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Questões Sobre História da Psicologia - Psicologia - concurso

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Questão 31

Relativamente ao histórico da Psicologia, considere as afirmativas abaixo:
1. O Estruturalismo tem sua importância histórica associada à formulação de uma primeira teoria de aprendizagem na Psicologia, originada na concepção de que a aprendizagem decorre de um processo de estruturação de ideias, das mais simples às mais complexas.
2. Dentre as primeiras abordagens ou escolas em Psicologia, as quais deram origem às suas atuais teorias, estão o Funcionalismo (William James), o Estruturalismo (Edward Titchner) e o Associacionismo (Edward L. Thorndike).
3. A Lei de Fechner-Weber, formulada no campo da Psicofísica por volta de 1860, teve muita importância na história da Psicologia porque instaurou a possibilidade de medida do fenômeno psicológico, o que até então era considerado impossível.
4. O laboratório fundado por Wundt e cuja criação é considerada um marco histórico nos primórdios da Psicologia Científica (Leipzig – Alemanha) investigava as associações livres ocorridas durante episódios de catarse.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A)É correta apenas a afirmativa 1.
  • B)É correta apenas a afirmativa 4.
  • C)São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D)São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E)São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
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A alternativa correta é D)

Relativamente ao histórico da Psicologia, considere as afirmativas abaixo:


1. O Estruturalismo tem sua importância histórica associada à formulação de uma primeira teoria de aprendizagem na Psicologia, originada na concepção de que a aprendizagem decorre de um processo de estruturação de ideias, das mais simples às mais complexas.
2. Dentre as primeiras abordagens ou escolas em Psicologia, as quais deram origem às suas atuais teorias, estão o Funcionalismo (William James), o Estruturalismo (Edward Titchner) e o Associacionismo (Edward L. Thorndike).
3. A Lei de Fechner-Weber, formulada no campo da Psicofísica por volta de 1860, teve muita importância na história da Psicologia porque instaurou a possibilidade de medida do fenômeno psicológico, o que até então era considerado impossível.
4. O laboratório fundado por Wundt e cuja criação é considerada um marco histórico nos primórdios da Psicologia Científica (Leipzig – Alemanha) investigava as associações livres ocorridas durante episódios de catarse.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  • A)É correta apenas a afirmativa 1.
  • B)É correta apenas a afirmativa 4.
  • C)São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D)São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E)São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

Para responder a essa questão, é fundamental compreender o histórico da Psicologia e as contribuições das primeiras escolas e teorias. Vamos analisar cada afirmativa:


Afirmativa 1: O Estruturalismo de fato formulou uma teoria de aprendizagem, mas não foi a primeira. A teoria de aprendizagem mais antiga é a do Associacionismo, desenvolvida por Edward L. Thorndike.
Afirmativa 2: Essa afirmativa está correta. O Funcionalismo, o Estruturalismo e o Associacionismo são consideradas as primeiras abordagens em Psicologia.
Afirmativa 3: A Lei de Fechner-Weber é um marco importante na história da Psicologia, pois permitiu a mensuração do fenômeno psicológico. Essa afirmativa está correta.
Afirmativa 4: O laboratório de Wundt foi criado em 1879 e é considerado um marco histórico na Psicologia Científica. No entanto, não investigava as associações livres ocorridas durante episódios de catarse. O laboratório de Wundt se concentrou na Psicofísica e na introspecção.

Com base na análise das afirmativas, podemos concluir que as afirmativas 2 e 3 estão corretas. Portanto, a resposta correta é a alternativa D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

Questão 32

Wundt, como outros teóricos, contribuíram para a Psicologia Moderna que surgiu na Alemanha, no século XIX, buscando delimitar seu campo de estudo. Além desta participação, que papel teve Wundt na História da Psicologia? 

  • A)Formulou a lei de causa e efeito.
  • B)Passou a produzir o conhecimento científico em laboratórios.
  • C)Foi um grande pesquisador sobre os sonhos.
  • D)Definiu a razão como essência e peculiaridade do homem.
  • E)Iniciou os estudos sobre “o inconsciente”.
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A alternativa correta é A)

Wundt, como outros teóricos, contribuíram para a Psicologia Moderna que surgiu na Alemanha, no século XIX, buscando delimitar seu campo de estudo. Além desta participação, que papel teve Wundt na História da Psicologia?


  • A)Formulou a lei de causa e efeito.
  • B)Passou a produzir o conhecimento científico em laboratórios.
  • C)Foi um grande pesquisador sobre os sonhos.
  • D)Definiu a razão como essência e peculiaridade do homem.
  • E)Iniciou os estudos sobre “o inconsciente”.

Na verdade, Wundt não formulou a lei de causa e efeito, pois essa é uma concepção mais relacionada à Filosofia e à Física. A resposta certa é B)Passou a produzir o conhecimento científico em laboratórios. Isso porque Wundt é considerado o pai da Psicologia Moderna e um dos principais responsáveis por estabelecer a Psicologia como uma ciência experimental.


Wundt, em 1879, fundou o primeiro laboratório de Psicologia em Leipzig, Alemanha, onde começou a desenvolver métodos experimentais para estudar a mente humana. Ele acreditava que a Psicologia deveria se basear em observações sistemáticas e controladas, e não apenas em especulações filosóficas.


Wundt também é conhecido por suas contribuições para a teoria da estrutura da consciência, que ele desenvolveu em sua obra "Principles of Physiological Psychology" (Princípios de Psicologia Fisiológica). Nessa obra, ele apresentou sua teoria sobre a estrutura da consciência, que inclui a ideia de que a consciência é composta por elementos básicos, como sensações e percepções.


Além disso, Wundt também foi um grande defensor da ideia de que a Psicologia deve ser uma ciência autônoma, independente da Filosofia e da Biologia. Ele acreditava que a Psicologia deveria se concentrar no estudo da experiência subjetiva e da consciência, e não apenas em questões filosóficas ou biológicas.


Portanto, a resposta certa é B)Passou a produzir o conhecimento científico em laboratórios, pois Wundt foi um dos principais responsáveis por estabelecer a Psicologia como uma ciência experimental e por desenvolver métodos para estudar a mente humana de forma sistemática e controlada.

Questão 33

Para Santana e Gondim (2016), o bem-estar é um conceito polissêmico, mas
existem duas principais abordagens. Na perspectiva ___________, encontra-se o bem-estar
subjetivo que se refere às avaliações pessoais sobre o nível de satisfação com a vida. O bem-estar
psicológico, por sua vez, apoia-se na perspectiva ___________ e se encontra relacionado ao
desenvolvimento das potencialidades humanas e à busca da autorrealização e propósito de vida.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A)socrática – platônica
  • B)clássica – pós-moderna
  • C)kantiana – hegeliana
  • D)hedônica – eudaimônica
  • E)do ego – do self
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A alternativa correta é D)

Para Santana e Gondim (2016), o bem-estar é um conceito polissêmico, mas existem duas principais abordagens. Na perspectiva hedônica, encontra-se o bem-estar subjetivo que se refere às avaliações pessoais sobre o nível de satisfação com a vida. O bem-estar psicológico, por sua vez, apoia-se na perspectiva eudaimônica e se encontra relacionado ao desenvolvimento das potencialidades humanas e à busca da autorrealização e propósito de vida.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A)socrática – platônica
  • B)clássica – pós-moderna
  • C)kantiana – hegeliana
  • D)hedônica – eudaimônica
  • E)do ego – do self

A escolha da alternativa D) é justificada pelo fato de que a abordagem hedônica se concentra na busca do prazer e da satisfação individual, enquanto a abordagem eudaimônica se centra no desenvolvimento das potencialidades humanas e na busca da autorrealização e do propósito de vida.

A perspectiva hedônica é frequentemente associada à ideia de que o bem-estar é alcançado através da satisfação de necessidades e desejos individuais, enquanto a perspectiva eudaimônica enfoca o desenvolvimento de habilidades e virtudes que permitam às pessoas alcançar seu pleno potencial.

É importante notar que essas duas abordagens não são mutuamente exclusivas, e muitas vezes se intersectam e se complementam. No entanto, é fundamental entender as diferenças entre elas para desenvolver estratégias eficazes para promover o bem-estar.

Além disso, é relevante considerar que o bem-estar é um conceito complexo e multifacetado, que envolve aspectos subjetivos, psicológicos, sociais e físicos. Portanto, é fundamental adotar uma abordagem holística e integradora para compreender e promover o bem-estar.

Em resumo, a escolha da alternativa D) é justificada pela correta identificação das perspectivas hedônica e eudaimônica como as duas principais abordagens do bem-estar, e sua respectiva relação com o bem-estar subjetivo e psicológico.

Questão 34

Em relação à história da psicologia (Schultz & Schultz, 2012), tem-se que surgiu
como ciência independente no ano de 1879, em Leipzig, na Alemanha, no primeiro
___________________ do mundo, que foi criado por ________________. Seu surgimento só foi
possível por influência de outras duas ciências, __________________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A)Curso de graduação – Wilhelm Wundt – antropologia e sociologia
  • B)Laboratório de Psicologia Experimental – Ivan Pavlov – antropologia e neurologia
  • C)Curso de graduação – Wilhelm Wundt – filosofia e fisiologia
  • D)Laboratório de Psicologia Experimental – Wilhelm Wundt – filosofia e fisiologia
  • E)Curso de graduação – Ivan Pavlov – filosofia e sociologia
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A alternativa correta é D)

Em relação à história da psicologia (Schultz & Schultz, 2012), tem-se que surgiu como ciência independente no ano de 1879, em Leipzig, na Alemanha, no primeiro laboratório de Psicologia Experimental do mundo, que foi criado por Wilhelm Wundt. Seu surgimento só foi possível por influência de outras duas ciências, filosofia e fisiologia.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A)Curso de graduação – Wilhelm Wundt – antropologia e sociologia
  • B)Laboratório de Psicologia Experimental – Ivan Pavlov – antropologia e neurologia
  • C)Curso de graduação – Wilhelm Wundt – filosofia e fisiologia
  • D)Laboratório de Psicologia Experimental – Wilhelm Wundt – filosofia e fisiologia
  • E)Curso de graduação – Ivan Pavlov – filosofia e sociologia

É importante notar que a criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental em 1879, por Wilhelm Wundt, marca o início da psicologia como uma ciência independente. Antes disso, a psicologia era considerada uma subdivisão da filosofia. A influência da filosofia e da fisiologia foi fundamental para o surgimento da psicologia como uma ciência autônoma. A filosofia contribuiu com conceitos e métodos que seriam essenciais para o estudo da mente humana, enquanto a fisiologia forneceu conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano que seriam aplicados ao estudo da mente.

Além disso, é importante lembrar que a criação do laboratório de Psicologia Experimental em Leipzig foi um marco importante para o desenvolvimento da psicologia como uma ciência. Isso porque permitiu que Wundt e seus colaboradores realizassem experimentos controlados e sistemáticos para estudar a mente humana. Esses experimentos foram fundamentais para a compreensão dos processos mentais e para o desenvolvimento de teorias que explicavam o comportamento humano.

Por fim, é importante notar que a psicologia como uma ciência independente tem evoluído significativamente desde a sua criação em 1879. Hoje em dia, a psicologia é uma ciência que abrange uma ampla gama de áreas, desde a psicologia clínica até a psicologia social e organizações. Além disso, a psicologia tem se tornado cada vez mais interdisciplinar, trabalhando em conjunto com outras ciências, como a biologia, a sociologia e a filosofia, para entender melhor a mente humana e o comportamento humano.

Questão 35

Atribui-se geralmente a Wundt o título de fundador da
psicologia como ciência experimental. Assinale a
alternativa que melhor identifica seu trabalho.

  • A)Wundt reconhecia que o método experimental, adequado para a investigação de processos mentais básicos, como sensação e percepção, poderia ser aplicado ao estudo de domínios mais complexos que, por sua vez, requerem outros recursos como a história, a etnografia, a observação e a análise lógica.
  • B)De acordo com Wundt, a mente atua sobre os elementos mentais operando uma síntese criadora, cujo resultado difere da soma dos elementos que a constituem.
  • C)A obra de Wundt é considerada precursora da abordagem estruturalista, devido à pouca ênfase dada ao estudo dos elementos que compõem os eventos psíquicos.
  • D)Os interesses de Wundt foram diversos. Além de abordar a sensação e a percepção, também dedicou-se ao estudo do inconsciente.
  • E)A obra “Psicologia Fisiológica”, publicada em 1974, obteve grande reconhecimento, possibilitando à psicologia avançar rumo ao universo das ciências.
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A alternativa correta é B)

Atribui-se geralmente a Wundt o título de fundador da psicologia como ciência experimental. Assinale a alternativa que melhor identifica seu trabalho.Uma das principais características da abordagem de Wundt é a sua busca por compreender como os elementos mentais se relacionam entre si e como eles se unem para formar experiências conscientes. Segundo Wundt, a mente atua sobre os elementos mentais operando uma síntese criadora, cujo resultado difere da soma dos elementos que a constituem. Essa ideia é fundamental para entender como a mente trabalha e como podemos estudá-la de forma científica.Isso significa que Wundt não se limitava a analisar os elementos isolados, mas sim buscava entender como eles se relacionam e se influenciam mutuamente. Essa abordagem holística permitiu que a psicologia avançasse em sua compreensão da mente e do comportamento humano.Em contraste, as alternativas A, C, D e E não refletem com precisão a abordagem de Wundt. A alternativa A sugere que Wundt acreditava que o método experimental era adequado apenas para o estudo de processos mentais básicos, o que não é verdade. A alternativa C afirma que a obra de Wundt é considerada precursora da abordagem estruturalista, o que é um erro, pois Wundt foi um defensor da abordagem holística. A alternativa D é falsa, pois Wundt não se dedicou ao estudo do inconsciente. Já a alternativa E apresenta uma data de publicação errada e não reflete a importância da obra de Wundt.Portanto, a resposta correta é a alternativa B, que destaca a síntese criadora da mente sobre os elementos mentais.

Questão 36

Na década de 50, Abraham Maslow afirmou que a
Psicologia se desenvolveu e, contemporaneamente, se
estabeleceu, em quatro grandes Forças, isto é,
grandes correntes ou movimentos congregadores de
teorias, escolas, estudiosos e praticantes da ciência
psicológica. Acerca desse tema, é correto afirmar que:

  • A)a Psicologia Humanista, criada por Sigmund Freud, foi apontada como a Segunda Força, pois criou a Rede Eupsiquiana.
  • B)a Psicanálise, ou a Terceira Força, corresponde à Psicologia Transpessoal.
  • C)a Primeira Força é o Behaviorismo, ou Psicologia Comportamental, corrente iniciada por John Watson e cujo maior expoente talvez seja B. Skinner.
  • D)como o Behaviorismo e a Psicanálise, a Psicologia Humanista e a Psicologia Transpessoal podem ter suas origens associadas a determinados autores ou escolas
  • E)a Psicologia Transpessoal, ou a Quarta Força, veio a ter fundamental papel no lançamento e na institucionalização da Psicologia Humanista.
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A alternativa correta é C)

Essas quatro grandes Forças, apresentadas por Abraham Maslow, são correntes que se desenvolveram ao longo da história da Psicologia e que congregam teorias, escolas, estudiosos e praticantes da ciência psicológica. É importante entender que cada uma dessas Forças tem suas características, principais representantes e contribuições para o desenvolvimento da Psicologia.

A Primeira Força, como mencionado, é o Behaviorismo, ou Psicologia Comportamental, que surgiu como reação ao pensamento introspectivo e subjetivo da época. Iniciada por John Watson e posteriormente desenvolvida por B. F. Skinner, o Behaviorismo se concentra no estudo do comportamento observável e mensurável, excluindo a análise da consciência e do pensamento. Seus principais conceitos, como o condicionamento clássico e operante, ainda são fundamentais para a compreensão do comportamento humano.

A Segunda Força é a Psicanálise, também conhecida como Psicologia Dinâmica, que foi desenvolvida por Sigmund Freud. A Psicanálise se concentra no estudo da mente inconsciente e de como ela influencia o comportamento humano. O conceito de ego, id e superego, assim como a teoria do desenvolvimento psicossexual, são alguns dos principais contributos da Psicanálise para a Psicologia.

A Terceira Força é a Psicologia Humanista, que surgiu como reação ao Behaviorismo e à Psicanálise. A Psicologia Humanista se concentra no estudo da experiência subjetiva, da consciência e do potencial humano. Seus principais representantes, como Carl Rogers e Abraham Maslow, defenderam a ideia de que os seres humanos têm uma tendência natural para se desenvolver e se realizar.

A Quarta Força é a Psicologia Transpessoal, que se desenvolveu a partir da Psicologia Humanista. A Psicologia Transpessoal se concentra no estudo da experiência transcendental, da espiritualidade e da conexão com algo maior que o indivíduo. Seus principais representantes, como Stanislav Grof e Ken Wilber, defenderam a ideia de que a consciência humana é capaz de transcendência e que a espiritualidade é fundamental para a compreensão do ser humano.

É importante entender que essas quatro Forças não são mutuamente exclusivas e que muitas teorias e escolas se intersectam e se influenciam mutuamente. Além disso, é fundamental reconhecer que a Psicologia é uma ciência em constante desenvolvimento e que novas teorias e abordagens continuam a emergir.

Portanto, é correto afirmar que a Primeira Força é o Behaviorismo, ou Psicologia Comportamental, corrente iniciada por John Watson e cujo maior expoente talvez seja B. F. Skinner. Essa afirmação está em consonância com a teoria de Abraham Maslow e é fundamental para a compreensão da história da Psicologia.

Questão 37

Quais as principais teorias em Psicologia, no século
XX?

  • A)Estruturalismo, Behaviorismo e Funcionalismo.
  • B)Associacionismo, Gestalt e Funcionalismo.
  • C)Estruturalismo, Psicanálise e Behaviorismo.
  • D)Associacionismo, Estruturalismo e Funcionalismo.
  • E)Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise.
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A alternativa correta é E)

Em resposta à pergunta, é importante destacar que as principais teorias em Psicologia no século XX são Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise. Essas três teorias revolucionaram a compreensão do comportamento humano e tiveram um impacto significativo no desenvolvimento da Psicologia como ciência.

O Behaviorismo, desenvolvido por John B. Watson e B.F. Skinner, se concentra no estudo do comportamento observável e mensurável, rejeitando a introspecção e a análise da consciência. Essa abordagem se baseia na ideia de que o comportamento é resultado da interação entre o indivíduo e seu ambiente.

Já a teoria da Gestalt, criada por Max Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang Köhler, se foca na maneira como as pessoas percebem e interpretam o mundo ao seu redor. Essa abordagem destaca a importância da percepção, da organização e da estrutura na compreensão da realidade.

A Psicanálise, fundada por Sigmund Freud, se concentra na análise da mente inconsciente e de como ela influencia o comportamento humano. Essa abordagem se baseia na ideia de que os pensamentos, sentimentos e comportamentos são influenciados por processos inconscientes.

Essas três teorias, embora diferentes em seus enfoques e métodos, compartilham o objetivo comum de compreender o comportamento humano e desenvolver estratégias para melhorar a saúde mental e o bem-estar das pessoas.

Portanto, a resposta correta é a opção E) Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise.

  • A) Estruturalismo, Behaviorismo e Funcionalismo.
  • B) Associacionismo, Gestalt e Funcionalismo.
  • C) Estruturalismo, Psicanálise e Behaviorismo.
  • D) Associacionismo, Estruturalismo e Funcionalismo.
  • E) Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise.

É importante notar que as outras opções apresentadas não são corretas, pois não incluem as três principais teorias em Psicologia no século XX.

Questão 38

Analise as afirmativas abaixo a respeito do histórico da Psicologia no Brasil.

1. A Psicologia foi regulamentada no país pela
Lei 4.119 de 1962.

2. A Psicologia se apresentou com os testes psicológicos, que tiveram amplo uso na Segunda
Guerra Mundial.

3. Os testes psicológicos foram historicamente
utilizados para situações nas quais a classificação fosse vista como adequada para atividades específicas como a indústria.

4. A sociedade brasileira viu na Psicologia uma
fonte de possibilidades de intervenções objetivas com base em conhecimento científico.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.

  • A)É correta apenas a afirmativa 4.
  • B)São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C)São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D)São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E)São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
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A alternativa correta é E)

Analise as afirmativas abaixo a respeito do histórico da Psicologia no Brasil.


1. A Psicologia foi regulamentada no país pela Lei 4.119 de 1962.

2. A Psicologia se apresentou com os testes psicológicos, que tiveram amplo uso na Segunda Guerra Mundial.

3. Os testes psicológicos foram historicamente utilizados para situações nas quais a classificação fosse vista como adequada para atividades específicas como a indústria.

4. A sociedade brasileira viu na Psicologia uma fonte de possibilidades de intervenções objetivas com base em conhecimento científico.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A) É correta apenas a afirmativa 4.
  • B) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

O gabarito correto é E). Isso ocorre porque todas as afirmativas apresentam informações precisas sobre o histórico da Psicologia no Brasil.

A afirmativa 1 é verdadeira, pois a Lei 4.119 de 1962 regulamentou a profissão de psicólogo no Brasil, tornando-a uma atividade oficialmente reconhecida.

A afirmativa 2 também é correta, pois os testes psicológicos foram amplamente utilizados durante a Segunda Guerra Mundial para selecionar soldados e avaliar suas habilidades.

A afirmativa 3 é verdadeira, pois os testes psicológicos foram historicamente utilizados em situações nas quais a classificação fosse vista como adequada para atividades específicas, como a indústria.

Já a afirmativa 4 é correta, pois a sociedade brasileira viu na Psicologia uma fonte de possibilidades de intervenções objetivas com base em conhecimento científico, o que permitiu que a Psicologia se desenvolvesse como uma ciência.

Portanto, todas as afirmativas apresentam informações precisas sobre o histórico da Psicologia no Brasil, tornando a alternativa E) a resposta correta.

Além disso, é importante lembrar que a Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais, e sua história no Brasil é marcada por uma série de eventos e desenvolvimentos que permitiram sua consolidação como uma profissão.

É fundamental conhecer essas informações para entender como a Psicologia se desenvolveu no Brasil e como ela pode ser aplicada em diferentes áreas, como a educação, a saúde e o trabalho.

Compreender o histórico da Psicologia no Brasil permite também que se possa avaliar a sua importância e sua contribuição para a sociedade, tanto em termos de intervenções objetivas quanto em termos de conhecimento científico.

Portanto, é fundamental que os estudantes de Psicologia e os profissionais da área tenham conhecimento sobre o histórico da Psicologia no Brasil, para que possam entender melhor como a Psicologia pode ser aplicada em diferentes contextos.

Além disso, é importante que os estudantes de Psicologia e os profissionais da área estejam cientes das contribuições que a Psicologia pode oferecer para a sociedade, tanto em termos de intervenções objetivas quanto em termos de conhecimento científico.

Dessa forma, é possível que a Psicologia continue a se desenvolver e a contribuir para a sociedade de forma significativa.

Questão 39

De acordo com as proposições de René Descartes, o
sujeito ocupa uma posição privilegiada: lugar do conhecimento e da verdade. Nesse contexto, a subjetividade

  • A)torna-se uma impossibilidade.
  • B)é identificada com a consciência.
  • C)se mantém sempre obscura e indefinida.
  • D)deve ser atingida por meio da experiência.
  • E)reflete os aspectos incontroláveis da alma.
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A alternativa correta é B)

De acordo com as proposições de René Descartes, o sujeito ocupa uma posição privilegiada: lugar do conhecimento e da verdade. Nesse contexto, a subjetividade é identificada com a consciência.

Essa ideia se refere à noção de que o sujeito é o centro do conhecimento, e que a consciência é o que permite ao indivíduo ter acesso à realidade. Para Descartes, a subjetividade é a fonte da certeza e da verdade, pois é através da introspecção e da reflexão que o sujeito pode alcançar o conhecimento seguro.

Isso não significa que a subjetividade seja uma entidade fixa e imutável. Pelo contrário, ela é dinâmica e está sujeita a mudanças e desenvolvimentos ao longo da vida. No entanto, é através da consciência que o sujeito pode ter acesso à sua própria subjetividade e compreender melhor a si mesmo e o mundo ao seu redor.

Além disso, a identificação da subjetividade com a consciência permite que o sujeito tenha uma visão mais clara de seus próprios pensamentos, sentimentos e desejos. Isso pode levar a uma maior autoconsciência e a uma compreensão mais profunda de si mesmo e dos outros.

Portanto, a subjetividade, como concebida por Descartes, é fundamental para a compreensão do conhecimento e da verdade. É através da consciência que o sujeito pode ter acesso à realidade e compreender melhor a si mesmo e o mundo ao seu redor.

É importante notar que essa visão da subjetividade não é compartilhada por todos os filósofos. Alguns, como Immanuel Kant, por exemplo, defendem que a subjetividade é uma construção social e cultural, e que a verdade é determinada pelas estruturas sociais e históricas.

No entanto, a ideia de que a subjetividade é identificada com a consciência permanece uma das mais influentes e importantes na filosofia moderna. Ela continua a inspirar debates e reflexões sobre a natureza do conhecimento, da verdade e da realidade.

Em resumo, a subjetividade, como concebida por Descartes, é a fonte da certeza e da verdade, e é identificada com a consciência. Essa ideia é fundamental para a compreensão do conhecimento e da verdade, e continua a influenciar a filosofia moderna.

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Questão 40

A filosofia distingue duas grandes modalidades de atividade racional realizadas pela razão subjetiva ou pelo
sujeito do conhecimento: a razão intuitiva e a razão discursiva. A razão discursiva

  • A)é uma compreensão global e completa de uma verdade, de um objeto, ou de um fato.
  • B)atinge, de uma só vez, todas as relações que constituem a realidade e a verdade da coisa intuída.
  • C)percebe, de um só lance, um caminho para solucionar um problema prático, científico, filosófico, moral ou vital.
  • D)chega ao objeto passando por etapas sucessivas de conhecimento, para chegar ao conceito do objeto.
  • E)é o conhecimento sistemático que um indivíduo atinge, a todo momento, de sua presença e interferência na realidade.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

A filosofia distingue duas grandes modalidades de atividade racional realizadas pela razão subjetiva ou pelo sujeito do conhecimento: a razão intuitiva e a razão discursiva. A razão discursiva

  • D)chega ao objeto passando por etapas sucessivas de conhecimento, para chegar ao conceito do objeto.

Enquanto a razão intuitiva tem como característica a capacidade de captar a realidade de forma imediata, sem a necessidade de raciocínio ou reflexão, a razão discursiva, por outro lado, é uma atividade racional mais lenta e metódica, que envolve uma série de etapas para se chegar ao conhecimento.

A razão discursiva é fundamental para a construção do conhecimento, pois permite que o sujeito do conhecimento analise, compare, relacione e generalize os dados e as informações, de forma a chegar a uma conclusão ou a uma verdade.

Essa modalidade de atividade racional é essencial para a filosofia, a ciência, a matemática, entre outras áreas do conhecimento, pois permite que os indivíduos desenvolvam teorias, hipóteses e conceitos que explicam a realidade.

Além disso, a razão discursiva é também fundamental para a resolução de problemas práticos, científicos, filosóficos, morais ou vitais, pois permite que os indivíduos analisem as situações, identifiquem as variáveis envolvidas e desenvolvam estratégias para solucioná-las.

Portanto, a razão discursiva é uma ferramenta essencial para a construção do conhecimento e para a resolução de problemas, e é por isso que é tão valorizada em various áreas do conhecimento.

A distinção entre a razão intuitiva e a razão discursiva é fundamental para a compreensão da natureza do conhecimento e do papel da razão subjetiva ou do sujeito do conhecimento.

Enquanto a razão intuitiva é mais relacionada à percepção e à intuição, a razão discursiva é mais relacionada à reflexão e ao raciocínio.

Essa distinção é importante para que os indivíduos possam desenvolver uma compreensão mais profunda da realidade e do papel que a razão desempenha na construção do conhecimento.

Além disso, a compreensão da razão discursiva é essencial para a formação de uma mentalidade crítica e reflexiva, que seja capaz de analisar as informações, identificar as falhas e desenvolver soluções criativas.

Portanto, a razão discursiva é um tema fundamental na filosofia e em various áreas do conhecimento, e sua compreensão é essencial para a construção do conhecimento e para a resolução de problemas.

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