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A respeito das características do processo diagnóstico do tipo compreensivo, desenvolvido por Trinca (1984), assinale a alternativa correta.

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) Estrutura-se de acordo com o contexto, influenciado pela teoria do clínico e sua experiência, além do repertório e subjetividade do cliente.

 

A respeito das características do processo diagnóstico do tipo compreensivo, desenvolvido por Trinca (1984), assinale a alternativa correta.


a)  Estrutura-se de acordo com o contexto, influenciado pela teoria do clínico e sua experiência, além do repertório e subjetividade do cliente.

 

Essa questão pode ser respondida com o texto "Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica" de Araújo.

 

A alternativa está de acordo com o texto. Veja:

 

"O modelo compreensivo se estrutura de acordo com o contexto. O uso ou não de testes psicológicos ou de outros procedimentos clínicos de investigação da personalidade fica na dependência do pensamento clínico empregado (TRINCA, 1983). Na interpretação dos dados, o pensamento clínico funciona como um princípio organizador, define critérios, procedimentos e esquemas de raciocínio, para integração dos dados e análise. Ele é influenciado não só pela teoria, mas, também, pela experiência clínica do profissional, pelo contexto e pelas personalidades do cliente e do psicólogo. Para Trinca (1984b, p. 32):

 

'Embora as teorias sejam fatores importantes no background do profissional, é mister que sua atividade clínica seja empreendida com o mínimo de interferência de suas teorias sobre sua capacidade de observar e captar os fatos relevantes.'"

 

Assertiva Correta.


b)  A teoria do clínico deve orientar sua observação e seu foco para que compreenda os fatores relevantes do processo diagnóstico.

 

Essa afirmativa não está de acordo com Trinca. Observe o grifo:

 

"O modelo compreensivo se estrutura de acordo com o contexto. O uso ou não de testes psicológicos ou de outros procedimentos clínicos de investigação da personalidade fica na dependência do pensamento clínico empregado (TRINCA, 1983). Na interpretação dos dados, o pensamento clínico funciona como um princípio organizador, define critérios, procedimentos e esquemas de raciocínio, para integração dos dados e análise. Ele é influenciado não só pela teoria, mas, também, pela experiência clínica do profissional, pelo contexto e pelas personalidades do cliente e do psicólogo. Para Trinca (1984b, p. 32):

 

'Embora as teorias sejam fatores importantes no background do profissional, é mister que sua atividade clínica seja empreendida com o mínimo de interferência de suas teorias sobre sua capacidade de observar e captar os fatos relevantes.'"

 

Assertiva Falsa.


c)  Para a realização desse processo diagnóstico, deve haver um cuidado especial com o enquadre como objetivo, papel de cada um, duração, local.

 

Essa ênfase no enquadre é dada por Ocampo e Arzeno. Veja o texto de Araújo:

  

"O psicodiagnóstico segundo Ocampo e Arzeno

Ocampo et al. (2005) e Arzeno (2003) sistematizaram o procedimento do psicodiagnóstico dentro do referencial psicanalítico, desenvolvendo uma concepção ampla e enriquecedora, que valoriza a entrevista clínica (em vez da tradicional anamnese descritiva), a relação transferencial/contratransferencial e a devolução, ao final do processo.

 

Para essas autoras, o psicodiagnóstico é uma prática clínica bem delimitada, com objetivo, tempo e papéis definidos, diferenciada do processo analítico. É realizado sempre com o objetivo de obter uma compreensão profunda e completa da personalidade do paciente (ou do grupo familiar), incluindo elementos constitutivos, patológicos e adaptativos. Abrange aspectos presentes (diagnóstico atual) e futuros (prognóstico), sendo indicado para esclarecimento do diagnóstico, encaminhamento e/ou tratamento.

 

Utiliza, como principais instrumentos, a entrevista clínica, a aplicação de testes e técnicas projetivas, a entrevista devolutiva e a elaboração do laudo (quando solicitado). Como em todo procedimento clínico, tem um cuidado especial com o enquadre: no início do processo, definem-se o objetivo; os papéis de cada um (psicólogo, paciente, pais e/ou família); a duração (em média quatro ou cinco sessões, que podem ser ampliadas ou reduzidas, de acordo com a necessidade); local, horário e tempo das entrevistas; honorários e forma de pagamento."

 

Assertiva Falsa.


d)  No processo diagnóstico compreensivo, diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares.

 

Segundo Araújo, isso faz parte do modelo fenomenológico, e não do diagnóstico compreensivo. Observe:

 

"O modelo fenomenológico

 

O psicodiagnóstico fenomenológico (ANCONA-LOPEZ, 1995; CUPERTINO, 1995; YEHIA, 1995) introduz algumas mudanças significativas no modelo proposto por Ocampo et al. (2005) e Arzeno (2003). Dentre suas inovações, destacam-se quatro características principais: 1. considera o processo psicodiagnóstico uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares; 2. propõe que a devolução seja feita durante o processo e não ao final; 3. enfatiza o sentido da experiência dos envolvidos no processo; e 4. redefine a relação paciente-psicólogo em termos de poder, papéis e realização de tarefas."

 

Assertiva Falsa.


e)  Esse processo utiliza da entrevista psicanalítica e da interpretação do conteúdo emergente, considerando desnecessário o uso de técnicas complementares.

 

Há, sim, necessidade de técnicas complementares. Veja:

 

"O modelo compreensivo

 

O processo diagnóstico do tipo compreensivo, desenvolvido por Trinca (1984a), é outro modelo muito difundido entre os profissionais brasileiros, que trabalham com avaliação psicológica na abordagem psicanalítica. Ele também busca uma visão totalizadora e integradora da personalidade, por meio de uma compreensão abrangente das dinâmicas psíquicas, intrafamiliares e socioculturais. Para isso, utiliza referenciais múltiplos – além da psicanálise, a análise é complementada com outros referenciais teóricos (teorias do desenvolvimento e maturação e da família). Tem ainda, como características importantes, a valorização do pensamento clínico e uma maior flexibilidade, na estruturação do processo."

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A.

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