Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A prática do psicodiagnóstico compõe-se de diferentes etapas. Uma dessas etapas é a entrevista inicial, que pode ser sintetizada como etapa de

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) formulação de hipóteses para planejamento da bateria de testes a ser aplicada.

 

A prática do psicodiagnóstico compõe-se de diferentes etapas. Uma dessas etapas é a entrevista inicial, que pode ser sintetizada como etapa de

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço gentilmente ao aluno, que não deixe acompanhar os recortes textuais a seguir, extraídos da obra de Cunha (2000, p.26), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

 

Complementando o assunto, segundo Cunha (2005, p. 30-31) de forma bastante resumida, os passos do diagnóstico, utilizando um modelo psicológico de natureza clínica, seriam os seguintes:

 

a) levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; b) planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; c) levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; d) integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame; e) comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.”

 
 

Análise das alternativas

   

a)  sintetização de informações acerca do paciente a partir do uso de testes psicológicos.

INCORRETA. Corrigindo: as informações aludem, principalmente, a etapas posteriores do processo de psicodiagnóstico, portanto, opção FALSA.

 

b)  formulação de hipóteses para planejamento da bateria de testes a ser aplicada.

CORRETA. As possibilidades trazidas pela alternativa reune alguns dos passos iniciais mencionados por Cunha (2005), em que de um modo geral as entrevistas iniciais estão sendo aplicadas na construção psicodiagnóstico, portanto, opção VERDADEIRA.

   

c)  coleta e devolução, ao cliente, das hipóteses diagnósticas.

INCORRETA. Corrigindo: as colocações são compatíveis, principalmente, a etapas finais do processo de psicodiagnóstico onde ocorrem a comunicação dos resultados, portanto, opção FALSA.

   

d)  encaminhamento do cliente para psicoterapia tendo em vista as hipóteses levantadas.

INCORRETA. Corrigindo: o encaminhamento do cliente é uma probabilidade das etapas finais do processo de psicodiagnóstico, portanto, opção FALSA.

   

e)  reorganização psíquica para o cliente a partir de bateria de técnicas projetivas

INCORRETA. Para consulta do gabarito da questão, vide LETRA “B”.

 

_______________

Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *