burnout.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Georges Canguilhem, no clássico texto “O que é a psicologia?”, considera que:

  • A)“o psicólogo contemporâneo exercita um saber científico que se ancora em larga tradição filosófica e que também está articulado à ascensão do método experimental, constituindo-se prática relevante e fundamental para compreensão da dimensão psíquica dos indivíduos.”
  • B)“o psicólogo é o profissional competente para investigar a personalidade e maturidade individuais, os modos de relacionamento familiar, a adaptação laborativa, a capacidade de constituição do vínculo e o desenvolvimento de atitudes tolerantes e disciplinadas em atividades comunitárias.”
  • C)“o psicólogo é, na maioria das vezes, um prático profissional cuja ciência é totalmente inspirada nas ‘leis’ de adaptação a um meio sociotécnico, o que confere às [suas] operações de medida uma significação de apreciação e um alcance de perícia.”
  • D)“o psicólogo é um estudioso das causas e consequências da violência familiar, relacionando o fenômeno da violência doméstica à violência estrutural (que incide sobre a vida das crianças e adolescentes) e à delinquência, entendida como forma de violência cometida por crianças e jovens transgressores.”
  • E)“o psicólogo é o profissional indicado a motivar, treinar e desenvolver habilidades esportivas tanto em atletas que visem aumentar seu rendimento esportivo quanto em crianças e jovens em processo de iniciação desportiva, bem como em atletas com burnout.

É interessante notar que a definição apresentada por Canguilhem sobre o que é um psicólogo é mais ampla e abrangente, considerando que a profissão envolve não apenas a investigação de fenômenos psicológicos, mas também a aplicação prática de conhecimentos e técnicas para resolver problemas e melhorar a vida das pessoas.

A definição C) destaca a importância do psicólogo como um profissional que trabalha em estreita colaboração com outros especialistas, como médicos, educadores e assistentes sociais, para desenvolver intervenções que promovam a saúde e o bem-estar das pessoas. Além disso, essa definição também ressalta a necessidade do psicólogo ter uma visão crítica e reflexiva sobre a sua prática, considerando as implicações sociais e culturais dos seus trabalhos.

Em resumo, a definição de Canguilhem sobre o que é um psicólogo é mais abrangente e completa, pois considera a complexidade e a diversidade das funções e responsabilidades do profissional de psicologia.

Por outro lado, as demais definições apresentadas são mais restritas e limitadas, pois se concentram em apenas alguns aspectos da profissão de psicólogo, como a investigação da personalidade e maturidade individuais (B), a análise da violência familiar (D) ou a motivação e treinamento esportivo (E).

É importante notar que a definição de Canguilhem é mais coerente com a realidade da profissão de psicólogo, que envolve uma ampla gama de atividades e responsabilidades, desde a investigação científica até a intervenção prática em diferentes contextos.

Portanto, a definição C) é a mais adequada e completa para descrever a profissão de psicólogo, considerando a sua complexidade e diversidade.

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Questão 100

Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante
recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em
miniatura e participava integralmente das atividades relativas à
vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o
aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do
desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a
compreensão particularizada da infância e seus processos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue
os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

A psicologia do desenvolvimento surgiu como campo de estudo científico no final do século XX.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante
recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em
miniatura e participava integralmente das atividades relativas à
vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o
aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do
desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a
compreensão particularizada da infância e seus processos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue
os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

A psicologia do desenvolvimento surgiu como campo de estudo científico no final do século XX.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é E). Isso porque, como vimos no texto inicial, a psicologia do desenvolvimento surgiu com o aparecimento da infância como categoria, o que ocorreu no século XVII. Portanto, não é verdade que a psicologia do desenvolvimento surgiu no final do século XX.

Além disso, é importante notar que a psicologia do desenvolvimento é uma área que se dedica a estudar as mudanças que ocorrem nas pessoas ao longo da vida, desde a infância até a velhice. Ela busca entender como as pessoas se desenvolvem, como elas aprendem, como elas se relacionam com os outros e como elas se adaptam às mudanças que ocorrem ao longo da vida.

Entre os principais teóricos que contribuíram para o desenvolvimento da psicologia do desenvolvimento, podemos citar Jean Piaget, que é conhecido por sua teoria sobre as etapas do desenvolvimento cognitivo. Outro teórico importante é Lev Vygotsky, que se concentrou na importância da interação social no desenvolvimento das crianças.

A psicologia do desenvolvimento também é fundamental para a criação de políticas públicas que visam a proteção e ao bem-estar das crianças. Ela fornece subsídios importantes para a criação de programas de educação infantil, de políticas de saúde e de proteção à infância.

Além disso, a psicologia do desenvolvimento é uma ferramenta importante para os pais e educadores, pois ela fornece conhecimentos sobre como as crianças se desenvolvem e como elas aprendem. Isso permite que os pais e educadores criem estratégias mais eficazes para apoiar o desenvolvimento das crianças.

Em resumo, a psicologia do desenvolvimento é uma área que se dedica a estudar as mudanças que ocorrem nas pessoas ao longo da vida. Ela é fundamental para a criação de políticas públicas que visam a proteção e ao bem-estar das crianças e é uma ferramenta importante para os pais e educadores.

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