Segundo Thomas Kuhn, o desenvolvimento de uma ciência atinge o estágio mais avançado quando se estabelece um paradigma, ou uma forma de pensamento aceita na disciplina e provedora de perguntas e respostas fundamentais. Nesse sentido, a psicologia
atinge o estágio mais avançado quando se estabelece
um paradigma, ou uma forma de pensamento aceita
na disciplina e provedora de perguntas e respostas fundamentais.
Nesse sentido, a psicologia
- A)é considerada pré-paradigmática, pois os profissionais e teóricos da área adotaram, para escolas diferentes, um único objeto de estudo: a psique humana.
- B)recebe o status de paradigmática, porque sempre rejeita os pontos fracos de teorias antigas, substituindo-os por novas definições e conceitos capazes de sustentar suas bases.
- C)rejeita a ideia de paradigma, pois se dedica a intervenções e objetos de estudo que não podem ser quantificados nos mesmos termos que as outras ciências.
- D)supera o conceito de paradigma, pois todas as pesquisas na área foram realizadas de acordo com os padrões estabelecidos para todas as outras áreas do conhecimento.
- E)ainda não atingiu o estágio paradigmático, porque o seu campo de atuação é fragmentado e composto por uma série de “psicologias” que não se comunicam.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Segundo Thomas Kuhn, o desenvolvimento de uma ciência atinge o estágio mais avançado quando se estabelece um paradigma, ou uma forma de pensamento aceita na disciplina e provedora de perguntas e respostas fundamentais. Nesse sentido, a psicologia
- E)ainda não atingiu o estágio paradigmático, porque o seu campo de atuação é fragmentado e composto por uma série de “psicologias” que não se comunicam.
O que significa que a psicologia, apesar de ser uma ciência que estuda a mente humana, não tem uma teoria unificadora que abarque todas as suas áreas de estudo. Isso ocorre porque a psicologia é uma ciência muito ampla e diversificada, que abrange desde a psicologia clínica até a psicologia social, passando pela psicologia cognitiva, psicologia do desenvolvimento, entre outras.
Essa falta de unidade paradigmática faz com que os estudiosos da área trabalhem de forma isolada, sem uma linguagem comum que possa ser compartilhada entre as diferentes áreas de estudo. Isso dificulta a comunicação entre os profissionais e a criação de uma teoria geral que possa abarcar todas as áreas da psicologia.
Além disso, a psicologia também é uma ciência que está em constante evolução, novas teorias e descobertas estão sendo feitas o tempo todo, o que também contribui para a falta de unidade paradigmática. Isso não significa que a psicologia não seja uma ciência importante e relevante, mas sim que ela ainda está em processo de desenvolvimento e amadurecimento.
É importante notar que a falta de unidade paradigmática não é exclusividade da psicologia, outras ciências também passam por esse processo. No entanto, é importante que os estudiosos da área trabalhem em busca de uma linguagem comum e de uma teoria geral que possa abarcar todas as áreas da psicologia, para que possa haver uma maior integração e compreensão entre as diferentes áreas de estudo.
Em resumo, a psicologia ainda não atingiu o estágio paradigmático porque seu campo de atuação é fragmentado e composto por uma série de “psicologias” que não se comunicam. Isso ocorre devido à falta de unidade paradigmática, o que dificulta a comunicação entre os profissionais e a criação de uma teoria geral que possa abarcar todas as áreas da psicologia. No entanto, é importante que os estudiosos da área trabalhem em busca de uma linguagem comum e de uma teoria geral que possa abarcar todas as áreas da psicologia.
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