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Questões Sobre História da Psicologia - Psicologia - concurso

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Questão 11

No que se refere à origem e ao
desenvolvimento da área de Avaliação e
Psicodiagnóstico em Psicologia, analise os
itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa
correta:
I – A Avaliação Psicológica e o
Psicodiagnóstico circunscrevem um campo
profissional e é necessário que o psicólogo se
atenha às técnicas aplicadas e avaliadas,
valorizando sua prática científica.
II – Os principais autores na área confluem
para a delimitação do campo da Avaliação
Psicológica e Psicodiagnóstico como um
processo científico qualificado, a ser realizado
apenas pelo Psicólogo.
III – Ainda são frequentes as críticas aos
procedimentos em Avaliação Psicológica e
Psicodiagnóstico, indicando que eles salientam
aspectos de vulnerabilidade, como transtornos
de personalidade e déficits cognitivos.

  • A)Apenas o item I é verdadeiro.
  • B)Apenas o item II é verdadeiro.
  • C)Apenas o item III é verdadeiro.
  • D)Apenas os itens II e III são verdadeiros.
  • E)Nenhum dos itens é verdadeiro.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

A Avaliação Psicológica e o Psicodiagnóstico em Psicologia são áreas que envolvem a aplicação de técnicas e instrumentos para avaliar e diagnosticar os processos psicológicos de indivíduos ou grupos. Essas áreas são fundamentais para a compreensão do comportamento humano e para a tomada de decisões em contextos clínicos, educacionais e organizacionais.

No que se refere à origem e ao desenvolvimento da área de Avaliação e Psicodiagnóstico em Psicologia, é importante considerar que ela surgiu a partir da necessidade de avaliar e compreender os processos psicológicos humanos. Ao longo do tempo, essa área evoluiu e se desenvolveu, tornando-se uma das principais áreas de atuação dos psicólogos.

Os principais autores na área de Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico concordam que a avaliação psicológica é um processo científico que envolve a aplicação de técnicas e instrumentos para avaliar e diagnosticar os processos psicológicos humanos. Além disso, eles também concordam que a avaliação psicológica é um processo complexo que requer conhecimentos específicos e habilidades técnicas.

Em relação às críticas aos procedimentos em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, é importante considerar que elas são frequentes e variadas. Algumas dessas críticas se referem à falta de padronização dos instrumentos de avaliação, enquanto outras se referem à vulnerabilidade dos indivíduos avaliados. É fundamental que os psicólogos sejam conscientes dessas críticas e trabalhem para superá-las.

Portanto, é correto afirmar que os itens II e III são verdadeiros. O item II é verdadeiro porque a avaliação psicológica é um processo científico que envolve a aplicação de técnicas e instrumentos para avaliar e diagnosticar os processos psicológicos humanos. O item III é verdadeiro porque as críticas aos procedimentos em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico são frequentes e variadas.

  • A) Apenas o item I é verdadeiro.
  • B) Apenas o item II é verdadeiro.
  • C) Apenas o item III é verdadeiro.
  • D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.
  • E) Nenhum dos itens é verdadeiro.

Questão 12

Quando a psicologia surgiu pela primeira vez
como uma ciência separada da biologia e filosofia,
o debate sobre a forma de descrever e explicar a
mente humana e comportamento começou. Assim
surgiram algumas escolas de pensamento que
influenciam o nosso conhecimento e compreensão
da psicologia, assim é INCORRETO afirmar que:

  • A)O estruturalismo é amplamente considerado como a primeira escola de pensamento da psicologia. Esta perspectiva focava em quebrar processos mentais em componentes mais básicos. Pensadores importantes associados com o estruturalismo incluem Wilhelm Wundt e Edward Titchener.
  • B)Behaviorismo sugere que todo o comportamento pode ser explicado por causas ambientais e não por forças internas. Behaviorismo é focado em comportamento observável. Teorias da aprendizagem, incluindo o condicionamento clássico e condicionamento operante foi o foco de um grande esforço de investigação. O Behaviorismo foi baseado na obra de pensadores como: John B. Watson, Ivan Pavlov, BF Skinner.
  • C)A psicanálise é uma escola de psicologia fundada por Sigmund Freud. Esta escola de pensamento enfatizou a influência da mente inconsciente no comportamento.Freud acreditava que a mente humana era composta por três elementos: o id, ego e superego . O id consiste em instintos mais primitivos, enquanto o ego é o componente da personalidade acusado de lidar com a realidade. O superego é a parte da personalidade que mantém todos os ideais e valores que internalizamos de nossos pais e cultura. Freud acreditava que a interação desses três elementos foi o que levou a todos os comportamentos humanos complexos.
  • D)Psicologia humanista, por sua vez foca na livre vontade individual, crescimento pessoal e o conceito de auto-realização. Enquanto as escolas iniciais de pensamento foram centradas principalmente sobre o comportamento humano anormal, psicologia humanista diferia consideravelmente em sua ênfase em ajudar as pessoas a alcançar e realizar o seu potencial.Grandes pensadores humanistas incluem: Abraham Maslow Carl Rogers e Jean Piaget.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

ou seja, é INCORRETO afirmar que a psicologia humanista foca em descrever e explicar a mente humana e comportamento.

É importante notar que cada escola de pensamento contribuiu de forma significativa para o nosso conhecimento e compreensão da psicologia. O estruturalismo, por exemplo, ajudou a estabelecer a psicologia como uma ciência separada, enquanto o behaviorismo trouxe uma perspectiva mais objetiva para o estudo do comportamento. A psicanálise, por sua vez, introduziu a ideia de que a mente inconsciente pode influenciar o comportamento, e a psicologia humanista destacou a importância da livre vontade individual e do crescimento pessoal.

Além disso, essas escolas de pensamento não são mutuamente exclusivas, e muitas vezes se intersectam e se influenciam mutuamente. Por exemplo, o behaviorismo pode ser visto como uma reação ao estruturalismo, enquanto a psicanálise pode ser vista como uma resposta à falta de consideração pela mente inconsciente no behaviorismo. Da mesma forma, a psicologia humanista pode ser vista como uma reação à falta de consideração pela livre vontade individual e pelo crescimento pessoal nas escolas de pensamento anteriores.

Em resumo, a psicologia é uma ciência que evoluiu ao longo do tempo, e cada escola de pensamento contribuiu de forma significativa para o nosso conhecimento e compreensão da mente humana e do comportamento. É importante reconhecer a contribuição de cada escola de pensamento e entender como elas se relacionam entre si.

Outra coisa importante a ser considerada é que a psicologia é uma ciência que está em constante evolução. Novas teorias e descobertas estão sendo feitas todos os dias, e é importante que os estudantes de psicologia estejam cientes dessas mudanças e estejam preparados para adaptar-se às novas informações.

Além disso, a psicologia também é uma ciência que é influenciada pela cultura e pela sociedade. As teorias e descobertas feitas em um contexto cultural ou social específico podem não ser necessariamente aplicáveis a outro contexto. É importante que os estudantes de psicologia estejam cientes dessas diferenças e estejam preparados para adaptar-se às necessidades específicas de cada contexto.

Em conclusão, a psicologia é uma ciência complexa e multifacetada que evoluiu ao longo do tempo. Cada escola de pensamento contribuiu de forma significativa para o nosso conhecimento e compreensão da mente humana e do comportamento. É importante reconhecer a contribuição de cada escola de pensamento e entender como elas se relacionam entre si. Além disso, é importante que os estudantes de psicologia estejam cientes das mudanças constantes na ciência e estejam preparados para adaptar-se às novas informações e às necessidades específicas de cada contexto.

Questão 13

A psicologia surgiu como uma disciplina
científica pelo estabelecimento do primeiro Instituto
de Psicologia em ___________, em Leipzig, na
Alemanha, por _____________(1832-1920). É aqui
que os primeiros psicólogos profissionais adquiriram
as competências de trabalho experimental para
estudar a mente. Wundt centrou suas experiências
nas experiências conscientes e ele substituiu o
conceito de espírito por consciência. Ele adotou o
método de ______________.

  • A)1878, Wilhelm Wundt, Introspecção.
  • B)1879, William James, Observação.
  • C)1879, Wilhelm Wundt, Introspecção.
  • D)1878, William James, Introspecção.
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A alternativa correta é C)

A psicologia surgiu como uma disciplina científica pelo estabelecimento do primeiro Instituto de Psicologia em 1879, em Leipzig, na Alemanha, por Wilhelm Wundt (1832-1920). É aqui que os primeiros psicólogos profissionais adquiriram as competências de trabalho experimental para estudar a mente. Wundt centrou suas experiências nas experiências conscientes e ele substituiu o conceito de espírito por consciência. Ele adotou o método de introspecção.

Essa escolha pelo método de introspecção permitiu que Wundt estudasse a mente de forma mais sistemática e controlada. A introspecção é um método que permite ao pesquisador analisar suas próprias experiências subjetivas e sentimentos, buscando entender como a mente processa as informações. Com essa abordagem, Wundt pôde investigar como as pessoas percebem, aprendem e se lembram de informações.

Além disso, o estabelecimento do Instituto de Psicologia em Leipzig marcou o início da psicologia como uma disciplina científica autônoma. Antes disso, a psicologia era considerada uma subdivisão da filosofia. Com a criação do instituto, Wundt pôde reunir estudantes e pesquisadores para trabalhar juntos em experimentos e estudos, consolidando a psicologia como uma área de estudo independente.

O trabalho de Wundt em Leipzig também inspirou outros pesquisadores a criar seus próprios institutos de psicologia em outros países. Isso permitiu que a disciplina se disseminasse rapidamente e que novas teorias e métodos fossem desenvolvidos. Em resumo, o estabelecimento do Instituto de Psicologia em Leipzig por Wilhelm Wundt foi um marco importante na história da psicologia, permitindo que a disciplina se desenvolvesse e se consolidasse como uma área de estudo científico.

  • A)1878, Wilhelm Wundt, Introspecção.
  • B)1879, William James, Observação.
  • C)1879, Wilhelm Wundt, Introspecção.
  • D)1878, William James, Introspecção.

Questão 14

Helena Scarparo e Neuza Guareschi (2007)
observam que, historicamente, algumas práticas da
Psicologia têm se colocado distante dos contextos
históricos e culturais nos quais estão imersos os seus
objetos de estudo. Como consequência, essas
práticas se apresentam de forma:

  • A)comprometidas com os direitos humanos
  • B)comprometidas com o contexto social
  • C)emancipatórias
  • D)elitistas
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Helena Scarparo e Neuza Guareschi (2007) observam que, historicamente, algumas práticas da Psicologia têm se colocado distante dos contextos históricos e culturais nos quais estão imersos os seus objetos de estudo. Como consequência, essas práticas se apresentam de forma:

  • D) elitistas

Essas práticas elitistas se caracterizam por se concentrar em uma abordagem universalista, que não leva em conta as especificidades culturais e históricas dos grupos sociais que estão sendo estudados. Isso pode levar a uma falta de compreensão profunda dos problemas que esses grupos enfrentam, e, consequentemente, a uma intervenção que não é eficaz.

Além disso, as práticas elitistas também podem ser vistas como uma forma de colonialismo intelectual, em que os conceitos e teorias desenvolvidos em um contexto específico são impostos a outros contextos, sem considerar as suas particularidades.

Portanto, é fundamental que os profissionais da Psicologia sejam capazes de reconhecer a importância do contexto histórico e cultural nos seus estudos e intervenções, a fim de evitar a perpetuação de práticas elitistas que não beneficiam os grupos sociais que estão sendo estudados.

É importante destacar que a Psicologia deve ser uma ciência que se preocupa com a compreensão das pessoas em seu contexto, e não apenas com a aplicação de conceitos e teorias desenvolvidos em um ambiente específico.

Os autores também destacam a importância de uma abordagem crítica e reflexiva em relação às práticas da Psicologia, a fim de evitar a perpetuação de práticas elitistas e promover uma compreensão mais profunda e respeitosa dos grupos sociais que estão sendo estudados.

Em resumo, as práticas elitistas na Psicologia são uma consequência da falta de consideração com os contextos históricos e culturais nos quais estão imersos os objetos de estudo. É fundamental que os profissionais da Psicologia sejam capazes de reconhecer a importância do contexto e promover uma abordagem mais crítica e reflexiva em seus estudos e intervenções.

Questão 15

Pode-se afirmar que o significado da morte varia, necessariamente, no decorrer da história e entre as diferentes culturas humanas. Nesse contexto, no Ocidente, com a modernidade e o capitalismo, instituiu-se uma relação do homem com a morte caracterizada, fundamentalmente, pela sua 

  • A)desvaloração como mercadoria ou bem economicamente negociável.
  • B)abordagem interdisciplinar e tecnológica, restrita à organicidade.
  • C)negação, como se observa no modelo do hospitalocentrismo.
  • D)percepção como parte natural da condição existencial do ser humano.
  • E)compreensão científica e, principalmente, enquanto experiência subjetiva.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Pode-se afirmar que o significado da morte varia, necessariamente, no decorrer da história e entre as diferentes culturas humanas. Nesse contexto, no Ocidente, com a modernidade e o capitalismo, instituiu-se uma relação do homem com a morte caracterizada, fundamentalmente, pela sua 

  • A)desvaloração como mercadoria ou bem economicamente negociável.
  • B)abordagem interdisciplinar e tecnológica, restrita à organicidade.
  • C)negação, como se observa no modelo do hospitalocentrismo.
  • D)percepção como parte natural da condição existencial do ser humano.
  • E)compreensão científica e, principalmente, enquanto experiência subjetiva.

Essa negação da morte, como resposta C, é uma característica marcante da sociedade contemporânea. Com o advento da modernidade e do capitalismo, a morte passou a ser vista como um evento indesejável, algo que deve ser evitado a todo custo. Isso se reflete na forma como as pessoas lidam com a morte, muitas vezes ocultando-a ou tratando-a como um tabu.

Essa negação se manifesta de diversas maneiras. Por exemplo, nos hospitais, onde a morte é frequentemente escondida dos pacientes e familiares, como se fosse possível escapar da realidade. Além disso, a indústria funerária e os serviços de saúde oferecem uma série de opções para "melhorar" a experiência da morte, tornando-a mais "digna" e "civilizada".

No entanto, essa negação da morte também traz consequências negativas. Muitas pessoas sentem-se desconfortáveis em falar sobre a morte ou em lidar com o luto, o que pode levar a uma falta de preparo para o momento em que a morte chega. Além disso, a negação da morte pode também levar a uma perda de conexão com a vida e com os outros, tornando as pessoas mais individualistas e menos solidárias.

É importante lembrar que a morte é uma parte natural da vida e que, ao invés de negá-la, devemos aprender a lidar com ela de forma mais saudável. Isso pode ser feito através de uma abordagem mais honesta e aberta sobre a morte, que permita às pessoas se prepararem para o momento em que ela chega. Além disso, é fundamental criar uma cultura que valorize a vida e as relações humanas, tornando a morte um momento de reflexão e de conexão com os outros.

Em resumo, a resposta C, negação da morte, é a mais adequada para descrever a relação do homem com a morte na sociedade contemporânea. No entanto, é fundamental que mudemos essa abordagem e aprendamos a lidar com a morte de forma mais saudável e natural.

Questão 16

Sobre o surgimento da Psicologia como ciência, assinale a alternativa correta. 

  • A)Em meados do século XIX as escolas já haviam perdido a sua força como centro de estudos teóricos. Era o início do seu fim. A psicologia, no início do século XX, caracteriza-se pela sua abertura e tolerância aos diversos caminhos de pesquisa, e foram tão volumosas, diversificadas e profundas que levaram às especializações e à formação de micro-sistemas.
  • B)Com a publicação do livro Elementos de Psicologia Fisiológica, em 1864, Wundt reúne, num tronco, as raízes ou tendências científicas e filosóficas da psicologia que haviam surgido até então. Wundt não só reúne, mas classifica e agrupa os elementos da vida mental, determina o seu objeto e objetivo, enuncia os seus princípios e os seus problemas, estabelece os métodos de estudo, enfim, estrutura e normatiza a psicologia.
  • C)A consciência é composta de duas partes: o foco – onde os objetos são percebidos com clareza e distinção, e o campo - que forma a periferia do foco, não recebe tanta luz, portanto, os objetos, na penumbra, são percebidos com menos intensidade, de forma difusa. A atenção traz os fatos para o foco da consciência. O que não se encontra no foco está no campo. Quanto maior a atenção, mais clara é a percepção dos fenômenos que estão na área enfocada. Essa visão de Titchener relaciona-se com o estudo de figura-fundo feito posteriormente pelos gestaltistas e precede a descoberta do inconsciente por Freud.
  • D)As três escolas psicológicas, que estruturaram e caracterizaram a psicologia no início do século XX foram: o Estruturalismo, o Behaviorismo e a Psicanálise.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

A alternativa correta é a B) Com a publicação do livro Elementos de Psicologia Fisiológica, em 1864, Wundt reúne, num tronco, as raízes ou tendências científicas e filosóficas da psicologia que haviam surgido até então. Wundt não só reúne, mas classifica e agrupa os elementos da vida mental, determina o seu objeto e objetivo, enuncia os seus princípios e os seus problemas, estabelece os métodos de estudo, enfim, estrutura e normatiza a psicologia.

A escolha da alternativa B é justificada pois Wilhelm Wundt é considerado o pai da Psicologia moderna e sua obra "Elementos de Psicologia Fisiológica" é vista como um marco inaugural da Psicologia como ciência. Nessa obra, Wundt apresenta uma abordagem mais sistemática e científica para o estudo da mente humana, diferenciando-se das abordagens mais filosóficas que existiam até então.

Já as outras alternativas não apresentam uma relação direta com o surgimento da Psicologia como ciência. A alternativa A) apresenta uma informação sobre a perda de força das escolas como centros de estudos teóricos, o que não está diretamente relacionado ao surgimento da Psicologia. A alternativa C) apresenta uma teoria sobre a consciência, que embora seja uma contribuição importante para a Psicologia, não é responsável pelo seu surgimento como ciência. A alternativa D) apresenta uma informação sobre as escolas psicológicas do início do século XX, que também não está diretamente relacionada ao surgimento da Psicologia.

É importante notar que o surgimento da Psicologia como ciência é um processo complexo que envolveu contribuições de vários autores e escolas de pensamento. No entanto, a obra de Wundt é considerada um marco importante nesse processo, pois apresentou uma abordagem mais científica e sistemática para o estudo da mente humana.

Além disso, é fundamental lembrar que a Psicologia como ciência é uma construção social e histórica, que se desenvolveu ao longo do tempo e foi influenciada por various fatores, como a filosofia, a biologia, a medicina, entre outros. Portanto, é importante ter uma visão crítica e contextualizada sobre o surgimento da Psicologia como ciência.

Em resumo, a alternativa B) é a correta pois apresenta a contribuição de Wundt para o surgimento da Psicologia como ciência, que é considerado um marco importante nesse processo. As outras alternativas não apresentam uma relação direta com o surgimento da Psicologia como ciência.

Questão 17

Sobre a psicologia das diferenças individuais, analise as
afirmativas a seguir.

I.
A proposta de Binet para a psicologia das diferenças
individuais se pauta na necessidade de uma renovação
metodológica e na ênfase aos estudos das funções
superiores dos processos complexos do psiquismo.

II.
Visa estabelecer uma renovação metodológica que mantenha o interesse básico pelo tema dos estudos elementares pautados na simplicidade das perspectivas de
autores clássicos.

III.
Tem, na escola francesa, Alfred Binet como um de seus
principais representantes, que ressalta que a psicologia
individual deveria se concentrar no objetivo de simplificar seus métodos e aproximá-los da vida cotidiana.

IV.
Envolve as características de atemporalidade e de
realidade-irrealidade, dado que a totalidade de fatores
ora é efetiva, ora não é efetiva mediante as experiências
das relações espaciais, o que a caracteriza como a mais
próxima da vida cotidiana conforme almejava Binet.


Estão corretas apenas as afirmativas

  • A)I e II.
  • B)I e III.
  • C)II, III e IV.
  • D)I, II, III e IV.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

A respeito das afirmações apresentadas, é importante analisar cada uma delas individualmente para verificar sua correção ou incorreção.

A afirmação I está correta, pois Binet defendia a necessidade de uma renovação metodológica na psicologia das diferenças individuais, com ênfase nos estudos das funções superiores dos processos complexos do psiquismo.

Já a afirmação II está incorreta, pois Binet não visava manter o interesse básico pelo tema dos estudos elementares pautados na simplicidade das perspectivas de autores clássicos. Pelo contrário, ele defendia a necessidade de uma renovação metodológica que fosse mais avançada e complexa.

A afirmação III está correta, pois Alfred Binet era um dos principais representantes da escola francesa e defendia que a psicologia individual deveria se concentrar no objetivo de simplificar seus métodos e aproximá-los da vida cotidiana.

A afirmação IV está incorreta, pois não há relação entre as características de atemporalidade e de realidade-irrealidade com a psicologia das diferenças individuais defendida por Binet.

Portanto, apenas as afirmações I e III estão corretas, o que torna a alternativa B) a resposta certa.

É importante notar que a compreensão das teorias de Binet é fundamental para entender a psicologia das diferenças individuais e sua abordagem inovadora para o estudo do psiquismo humano.

Além disso, é preciso ter cuidado ao analisar as afirmações apresentadas, pois elas podem conter informações incorretas ou imprecisas que podem levar a uma resposta errada.

Em resumo, a resposta certa é a alternativa B), pois apenas as afirmações I e III estão corretas.

Questão 18

Considerando a Psicologia das Diferenças Individuais, analise
as afirmativas a seguir.

I.
Consiste no estudo da variabilidade psicológica, da
forma como as mudanças na estrutura física podem
contribuir para a referida variabilidade, bem como das
maneiras pelas quais tais variações podem ser avaliadas.

II.
As metodologias de estudo empregadas abarcam três
dimensões fundamentais que consistem em observação
e instrumentalização, inclusive para seleção amostral;
delineamento de estratégias ou tipos de investigação; e,
tratamento dos resultados elencados por meio de
correlações psicométricas e inferência estatística.

III.
Abrange qualquer tipo de delineamento de pesquisa
quantitativa, com seus respectivos resultados, visto que
a metodologia tem por escopo empregar rígidos recursos e técnicas estatísticas para classificar e analisar
resultados decorrentes de um agrupamento de dimensões de condutas.

IV.
As metodologias empregadas neste tipo de estudo
envolvem todo o procedimento de uma pesquisa científica seja ela qualitativa ou quantitativa, diferindo-se no
que tange ao tratamento dos resultados, já que estes
exigem as correlações psicométricas, as quais permitem
a evidenciação e a correlação dos comportamentos
mensurados.
Estão corretas apenas as afirmativas

  • A)I e II.
  • B)I e III.
  • C)II e IV.
  • D)III e IV.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Estão corretas apenas as afirmativas
I e II, pois a Psicologia das Diferenças Individuais se concentra no estudo da variabilidade psicológica e das metodologias empregadas para avaliar essa variabilidade. Afirmativa I apresenta uma definição precisa da Psicologia das Diferenças Individuais, enfatizando a análise da variabilidade psicológica e sua relação com as mudanças na estrutura física. Já a afirmativa II destaca as três dimensões fundamentais das metodologias de estudo empregadas, que envolvem observação e instrumentalização, delineamento de estratégias de investigação e tratamento dos resultados por meio de correlações psicométricas e inferência estatística.
As outras opções não são corretas porque a afirmativa III está incorreta, pois a Psicologia das Diferenças Individuais não abarca qualquer tipo de delineamento de pesquisa quantitativa, mas sim se concentra no estudo da variabilidade psicológica. Já a afirmativa IV apresenta uma definição muito ampla das metodologias empregadas, incluindo todo o procedimento de uma pesquisa científica, o que não é característico da Psicologia das Diferenças Individuais.
Portanto, a resposta correta é A) I e II, pois essas afirmativas apresentam uma definição precisa e coerente da Psicologia das Diferenças Individuais e suas metodologias de estudo.

Questão 19

Pensamento caracterizado pela objetividade, com uso de linguagem rigorosa e busca por objetos, métodos e técnicas específicos voltados para processo cumulativo do conhecimento.

  • A)filosófico
  • B)científico
  • C)do senso comum
  • D)metafísico
  • E)intuitivo
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A alternativa correta é B)

O pensamento caracterizado pela objetividade, com uso de linguagem rigorosa e busca por objetos, métodos e técnicas específicos voltados para processo cumulativo do conhecimento é fundamental para a construção de uma base sólida de informações. Isso porque ele permite a análise minuciosa dos dados, a identificação de padrões e a formulação de hipóteses que, posteriormente, podem ser testadas e comprovadas.

Além disso, o pensamento científico é essencial para a resolução de problemas complexos, pois permite a identificação das variáveis envolvidas e a criação de soluções eficazes. Ele também é fundamental para o avanço da ciência e da tecnologia, pois permite a descoberta de novos conceitos e a criação de novas tecnologias.

Em contrapartida, o pensamento caracterizado pelo senso comum é mais subjetivo e baseado em experiências pessoais e opiniões. Embora seja útil em alguns contextos, ele não é tão rigoroso quanto o pensamento científico e pode levar a conclusões errôneas.

Já o pensamento filosófico é mais amplo e aborda questões mais abstratas, como a natureza da realidade e a condição humana. Embora seja importante para a compreensão da humanidade e do mundo, ele não é tão preciso quanto o pensamento científico.

O pensamento metafísico, por sua vez, é mais especulativo e baseado em conceitos abstratos. Embora possa ser interessante em alguns contextos, ele não é tão rigoroso quanto o pensamento científico.

O pensamento intuitivo, por fim, é mais baseado em sentimentos e percepções pessoais. Embora possa ser útil em alguns contextos, ele não é tão confiável quanto o pensamento científico.

  • A)filosófico
  • B)científico
  • C)do senso comum
  • D)metafísico
  • E)intuitivo

Portanto, a resposta certa é B) científico.

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Questão 20

A representação gráfica de pensamentos e sentimentos por meio de desenhos é uma das formas mais antigas da comunicação humana. Muitos terapeutas consideram o desenho e o brinquedo um recurso adicional importante para o tratamento de crianças. Em relação ao tema é correto afirmar que: 
  

  • A)para Françoise Dolto, a criança deveria ser estimulada a utilizar materiais expressivos;
  • B)a técnica do jogo de rabiscos foi criada pela terapeuta gestaltista Violet Oaklender;
  • C)psicoterapeutas de orientação kleiniana ou de orientação winnicotiana não costumam usar materiais lúdicos estruturados;
  • D)psicoterapeutas de orientação lacaniana dão especial importância ao uso de material lúdico estruturado;
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

A representação gráfica de pensamentos e sentimentos por meio de desenhos é uma das formas mais antigas da comunicação humana. Muitos terapeutas consideram o desenho e o brinquedo um recurso adicional importante para o tratamento de crianças. Em relação ao tema é correto afirmar que:

  • A)para Françoise Dolto, a criança deveria ser estimulada a utilizar materiais expressivos;
  • B)a técnica do jogo de rabiscos foi criada pela terapeuta gestaltista Violet Oaklender;
  • C)psicoterapeutas de orientação kleiniana ou de orientação winnicotiana não costumam usar materiais lúdicos estruturados;
  • D)psicoterapeutas de orientação lacaniana dão especial importância ao uso de material lúdico estruturado;

O gabarito correto é A). Isso porque Françoise Dolto, uma psicanalista francesa, defendia que as crianças devem ter a oportunidade de expressar seus sentimentos e pensamentos de forma criativa, utilizando materiais expressivos como desenhos, pinturas e brinquedos. Ela acreditava que essa forma de expressão era fundamental para a compreensão e o tratamento de problemas emocionais e comportamentais em crianças.

Além disso, é importante notar que a terapia por meio de desenhos e brinquedos pode ser uma ferramenta valiosa para os terapeutas trabalharem com crianças. Isso porque as crianças muitas vezes têm dificuldade em expressar seus sentimentos e pensamentos por meio de palavras, e os desenhos e brinquedos podem servir como uma forma de comunicação mais acessível e natural para elas.

É interessante observar que diferentes abordagens terapêuticas têm diferentes perspectivas sobre o uso de materiais lúdicos em terapia. Enquanto alguns terapeutas, como os de orientação kleiniana e winnicotiana, podem não dar tanto valor ao uso de materiais lúdicos estruturados, outros, como os de orientação lacaniana, podem considerar esses materiais fundamentais para o processo terapêutico.

No entanto, independentemente da abordagem terapêutica, é claro que a representação gráfica de pensamentos e sentimentos é uma ferramenta importante para a comunicação e o tratamento de crianças. E é importante que os terapeutas estejam cientes das diferentes formas de expressão que as crianças podem utilizar, e sejam capazes de se adaptar às necessidades individuais de cada criança.

Em resumo, a representação gráfica de pensamentos e sentimentos é uma ferramenta valiosa para a comunicação e o tratamento de crianças, e os terapeutas devem estar cientes das diferentes formas de expressão que as crianças podem utilizar. Além disso, é fundamental que os terapeutas sejam sensíveis às necessidades individuais de cada criança e sejam capazes de se adaptar às suas necessidades.

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