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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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1) Durante a realização de uma observação lúdica, um garoto de quatro anos, embora tenha acompanhado o terapeuta até a sala de entrevistas, não trocou nenhuma palavra ou contato visual com ele, evitando qualquer aproximação física. Passou a maior parte do tempo, ora correndo pela sala, ora andando em círculos, ora andando na ponta dos pés, balançando as mãos e movimentando os dedos. Também pegou um boneco da caixa lúdica e bateu com ele na própria cabeça.


A modalidade de brincar apresentada por esse garoto pode ser considerada

  • A) rígida e não adaptativa, própria de crianças com componentes neuróticos.
  • B) patológica em relação ao funcionamento do ego, característica de crianças com funcionamento psicótico.
  • C) plástica, com riqueza de recursos egoicos e ausência de mecanismos de controle excessivos.
  • D) estereotipada, com tendência à inibição e característica de comportamento antissocial.
  • E) criativa, com facilidade para exploração do ambiente e do corpo, característica de personalidade narcísica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) patológica em relação ao funcionamento do ego, característica de crianças com funcionamento psicótico.

A questão refere-se a um caso descrito por Blanca Guevara Welang no livro Psicodiagnóstico V, organizado por Cunha. Vejamos:

Por outro lado, os jogos estereotipados e perseverantes são a modalidade mais patológica do funcionamento egóico, típica de crianças com funcionamento psicótico, como é o caso de Antônio, que é um menino de 4 anos, encaminhado para avaliação psicológica pelo neurologista para ajudar na classificação diagnóstica. Embora tenha aceitado facilmente se separar dos pais para entrar na sala de entrevista, não realizou nenhum intercâmbio verbal ou contato visual com o examinador, evitando qualquer tentativa de aproximação por parte deste. Não atendeu a qualquer solicitação direta, desprezando blocos, carrinhos e outros brinquedos oferecidos, usando apenas um boneco para bater na sua própria cabeça. Passou a maior parte do tempo ora correndo pela sala, ora andando em círculos, ora andando na ponta dos pés, balançando as mãos e movendo os dedos, indiferente ao ambiente onde estava inserido. 


Análise das alternativas:

 

a) rígida e não adaptativa, própria de crianças com componentes neuróticos.
 

INCORRETA. A modalidade do brincar é rígida e não adaptativa. Porém, essa característica é própria de crianças com componentes psicóticos. 

 

b) patológica em relação ao funcionamento do ego, característica de crianças com funcionamento psicótico.

 

CORRETA. O comportamento do menino tem como única finalidade a descarga de impulsos do id sem fins comunicacionais.
 

c) plástica, com riqueza de recursos egoicos e ausência de mecanismos de controle excessivos.
 

INCORRETA. Na verdade há poucos recursos egóicos, evidenciando a falta de resposta afetiva e uma desconexão com o mundo externo.

 

d) estereotipada, com tendência à inibição e característica de comportamento antissocial.
 

INCORRETA. No brincar da criança, há maneirismo e movimentos esteriotipados, no entanto, não reflete o comportamento antissocial, mas psicótico. 

 

e) criativa, com facilidade para exploração do ambiente e do corpo, característica de personalidade narcísica.

 

INCORRETA. Aqui é apresentado o inverso do que observamos. A criança apresenta dificuldade de exploração do ambiente e do corpo, característica de crianças com funcionamento psicótico.

 


Fonte: CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico V. 5ª ed rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.

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2) O psicólogo, em sua atuação clínica, pode realizar psicodiagnóstico e terapia em enfoque individual, grupal, familiar e de casal. Neste sentido, em termos do enquadre clínico,

  • A) Não há modificação nenhuma, uma vez que o psicólogo é o mesmo.

  • B) Alterando-se o cliente enquanto objeto da atenção clínica do profissional, alteram-se os objetos e os procedimentos metodológicos para o trabalho.

  • C) O tempo de trabalho será breve somente com o atendimento individual, uma vez que o foco é um indivíduo apenas.

  • D) A única alteração será no aspecto dos honorários que serão mais em conta quanto mais pessoas ele atender ao mesmo tempo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Alterando-se o cliente enquanto objeto da atenção clínica do profissional, alteram-se os objetos e os procedimentos metodológicos para o trabalho.

Conseguimos responder a questão somente pelo bom senso. Não são necessárias maiores referências para eliminarmos as alternativas que não fazem sentido. Apenas para esclarecer, o enquadre clínico envolve os aspectos práticos do tratamento, como local, horário, frequência e duração das sessões, honorários, férias, número de participantes, etc. De posse desse conhecimento, vamos analisar as alternativas:

 

a) Não há modificação nenhuma, uma vez que o psicólogo é o mesmo.

 

INCORRETA. Há muitas diferenças. Em uma terapia grupal, por exemplo, o enquadre envolve mais pessoas e outras variáveis que devem ser consideradas pelo profissional, como as mencionadas acima.

 

b) Alterando-se o cliente enquanto objeto da atenção clínica do profissional, alteram-se os objetos e os procedimentos metodológicos para o trabalho.

 

CORRETA. É a única opção coerente com o tema. Como podem ver, se soubermos o que é enquadre clínico, selecionamos facilmente esta alternativa. 

 

c) O tempo de trabalho será breve somente com o atendimento individual, uma vez que o foco é um indivíduo apenas.

 

INCORRETA. A terapia em grupo, de casal e familiar podem ser breves também, a depender da gravidade da psicopatologia envolvida e dos objetivos do tratamento.

 

d) A única alteração será no aspecto dos honorários que serão mais em conta quanto mais pessoas ele atender ao mesmo tempo.

 

INCORRETA. O fato de o psicólogo atender mais pessoas ao mesmo tempo não significa que os honorários serão mais em conta. 

 


Para consultar: CORDIOLI, A. V. Psicoterapias: abordagens atuais. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

 

3) No que se refere ao processo psicodiagnóstico, julgue o item que se segue.

 

Os objetivos do psicodiagnóstico dependem das hipóteses ou perguntas iniciais apresentadas no encaminhamento.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Certo

 
 

No que se refere ao processo psicodiagnóstico, julgue o item que se segue.

Os objetivos do psicodiagnóstico dependem das hipóteses ou perguntas iniciais apresentadas no encaminhamento.

 
 

Para o entendimento do que preconiza a questão, dividimos a análise em três partes:

 

1) Conceito de psicodiagnóstico

 

2) Principais modelos e etapas

 

3) Análise do item

 
 

1) Conceito de psicodiagnóstico

 

Segundo Cunha (2005, pp. 105-106):

 “O processo psicodiagnóstico é um processo científico e, como tal, parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses que serão confirmadas ou não através dos passos seguintes do processo. Geralmente, temos um ponto de partida, que é o encaminhamento. Qualquer pessoa que encaminha um paciente o faz sob a pressuposição de que ele apresenta problemas que têm uma explicação psicológica [...] os objetivos do psicodiagnóstico dependem das perguntas iniciais. No caso, com base no encaminhamento, decidiu-se fazer um psicodiagnóstico”

  
 

2) Principais modelos e etapas

 
  • Embora no Brasil, o modelo psicodiagnóstico compreensivo (Trinca, 1984) e a proposta fenomenológica (Ancona-Lopez, 1995) sejam frequentemente utilizadas, é o modelo sistematizado por Arzeno (2003) e Ocampo, Arzeno & Piccolo (2005), que foi sintetizado por Cunha et al. (2000), que tem norteado o trabalho de grande parte dos profissionais de psicologia.

                        ______________________________________________

 
  • Considerando isto, Arzeno (2003) descreve o processo Psicodiagnóstico através de sete etapas; acompanhe:
  • 1º Passo: o primeiro passo inclui desde a solicitação da consulta pelo cliente até o primeiro encontro pessoal com o profissional. Nessa fase, é importante observar como é feito o contato inicial, quais as primeiras impressões etc.
 
  • 2º Passo: o segundo passo envolve a realização das primeiras entrevistas, quando se busca identificar o motivo latente e manifesto da consulta, as ansiedades e defesas que o paciente, pais e/ou família apresentam, as expectativas e fantasias de doença e de cura que trazem.
 
  • 3º Passo: o terceiro passo é o momento de reflexão sobre o material colhido e análise das hipóteses iniciais, para planejamento dos passos seguintes e escolha dos instrumentos diagnósticos a serem empregados.
 
  • 4º Passo: o quarto passo é o momento da realização da estratégia diagnóstica planejada – entrevistas e aplicação dos testes e técnicas selecionadas, de acordo com o caso. Em geral, age-se conforme o planejado, mas, se houver necessidade, podem-se introduzir modificações, durante o processo.
 
  • 5º Passo: o quinto passo é o momento da análise e integração dos dados levantados. É o estudo conjunto do material apreendido nas entrevistas, nos testes e na história clínica, para obter uma compreensão global do caso. [...]
 
  • 6º Passo: o sexto passo é o momento da devolução da informação, que pode ser feita em uma ou mais entrevistas. Geralmente, é realizada de forma separada – uma com o indivíduo que foi trazido como protagonista principal da consulta, e outra com os pais e o restante da família. Frequentemente, durante a entrevista devolutiva, surgem novos elementos, os quais ajudam a validar as conclusões ou esclarecer os pontos obscuros.
 
  • 7º Passo: o sétimo passo envolve a elaboração do laudo psicológico com as conclusões diagnósticas e prognósticas, incluindo as recomendações terapêuticas adequadas ao caso. A elaboração do laudo é um aspecto importante do processo, pois, quando malfeito, pode prejudicar o paciente, em vez de ajudá-lo.
 
 

3) Análise do item

 

Com base no que trazem os tópicos supracitados, ratifica-se que, de fato, os objetivos do psicodiagnóstico dependem das hipóteses ou perguntas iniciais apresentadas no encaminhamento, ratificando-se, portanto, que o ITEM está CORRETO.

 

_______________

Fonte consultada:   

ARZENO, M. E. G. Psicodiagnóstico clínico. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

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4) No que se refere ao processo psicodiagnóstico, julgue o item que se segue.

 

Em razão de muitos testes estarem sob processo de validação, devem-se utilizar diversos testes no psicodiagnóstico.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito Item Errado

Em razão de muitos testes estarem sob processo de validação, devem-se utilizar diversos testes no psicodiagnóstico.

Errado. Testes que ainda estão sob processo de validação não são testes considerados favoráveis pelo SATEPSI, e portanto não devem ser utilizados no psicodiagnóstico. A utilização de diversos testes é indicada para buscar uma validação intertestes dos dados obtidos e porque nenhum teste pode ser considerado suficiente para uma avaliação abrangente.

 

“Bateria de testes é a expressão utilizada para designar um conjunto de testes ou de técnicas, que podem variar entre dois e cinco ou mais instrumentos, que são incluídos no processo psicodiagnóstico para fornecer subsídios que permitam confirmar ou infirmar as hipóteses iniciais, atendendo o objetivo da avaliação. A bateria de testes é utilizada por duas razões principais. Primeiramente, considera-se que nenhum teste, isoladamente, pode proporcionar uma avaliação abrangente da pessoa como um todo. Em segundo lugar, o emprego de uma série de testes envolve a tentativa de uma validação intertestes dos dados obtidos, a partir de cada instrumento em particular, diminuindo, dessa maneira, a margem de erro e fornecendo melhor fundamento para se chegar a inferências clínicas (Exner, 1980).”

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

5) No que se refere ao processo psicodiagnóstico, julgue o item que se segue.

 

Por meio dos dados obtidos no psicodiagnóstico, podem-se embasar os objetivos do prognóstico e da prevenção.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Certo

 

Gabarito Item Certo

Por meio dos dados obtidos no psicodiagnóstico, podem-se embasar os objetivos do prognóstico e da prevenção.

Certo! O prognóstico e a prevenção são dois dos objetivos possíveis do psicodiagnóstico. Vamos relembrar os outros:

 

  

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

  
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6) Em um psicodiagnóstico, um psicólogo optou por utilizar o teste H-T-P (Casa – Árvore – Pessoa.) de John N. Buck. No desenho da árvore, o sujeito deu ênfase exagerada nos galhos do lado esquerdo da árvore pelo número e tamanho. Ele consultou o Manual e Guia de Interpretação desta técnica projetiva de desenho e encontrou que esta característica do desenho sugere um desequilíbrio da personalidade ocasionado por uma forte tendência

  • A) de apresentar incapacidade em aceitar dominância para qualquer forma de ação.
  • B) a evitar ou adiar satisfação emocional.
  • C) a procurar satisfação por meio do esforço intelectual.
  • D) a apresentar sentimentos de ambivalência.
  • E) de busca de satisfação emocional direta e imediata.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) de busca de satisfação emocional direta e imediata.

Gabarito Letra E

Em um psicodiagnóstico, um psicólogo optou por utilizar o teste H-T-P (Casa – Árvore – Pessoa.) de John N. Buck. No desenho da árvore, o sujeito deu ênfase exagerada nos galhos do lado esquerdo da árvore pelo número e tamanho. Ele consultou o Manual e Guia de Interpretação desta técnica projetiva de desenho e encontrou que esta característica do desenho sugere um desequilíbrio da personalidade ocasionado por uma forte tendência
a)  de apresentar incapacidade em aceitar dominância para qualquer forma de ação.
b)  a evitar ou adiar satisfação emocional.
c)  a procurar satisfação por meio do esforço intelectual.
d)  a apresentar sentimentos de ambivalência.
e)  de busca de satisfação emocional direta e imediata.

Vamos relembrar as interpretações para os detalhes nos galhos:

“ÊNFASE no detalhe

Nos galhos do lado esquerdo (n°/tamanho) → desequilíbrio da personalidade ocasionado por uma forte tendência de busca de satisfação emocional direta e imediata, introversão, reserva, inibição.

Do lado direito → desequilíbrio produzido também por forte tendência a evitar ou adiar satisfação emocional e a procurar satisfação através do esforço intelectual.

Simetria absoluta na estrutura dos galhos → sentimentos de ambivalência e incapacidade em aceitar dominância para qualquer forma de ação. Apego a esquemas fixos, necessidade de equilíbrio íntimo, falta de adaptação intelectual ou rigidez.”

 

Como buscamos a interpretação para o lado esquerdo, temos a busca de satisfação emocional direta e imediata.

  

Nosso gabarito Letra E

7) Para o do diagnóstico psicológico de uma criança, muitas vezes é realizada uma sessão na qual lhe é apresentado material lúdico. Dentre as diversas dificuldades que tal situação oferece ao psicólogo, a maior refere-se

  • A) ao manejo, dado necessitar de uma preparação prévia de respostas à criança.

  • B) à escolha do material, o qual deve favorecer a explicitação da patologia.

  • C) ao setting oferecido, pois requer espaços muito amplos e equipamentos caros.

  • D) à avaliação, dado fornecer material clínico não sistematizado.

  • E) ao modo de se relacionar quando requisitado a participar da brincadeira.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) à avaliação, dado fornecer material clínico não sistematizado.

Gabarito: Letra D

Para o do diagnóstico psicológico de uma criança, muitas vezes é realizada uma sessão na qual lhe é apresentado material lúdico. Dentre as diversas dificuldades que tal situação oferece ao psicólogo, a maior refere-se

a)  ao manejo, dado necessitar de uma preparação prévia de respostas à criança.

Errado. Se a criança tem suas respostas preparadas, não há uma avaliação de fato.

 

b)  à escolha do material, o qual deve favorecer a explicitação da patologia.

Errado. Não só para explicitar patologias serve o diagnóstico psicológico.

 

c)  ao setting oferecido, pois requer espaços muito amplos e equipamentos caros.

Errado. O setting exige espaço e equipamentos específicos, não necessariamente caros.

 

d)  à avaliação, dado fornecer material clínico não sistematizado.

Certo!

“Um importante questionamento para o campo da avaliação clínica de crianças diz respeito aos critérios de análise do brincar infantil utilizados na entrevista lúdica diagnóstica. Pode-se dizer que a maior dificuldade existente na realização desse tipo de entrevista reside em sua avaliação, por não ser um processo estruturado e se tratar de um material clínico não sistematizado, que depende da experiência clínica, da capacidade de interpretação e observação, bem como da experiência do psicólogo.”

 

e)  ao modo de se relacionar quando requisitado a participar da brincadeira.

Errado. O profissional que exerce esse tipo de função deve ter esse treinamento.

 

Referência

Hutz, C. S., Bandeira, D. R., Trentini, C. M., & Krug, J. S. (Orgs.) (2016). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed.

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8) O psicodiagnóstico constitui-se de uma multiplicidade de procedimentos técnicos de origens diversas, e até mesmo antagônicas. O que garante a sua validade é

  • A) a existência de uma sequência padronizada para cada uma das fases do processo e uso do ludodiagnóstico.

  • B) o raciocínio clínico que articula e integra os elementos coletados durante o processo.

  • C) a utilização de testes psicológicos em processo de certificação pelo Conselho Federal de Psicologia.

  • D) o tempo que é dedicado à articulação dos dados obtidos por meio da investigação.

  • E) a adoção de entrevistas fechadas e técnicas projetivas para o levantamento de conclusões.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) o raciocínio clínico que articula e integra os elementos coletados durante o processo.

Gabarito: Letra B

O psicodiagnóstico constitui-se de uma multiplicidade de procedimentos técnicos de origens diversas, e até mesmo antagônicas. O que garante a sua validade é

a)  a existência de uma sequência padronizada para cada uma das fases do processo e uso do ludodiagnóstico.

Errado. O psicodiagnóstico segue algumas etapas mas não é uma estrutura rígida. Além disso, o ludodiagnóstico é utilizado com crianças, não em todo processo psicodiagnóstico.

 

b)  o raciocínio clínico que articula e integra os elementos coletados durante o processo.

Certo!

 

c)  a utilização de testes psicológicos em processo de certificação pelo Conselho Federal de Psicologia.

Errado. Apenas testes já validados podem ser utilizados no psicodiagnóstico, os testes que estão em processo de certificação não devem ser utilizados.

 

d)  o tempo que é dedicado à articulação dos dados obtidos por meio da investigação.

Errado. A validade de um processo não é medida temporalmente.

 

e)  a adoção de entrevistas fechadas e técnicas projetivas para o levantamento de conclusões.

Errado. O profissional responsável pela avaliação que decide quais são os melhores instrumentos para o caso que está investigando. Além disso, as entrevistas fechadas são de pouca utilidade clínica.

 

Nosso gabarito é Letra B

9) O processo psicodiagnóstico pode ter um ou mais objetivos, conforme os motivos do encaminhamento e/ou da consulta que orientam as hipóteses formuladas pelo profissional e delimitam o escopo da avaliação.

Na coluna 1 abaixo estão nomeados objetivos do psicodiagnóstico/avaliação psicológica clínica e na coluna 2 estão elencadas especificações dos mesmos.

Numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1.

Coluna 1
1. Classificação simples
2. Diagnóstico diferencial
3. Prevenção
4. Prognóstico
 

Coluna 2
( ) Permite diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.
( ) Compara a amostra de comportamentos do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou grupos específicos.
( ) Determina o curso provável do caso.
( ) Investiga irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas.
( ) Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer estimativa de forças e fraquezas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo:

  • A) 1 – 2 – 4 – 3 – 2
  • B) 1 – 4 – 3 – 2 – 3
  • C) 2 – 1 – 3 – 1 – 4
  • D) 2 – 1 – 4 – 2 – 3
  • E) 2 – 3 – 1 – 4 – 3

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) 2 – 1 – 4 – 2 – 3

  
 

Explorando o assunto que traz esta questão dividiu-se a análise em duas partes:

1) Sobre o Psicodiagnóstico

2) Análise das alternativas

 
 

1) Sobre o Psicodiagnóstico

 

Segundo Cunha (2005, p. 26):

 

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

 

Acompanhe as possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico, conforme Cunha (2000, p. 27):

 

OBJETIVOS DO PSICODIAGNÓSTICO

Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Objetivos

Classificação simples

O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual

Descrição

Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

Classificação nosológica

Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos

Diagnóstico diferencial

São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Avaliação compreensiva

É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos

Entendimento Dinâmico

Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc

Prevenção

Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

Prognóstico

Determina o curso provável do caso.

Perícia Forense

Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.

 
 

2) Análise das alternativas

 

Relacionando cada um dos objetivos do psicodiagnóstico/avaliação psicológica as especificações apresentadas, enumerando-as de acordo com a descrição correspondente, tem-se a seguinte associação:

 

Coluna 1

Coluna 2

1. Classificação simples

( 2 ) Permite diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

2. Diagnóstico diferencial

( 1 ) Compara a amostra de comportamentos do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou grupos específicos.

3. Prevenção

( 4 ) Determina o curso provável do caso.

4. Prognóstico

( 2 ) Investiga irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas.

 

( 3 ) Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer estimativa de forças e fraquezas.

   

Considerando a associação apresentada, ratifica-se que a alternativa que corresponde à sequência correta é “2 – 1 – 4 – 2 – 3”, portanto, LETRA “D”.

   

_______________

Fonte consultada:

Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

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10) Tradicionalmente o processo psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica com propósitos clínicos.

Analise o texto abaixo:

Psicodiagnóstico é um processo               ,                no tempo, que utiliza              e testes psicológicos, em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de                  , identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível,                   os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.

Cunha, 2003.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

  • A) científico ; limitado ; técnicas ; pressupostos teóricos ; comunicando
  • B) eminentemente prático ; ilimitado ; simulações ; pressupostos teóricos ; analisando
  • C) técnico ; limitado ; técnicas ; situações clínicas ; comparando
  • D) científico ; ilimitado ; dinâmicas de grupos ; experiências práticas ; sintetizando
  • E) prático ; ilimitado ; simulações ; situações clínicas ; analisando

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) científico ; limitado ; técnicas ; pressupostos teóricos ; comunicando

 

 

 

Psicodiagnóstico é um processo               ,                no tempo, que utiliza              e testes psicológicos, em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de                  , identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível,                   os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso. Cunha, 2003.

 

   

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, acompanhe o que preconiza Cunha (2005, p. 26), atentando-se para os grifos em azul:

 

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

 
 

Análise das alternativas

 
  • Considerando as alternativas disponíveis apenas a LETRA “A” (científico; limitado; técnicas; pressupostos teóricos; comunicando) preenche corretamente o que requisita o enunciado e é mencionado pela publicação supracitada;
 
  • Concluindo a análise, destaca-se que as demais não são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, pela ausência de literalidade em relação a descrição do que é requisitado pelo enunciado;
 
  • Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “A” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
 

_________________

Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

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