Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A entrevista inicial para a realização de um processo psicodiagnóstico infantil

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) é um momento importante para a coleta de informações relacionadas à criança, que são fundamentais para o delineamento do plano de avaliação.


 

A entrevista inicial para a realização de um processo psicodiagnóstico infantil

 

Segundo o Código de Ética do Psicólogo (2005):

 
  • Art. 8º – Para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente: §1° – No caso de não se apresentar um responsável legal, o atendimento deverá ser efetuado e comunicado às autoridades competentes;
 
  • Art. 13 – No atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, deve ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial para se promoverem medidas em seu benefício.
 
 

a)  deve incluir orientações aos pais em relação à importância de que a criança seja informada primeiramente pelo psicólogo sobre os motivos de sua avaliação.

INCORRETA. Na realidade, analisando pela perspectiva da entrevista inicial, parte dos motivos da avaliação da criança, costumam estar embutidos, de uma certa forma, no encaminhamento do outro profissional ou na própria demanda apresentada pelos pais.

  

b)  é um momento importante para a coleta de informações relacionadas à criança, que são fundamentais para o delineamento do plano de avaliação.

GABARITO DA BANCA. Embora a entrevista inicial seja considerada importante para a coleta de informações do paciente, note que a informação trazida por Cunha (2005, p. 108) contraria a última parte da afirmativa da banca:

“Assim, a primeira entrevista já pode ser estruturada de maneira a permitir a resolução de algumas questões diagnósticas. Então, a entrevista já faz parte do plano de avaliação, não sendo utilizada principalmente para oferecer subsídios para o delineamento do plano de avaliação.”

  

c)  precisa ser realizada, quando foi solicitado por terceiros, com o profissional que identificou a necessidade da investigação.

INCORRETA. A assertiva vai de encontro a habilitação do profissional de psicologia para este fim, portanto, alternativa FALSA.

 

d)  deve incluir um contato inicial somente com a criança, para formação da aliança terapêutica e, posteriormente, com os pais.

INCORRETA. A informação contraria o que traz o Código de Ética do Psicólogo nos artigos supracitados, portanto, opção ERRADA.

 

e)  tem início com esclarecimentos que visam a desmistificação das fantasias dos pais em relação aos conflitos da criança.

INCORRETA. Note que se trata da entrevista inicial, dessa forma, o psicólogo ainda não tem material consistente e nem suficiente sobre a problemática da criança, portanto, opção FALSA.

 

_______________

Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *