Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A observação lúdica proporciona uma oportunidade para o psicólogo conhecer mais sobre a criança e seu mundo emocional. Essa técnica é especialmente útil para:

I. Avaliar a inteligência verbal da criança.

II. Investigar habilidades sociais e de interação da criança.

III. Acessar aspectos do inconsciente da criança por meio do jogo simbólico.

IV. Avaliar níveis de resistência física ao longo das horas de administração da avaliação.

V. Verificar habilidades matemáticas e lógicas da criança.

Indique a alternativa em que todas as sentenças estão incorretas.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) I; IV; V.

  

Veja mais sobre a observação lúdica:

 

"Observação lúdica: aqui já há um objetivo específico, que é a análise do comportamento da criança. Também pode ser utilizada por outros profissionais além do psicólogo, mas, no caso da psicologia vai ter a influência da abordagem escolhida pelo profissional, como, por exemplo, a abordagem comportamental, existencial ou psicanalítica. O profissional escolhe brinquedos sem um padrão específico e observa a criança interagindo com os mesmos, analisando a posteriori alguns padrões de comportamento, indicadores ou sentimentos envolvidos naquela situação.

 

A grande diferença da observação e da entrevista é que na situação de observação o profissional praticamente não intervém, e isso é combinado com a criança. Um exemplo de observação lúdica foram as análises de Freud sobre os comportamentos do Pequeno Hans (1909), analisando como a criança, a partir de suas perguntas ou brinquedos, havia, por exemplo, ficado horrorizada com o sangue da mãe no nascimento do bebê, associando-o ao medo da castração fálica, ou quando Freud, em 1920, analisa a situação da brincadeira de um bebê com um carretel que aparecia e desaparecia. Freud apresenta como esse comportamento significava a expressão e elaboração pela criança da angústia de separação da figura materna. Estes são exemplos de análise do comportamento infantil a partir de observações."

 

Fonte: "Ludodiagnóstico" (Affonso)

 

Com isso, nota-se que a observação lúdica pode ser útil para avaliar os itens II e III.

 

Para avaliar os demais itens seria necessário testes específicos.

 

I. Avaliar a inteligência verbal da criança.

   

IV. Avaliar níveis de resistência física ao longo das horas de administração da avaliação.

 

V. Verificar habilidades matemáticas e lógicas da criança.

 

Portanto, as afirmativas incorretas são I, IV e V. Encontramos a alternativa correta na Letra C.

 

Indique a alternativa em que todas as sentenças estão incorretas.


a)  I; II; III.
b)  III; IV; V.
c)  I; IV; V.
d)  II; III.
e)  II; IV; V.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *