Questões Sobre História da Psicologia - Psicologia - concurso
Questão 61
Identifique na ordem respectiva os nomes que correspondem as assertivas sobre modelos de terapias
abaixo:
I – Criada na University of Chicago durante as décadas de 1940 e 1950.
II – Lançada principalmente a partir da descrição da dessensibilização sistemática feita em 1958.
III – Idealizada na University of Pensylvania nas décadas de 1960 e 1970.
IV – Desenvolvida em Viena nas décadas de 1890 a 1930.
- A)Carl Rogers (terapia centrada no cliente), Joseph Wolpe (terapia comportamental), Aaron Beck (terapia cognitivo-comportamental) e Sigmund Freud (psicanálise).
- B)Joseph Wolpe (terapia comportamental), Carl Rogers( terapia centrada no cliente), Aaron Beck (terapia cognitivo-comportamental) e Sigmund Freud(psicanálise).
- C)Carl Rogers( terapia centrada no cliente), Joseph Wolpe (terapia comportamental), Fritz Pearls( terapia gestáltica) e Sigmund Freud (psicanálise).
- D)Joseph Wolpe (terapia comportamental), Fritz Pearls (terapia gestáltica), Carl Rogers (terapia centrada no cliente) e Sigmund Freud (psicanálise).
- E)William James (terapia da aprendizagem), Fritz Perals (terapia gestálitca), Aaron Beck (terapia cognitivocomportamental e Sigmund Freus (psicanálise).
A alternativa correta é A)
Resposta:
A resposta certa é A) Carl Rogers (terapia centrada no cliente), Joseph Wolpe (terapia comportamental), Aaron Beck (terapia cognitivo-comportamental) e Sigmund Freud (psicanálise).
Explicação:
A partir das assertivas, podemos identificar os modelos de terapias da seguinte forma:
I – Criada na University of Chicago durante as décadas de 1940 e 1950: Carl Rogers (terapia centrada no cliente)
Carl Rogers desenvolveu a terapia centrada no cliente na década de 1940, na University of Chicago. Essa abordagem foca na relação terapêutica e na autoestima do paciente.
II – Lançada principalmente a partir da descrição da dessensibilização sistemática feita em 1958: Joseph Wolpe (terapia comportamental)
Joseph Wolpe é conhecido por ter desenvolvido a terapia comportamental, que se baseia na ideia de que os comportamentos são aprendidos e podem ser mudados. Em 1958, Wolpe descreveu a técnica de dessensibilização sistemática, que é usada para tratar fobias e ansiedade.
III – Idealizada na University of Pensylvania nas décadas de 1960 e 1970: Aaron Beck (terapia cognitivo-comportamental)
Aaron Beck desenvolveu a terapia cognitivo-comportamental na década de 1960, na University of Pennsylvania. Essa abordagem se concentra em identificar e mudar padrões de pensamento negativos que contribuem para problemas emocionais e comportamentais.
IV – Desenvolvida em Viena nas décadas de 1890 a 1930: Sigmund Freud (psicanálise)
Sigmund Freud desenvolveu a psicanálise em Viena, entre as décadas de 1890 e 1930. A psicanálise se concentra em explorar a mente inconsciente e os motivos inconscientes que influenciam o comportamento humano.
Portanto, a ordem correta é A) Carl Rogers (terapia centrada no cliente), Joseph Wolpe (terapia comportamental), Aaron Beck (terapia cognitivo-comportamental) e Sigmund Freud (psicanálise).
Questão 62
Considerando nomes que foram pioneiros na psicologia, leia as proposições a seguir e assinale a
alternativa que os apresenta de forma correta e respectiva.
I – Criou o primeiro laboratório de psicologia da universidade de Leipzig, Alemanha.
II – Realizou nos Estados unidos os primeiros experimentos de aprendizagem com animais.
III – Foi com Theodore Simon responsável pelo primeiro teste de inteligência para uso em estudantes na
França.
IV – Instituiu o primeiro laboratório de psicologia americano na Universidade John Hopkins.
V – Criou uma técnica de associação de pares para estudo da memória; tornou-se presidente da American
Psychological Association.
- A)Mary Whiton Calkins, John B. Watson, Alfred Binet, Wilhelm Wundt e Herman Ebbinghaus.
- B)G. Stanley Hall, William James, Edward L. Thorndike, Wilhelm Wundt e Herman Ebbinghaus.
- C)Edward l. Thorndike, Alfre Binet, Wilhelm Wundt e Mary Whiton Calkins.
- D)Wilhelm Wundt, Margaret Floy Washbunrn, Alfred Binet, Willian James EDWARD L. Thorndike.
- E)Wilhelm Wundt, Edward L. Thorndike, Alfred Binet, G. Stanley Hall, e Mary Whiton Calkins.
A alternativa correta é E)
Portanto, a resposta certa é a alternativa E) Wilhelm Wundt, Edward L. Thorndike, Alfred Binet, G. Stanley Hall, e Mary Whiton Calkins.
Para entender melhor, vamos analisar cada item e relacioná-los aos respectivos autores:
I – Criou o primeiro laboratório de psicologia da universidade de Leipzig, Alemanha. Esta é uma característica de Wilhelm Wundt, considerado o pai da psicologia moderna.
II – Realizou nos Estados Unidos os primeiros experimentos de aprendizagem com animais. Isso é atribuído a Edward L. Thorndike, que realizou experimentos com animais para estudar o processo de aprendizagem.
III – Foi com Theodore Simon responsável pelo primeiro teste de inteligência para uso em estudantes na França. Esta é uma característica de Alfred Binet, que desenvolveu o primeiro teste de QI em colaboração com Theodore Simon.
IV – Instituiu o primeiro laboratório de psicologia americano na Universidade John Hopkins. Isso é atribuído a G. Stanley Hall, que fundou o primeiro laboratório de psicologia nos Estados Unidos.
V – Criou uma técnica de associação de pares para estudo da memória; tornou-se presidente da American Psychological Association. Esta é uma característica de Mary Whiton Calkins, que desenvolveu a técnica de associação de pares para estudar a memória e foi a primeira mulher a presidir a American Psychological Association.
Com essas informações, podemos concluir que a alternativa E) é a correta.
É importante notar que conhecimento sobre a história da psicologia é fundamental para entender o desenvolvimento da disciplina e como os conceitos e teorias foram construídos ao longo do tempo.
Além disso, é essencial reconhecer a contribuição de cada autor para o campo da psicologia, pois eles ajudaram a moldar a disciplina como conhecemos hoje.
Portanto, é fundamental estudar e compreender a história da psicologia para ter uma visão mais completa e abrangente do assunto.
Questão 63
atinge o estágio mais avançado quando se estabelece
um paradigma, ou uma forma de pensamento aceita
na disciplina e provedora de perguntas e respostas fundamentais.
Nesse sentido, a psicologia
- A)é considerada pré-paradigmática, pois os profissionais e teóricos da área adotaram, para escolas diferentes, um único objeto de estudo: a psique humana.
- B)recebe o status de paradigmática, porque sempre rejeita os pontos fracos de teorias antigas, substituindo-os por novas definições e conceitos capazes de sustentar suas bases.
- C)rejeita a ideia de paradigma, pois se dedica a intervenções e objetos de estudo que não podem ser quantificados nos mesmos termos que as outras ciências.
- D)supera o conceito de paradigma, pois todas as pesquisas na área foram realizadas de acordo com os padrões estabelecidos para todas as outras áreas do conhecimento.
- E)ainda não atingiu o estágio paradigmático, porque o seu campo de atuação é fragmentado e composto por uma série de “psicologias” que não se comunicam.
A alternativa correta é E)
Segundo Thomas Kuhn, o desenvolvimento de uma ciência atinge o estágio mais avançado quando se estabelece um paradigma, ou uma forma de pensamento aceita na disciplina e provedora de perguntas e respostas fundamentais. Nesse sentido, a psicologia
- E)ainda não atingiu o estágio paradigmático, porque o seu campo de atuação é fragmentado e composto por uma série de “psicologias” que não se comunicam.
O que significa que a psicologia, apesar de ser uma ciência que estuda a mente humana, não tem uma teoria unificadora que abarque todas as suas áreas de estudo. Isso ocorre porque a psicologia é uma ciência muito ampla e diversificada, que abrange desde a psicologia clínica até a psicologia social, passando pela psicologia cognitiva, psicologia do desenvolvimento, entre outras.
Essa falta de unidade paradigmática faz com que os estudiosos da área trabalhem de forma isolada, sem uma linguagem comum que possa ser compartilhada entre as diferentes áreas de estudo. Isso dificulta a comunicação entre os profissionais e a criação de uma teoria geral que possa abarcar todas as áreas da psicologia.
Além disso, a psicologia também é uma ciência que está em constante evolução, novas teorias e descobertas estão sendo feitas o tempo todo, o que também contribui para a falta de unidade paradigmática. Isso não significa que a psicologia não seja uma ciência importante e relevante, mas sim que ela ainda está em processo de desenvolvimento e amadurecimento.
É importante notar que a falta de unidade paradigmática não é exclusividade da psicologia, outras ciências também passam por esse processo. No entanto, é importante que os estudiosos da área trabalhem em busca de uma linguagem comum e de uma teoria geral que possa abarcar todas as áreas da psicologia, para que possa haver uma maior integração e compreensão entre as diferentes áreas de estudo.
Em resumo, a psicologia ainda não atingiu o estágio paradigmático porque seu campo de atuação é fragmentado e composto por uma série de “psicologias” que não se comunicam. Isso ocorre devido à falta de unidade paradigmática, o que dificulta a comunicação entre os profissionais e a criação de uma teoria geral que possa abarcar todas as áreas da psicologia. No entanto, é importante que os estudiosos da área trabalhem em busca de uma linguagem comum e de uma teoria geral que possa abarcar todas as áreas da psicologia.
Questão 64
Leia com atenção.
_____________, aplicando o método fenomenológico, estuda
os fenômenos tais como aparecem na consciência, antes de
qualquer reflexão e conhecimento ou de qualquer tentativa de
análise.
______________, pioneiro na formulação de um projeto de
psicologia como ciência independente.
______________, estuda o desenvolvimento das funções
cognitivas e da moralidade do indivíduo.
______________, interessa-se em estudar os processos,
operações e atos psíquicos como formas de interação
adaptativa.
______________, defende a posição denominada paralelismo
psicofísico, em que os atos mentais ocorrem juntamente com
processos psicofisiológicos.
A sequência correta para preencher os espaços em branco é:
- A)Gestalt, Wundt, Piaget, Psicologia funcionalista e Titchener.
- B)Wundt, Titchener, Psicologia funcionalista, Gestalt e Piaget.
- C)Wundt, Gestalt, Piaget, Psicologia funcionalista e Titchener.
- D)Gestalt, Psicologia funcionalista, Piaget, Titchener e Wundt.
A alternativa correta é A)
Leia com atenção.
Edmund Husserl, aplicando o método fenomenológico, estuda os fenômenos tais como aparecem na consciência, antes de qualquer reflexão e conhecimento ou de qualquer tentativa de análise.
Wilhelm Wundt, pioneiro na formulação de um projeto de psicologia como ciência independente.
Jean Piaget, estuda o desenvolvimento das funções cognitivas e da moralidade do indivíduo.
Psicologia funcionalista, interessa-se em estudar os processos, operações e atos psíquicos como formas de interação adaptativa.
Edward Titchener, defende a posição denominada paralelismo psicofísico, em que os atos mentais ocorrem juntamente com processos psicofisiológicos.
A sequência correta para preencher os espaços em branco é:
- A) Gestalt, Wundt, Piaget, Psicologia funcionalista e Titchener.
- B) Wundt, Titchener, Psicologia funcionalista, Gestalt e Piaget.
- C) Wundt, Gestalt, Piaget, Psicologia funcionalista e Titchener.
- D) Gestalt, Psicologia funcionalista, Piaget, Titchener e Wundt.
O gabarito correto é A).
Questão 65
originou:
- A)uma extensão dos campos e dos métodos de atuação do psicólogo, que o está levando a uma identidade profissional bem estabelecida.
- B)alternativas psicoterapêuticas que estão levando o psicólogo de volta a seu lugar ideal de trabalho: o consultório.
- C)novos conhecimentos sobre grupos e instituições que ampliam as possibilidades de ação do psicólogo para além da clínica.
- D)conhecimentos específicos de alternativas psicoterapêuticas que limitam a atuação do psicólogo sem uma identidade profissional bem definida.
A alternativa correta é X)
Here is the completed text in Portuguese, using the HTML format with the highest hierarchy tag being `O conhecimento produzido pela psicologia na atualidade originou:
- A)uma extensão dos campos e dos métodos de atuação do psicólogo, que o está levando a uma identidade profissional bem estabelecida.
- B)alternativas psicoterapêuticas que estão levando o psicólogo de volta a seu lugar ideal de trabalho: o consultório.
- C)novos conhecimentos sobre grupos e instituições que ampliam as possibilidades de ação do psicólogo para além da clínica.
- D)conhecimentos específicos de alternativas psicoterapêuticas que limitam a atuação do psicólogo sem uma identidade profissional bem definida.
Essas mudanças refletem a evolução da psicologia como ciência e profissão, que busca compreender e melhorar a condição humana em seus mais variados aspectos. A ampliação dos campos e métodos de atuação do psicólogo permite que ele atue de forma mais eficaz em diferentes contextos, desde a clínica até a comunidade.
No entanto, é importante notar que a identidade profissional do psicólogo ainda está em construção, e é necessário que ele continue a se atualizar e se especializar em suas áreas de interesse para que possa exercer sua profissão de forma eficaz.
Portanto, o gabarito correto é A) uma extensão dos campos e dos métodos de atuação do psicólogo, que o está levando a uma identidade profissional bem estabelecida.
Questão 66
métodos das ciências naturais às suas necessidades, mas
em nenhuma forma precedente essa tendência foi tão forte
quanto no comportamentalismo de Watson. Para ele, a
Psicologia devia restringir-se aos dados das ciências
naturais, ao que podia ser observado, ou seja, ao
comportamento. Portanto, foram métodos utilizados por
Watson:
- A)o associacionismo, o método do reflexo condicionado e a observação.
- B)o método da introspecção, da observação contínua e do relato verbal.
- C)a observação, o método de associação livre e o método do relato não verbal.
- D)a observação, os métodos de teste, o método do relato verbal e o método do reflexo condicionado.
- E)o método da introspecção, o método do relato verbal e o método do reflexo condicionado.
A alternativa correta é D)
Além disso, Watson também defendia que a Psicologia devia se concentrar apenas nos comportamentos observáveis, rejeitando a ideia de que a consciência ou o pensamento fossem objetos de estudo válidos. Isso significava que os métodos utilizados em laboratório, como a observação controlada e a experimentação, eram fundamentais para a compreensão do comportamento humano.
Essa abordagem radicalmente diferente da Psicologia tradicional foi influenciada pelas ideias do positivismo, que defendia que o conhecimento científico só poderia ser alcançado através da observação e da experimentação. Watson acreditava que, ao se concentrar nos comportamentos observáveis, a Psicologia poderia se tornar uma ciência mais objetiva e precisa.
No entanto, é importante notar que a abordagem comportamentalista de Watson também foi criticada por muitos psicólogos, que argumentavam que a Psicologia não poderia ser reduzida apenas ao estudo do comportamento observável. Eles defendiam que a consciência e o pensamento também eram fundamentais para a compreensão do comportamento humano.
Apesar dessas críticas, o comportamentalismo de Watson teve um impacto significativo na Psicologia, influenciando o desenvolvimento de novas abordagens e técnicas de pesquisa. Além disso, a ênfase em métodos objetivos e quantificáveis também contribuiu para o desenvolvimento de áreas como a Psicologia Experimental e a Psicologia Quantitativa.
Em resumo, a Nova Psicologia, liderada pelo comportamentalismo de Watson, representou uma tentativa de adaptar os métodos das ciências naturais às necessidades da Psicologia. Embora tenha sido criticada por muitos, essa abordagem teve um impacto significativo no desenvolvimento da Psicologia como ciência.
Questão 67
acadêmica formal. Ele instalou o primeiro laboratório, lançou
a primeira revista especializada e deu início à Psicologia
Experimental como ciência. Qual a opção abaixo sobre esta
fase das bases das Teorias e Sistemas Psicológicos está
correta?
- A)Sensação, percepção, atenção, sentimentos, reação e associação não foram temas das pesquisas de Wundt.
- B)As criações de Fechner são posteriores a Psicologia como ciência.
- C)O uso do termo “Psicologia Experimental” não é de autoria de Wundt.
- D)A Psicologia Experimental de Wundt tratou do desenvolvimento mental humano expresso na linguagem, nas artes, nos mitos, nos costumes sociais, na lei e moral.
- E)As publicações de Wundt inauguram a divisão da ciência psicológica entre Psicologia Experimental e Psicologia Social.
A alternativa correta é E)
A resposta correta é E) As publicações de Wundt inauguram a divisão da ciência psicológica entre Psicologia Experimental e Psicologia Social. Isso porque Wilhelm Wundt não apenas fundou a Psicologia como disciplina acadêmica formal, mas também dividiu a ciência psicológica em dois ramos: Psicologia Experimental e Psicologia Social.
Wundt acreditava que a Psicologia Experimental deveria se concentrar em estudar a consciência humana através de métodos científicos e rigorosos, como a auto-observação e a experimentação. Já a Psicologia Social, por outro lado, se concentraria em estudar a mente humana em relação à sociedade e à cultura.
As publicações de Wundt, como seu livro "Principles of Physiological Psychology" (Princípios de Psicologia Fisiológica), publicado em 1874, são consideradas fundamentais para o estabelecimento da Psicologia como ciência. Além disso, Wundt também fundou a primeira revista especializada em Psicologia, o "Philosophische Studien" (Estudos Filosóficos), em 1881.
Portanto, a opção E) é a resposta correta, pois as publicações de Wundt não apenas contribuíram para o estabelecimento da Psicologia como ciência, mas também inauguraram a divisão da ciência psicológica entre Psicologia Experimental e Psicologia Social.
As outras opções estão erradas porque:
- A) Não é verdade que Wundt não tenha estudado sensação, percepção, atenção, sentimentos, reação e associação. Esses temas foram amplamente abordados em suas pesquisas.
- B) Fechner, um dos pioneiros da Psicologia Experimental, publicou seu trabalho "Elements of Psychophysics" (Elementos de Psicofísica) em 1860, antes de Wundt.
- C) Wundt foi quem cunhou o termo "Psicologia Experimental" e o utilizou em seu livro "Principles of Physiological Psychology".
- D) Embora Wundt tenha estudado o desenvolvimento mental humano, sua abordagem se concentrou mais em estudar a consciência humana através de métodos científicos e rigorosos, e não exatamente na linguagem, nas artes, nos mitos, nos costumes sociais, na lei e moral.
Em resumo, Wilhelm Wundt foi um pioneiro da Psicologia que contribuiu significativamente para o estabelecimento da ciência psicológica, dividindo-a em dois ramos: Psicologia Experimental e Psicologia Social.
Questão 68
Leipzig. Seguiram para aquele país muitos estudiosos desta nova ciência, como o inglês Edward B. Tichner e o americano William James.
Acerca dos objetivos que se explicitam na origem da Psicologia Científica, assinale a alternativa CORRETA.
- A)Definir seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psíquica, a consciência).
- B)Postular que a alma e o corpo não podem ser dissociados. Apsyché seria o princípio ativo da vida.
- C)Especular em torno do homem e da sua interioridade.
- D)Obter status de ciência à medida que não se “liberta” da filosofia e fisiologia.
- E)Formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos da área.
A alternativa correta é A)
O berço da Psicologia Moderna foi a Alemanha no final do século 19. Wundt, Weber e Fechner trabalharam juntos, na Universidade de Leipzig. Seguiram para aquele país muitos estudiosos desta nova ciência, como o inglês Edward B. Tichner e o americano William James.
Acerca dos objetivos que se explicitam na origem da Psicologia Científica, assinale a alternativa CORRETA.
- A)Definir seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psíquica, a consciência).
- B)Postular que a alma e o corpo não podem ser dissociados. A psyché seria o princípio ativo da vida.
- C)Especular em torno do homem e da sua interioridade.
- D)Obter status de ciência à medida que não se “liberta” da filosofia e fisiologia.
- E)Formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos da área.
O gabarito correto é A).
Essa opção é correta pois, na origem da Psicologia Científica, a definição do objeto de estudo era fundamental. A Psicologia precisava estabelecer seu campo de atuação e delimitar o que seria estudado. Isso porque, anteriormente, a Psicologia era considerada uma parte da Filosofia e não era uma ciência autônoma.
Tanto Wundt quanto William James e outros pesquisadores da época buscavam entender o que era a Psicologia e o que ela estudava. Eles acreditavam que a Psicologia precisava ser uma ciência que estudasse a consciência, a vida psíquica e o comportamento humano de forma sistemática e científica.
A opção B) está errada pois, embora a relação entre alma e corpo seja importante, não era o objetivo principal da Psicologia Científica. A Psicologia Científica não se preocupava em postular que a alma e o corpo não podem ser dissociados, mas sim em estudar o comportamento e a vida psíquica de forma científica.
A opção C) também está errada pois, embora a especulação em torno do homem e da sua interioridade seja importante, não era o objetivo principal da Psicologia Científica. A Psicologia Científica buscava estudar o homem e sua interioridade de forma sistemática e científica, mas não se resumia apenas a especulações.
A opção D) está errada pois, embora a Psicologia Científica busque ter status de ciência, não era o objetivo principal da Psicologia Científica. A Psicologia Científica buscava estudar o comportamento e a vida psíquica de forma científica e não se preocupava em obter status de ciência.
A opção E) também está errada pois, embora a formulação de teorias seja importante, não era o objetivo principal da Psicologia Científica. A Psicologia Científica buscava estudar o comportamento e a vida psíquica de forma científica e não se resumia apenas a formulação de teorias.
Em resumo, o objetivo principal da Psicologia Científica era definir seu objeto de estudo, ou seja, o comportamento, a vida psíquica e a consciência. Isso porque a Psicologia precisava estabelecer seu campo de atuação e delimitar o que seria estudado.
É importante notar que a Psicologia Científica surgiu em um contexto histórico em que as ciências naturais estavam se desenvolvendo rapidamente. A Psicologia Científica buscou se inspirar nesse modelo e se tornar uma ciência que estudasse o comportamento e a vida psíquica de forma sistemática e científica.
Além disso, a Psicologia Científica também buscou se diferenciar da Filosofia e da Fisiologia, que eram as áreas que mais se aproximavam da Psicologia. A Psicologia Científica buscou se tornar uma ciência autônoma que estudasse o comportamento e a vida psíquica de forma científica.
Questão 69
O campo da psicologia tem pouco mais de cem anos de existência. Uma pessoa a quem muitas vezes se credita a
fundação do campo é Wilhelm Wundt, responsável pelo desenvolvimento do primeiro laboratório de psicologia da
Universidade de Leipzig, na Alemanha, em 1879. A psicologia organizacional, como campo de especialização, data do
início dos anos 1900, quando psicólogos começaram a estudar problemas relacionados ao trabalho e ao
comportamento no trabalho. Apesar de a maioria das pessoas atribuir a Walter Scott, a Hugo Münsterberg, ou a
ambos, o crédito de fundação da psicologia industrial/organizacional, um outro autor teve uma profunda influência
no campo que então desenvolvia Frederick W. Taylor, um engenheiro que sustentava que princípios científicos
poderiam ser aplicados para o replanejamento do ambiente de trabalho. Com base nos estudos de Taylor, assinale a
afirmativa INCORRETA.
- A)A motivação não resulta dos ganhos financeiros.
- B)Os melhores trabalhadores devem ser selecionados e treinados no novo “método melhor”.
- C)Os métodos de trabalho podem ser cientificamente planejados visando à eficiência, o que resulta em “um método melhor” para se executar uma tarefa.
- D)Deve haver uma atmosfera íntima e cordial de cooperação entre a administração e os trabalhadores; a administração e os trabalhadores devem compartilhar a responsabilidade pelo planejamento e pela condução do trabalho.
A alternativa correta é A)
Além disso, é importante destacar que a contribuição de Frederick W. Taylor foi fundamental para o desenvolvimento da psicologia organizacional. Seu trabalho pioneiro em eficiência e produtividade no ambiente de trabalho influenciou gerações de psicólogos e administradores. No entanto, é importante notar que sua abordagem foi posteriormente criticada por outros autores, que argumentaram que a ênfase excessiva na eficiência e na produtividade poderia levar a uma desumanização do trabalho.
Outro autor importante na história da psicologia organizacional é Elton Mayo, que realizou uma série de estudos em uma fábrica da Western Electric, nos EUA, nos anos 1920 e 1930. Esses estudos, conhecidos como Estudos de Hawthorne, revelaram que a motivação e a produtividade dos trabalhadores eram influenciadas por fatores psicológicos, como a percepção de apoio e reconhecimento por parte da administração, e não apenas pela eficiência e pela produtividade.
A partir daí, a psicologia organizacional continuou a evoluir, com a contribuição de autores como Abraham Maslow, que desenvolveu a teoria da hierarquia das necessidades, e Douglas McGregor, que propôs a teoria X e Y sobre a motivação humana. Hoje em dia, a psicologia organizacional é um campo amplo e diversificado, que abrange desde a seleção e treinamento de funcionários até a gestão de mudanças e desenvolvimento organizacional.
No entanto, apesar de todos esses avanços, é importante lembrar que a psicologia organizacional não está livre de críticas e controvérsias. Alguns autores argumentam que a ênfase excessiva na eficiência e na produtividade pode levar a uma desumanização do trabalho, enquanto outros defendem que a psicologia organizacional pode ser usada para controlar e manipular os trabalhadores.
Portanto, é fundamental que os profissionais de psicologia organizacional sejam conscientes dessas críticas e controvérsias, e trabalhem para desenvolver práticas que sejam éticas, Justas e respeitosas com os trabalhadores. Além disso, é importante que os estudantes de psicologia organizacional tenham uma compreensão sólida dos conceitos e teorias que fundamentam esse campo, para que possam contribuir para o seu desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.
Em resumo, a psicologia organizacional é um campo amplo e diversificado que tem uma história rica e complexa. Desde a contribuição pioneira de Frederick W. Taylor até os desenvolvimentos mais recentes, a psicologia organizacional tem evoluído para abordar as necessidades e desafios do ambiente de trabalho. No entanto, é importante que os profissionais e estudantes de psicologia organizacional sejam conscientes das críticas e controvérsias que cercam esse campo, e trabalhem para desenvolver práticas que sejam éticas, justas e respeitosas com os trabalhadores.
Questão 70
cuidando” são as que melhor nos permitem compreender o
sentido de nossa existência como seres humanos foi
desenvolvida por
- A)Minayo.
- B)Foucault.
- C)Ayres.
- D)Heidegger.
A alternativa correta é D)
Heidegger argumenta que a condição de "estar cuidando" é caracterizada pela preocupação com o futuro, pelo cuidado com o presente e pela memória do passado. Isso significa que, ao cuidar de algo ou alguém, o homem se projeta no futuro, se ocupa do presente e se relaciona com o passado, tornando-se capaz de se compreender em sua totalidade. Além disso, o cuidado também permite ao homem se relacionar com os outros, tornando-se capaz de se compreender em sua intersubjetividade.
Assim, a resposta correta é D) Heidegger.
- A) Minayo.
- B) Foucault.
- C) Ayres.
- D) Heidegger.