A significa a capacidade de o indivíduo se dar conta do que está ocorrendo dentro e ao redor de si, ao alcance de seu sensório. A palavra que se encaixa na frase acima é:
- A) orientação.
- B) atenção.
- C) sensopercepção.
- D) memória.
- E) consciência.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) consciência.
A _________ significa a capacidade de o indivíduo se dar conta do que está ocorrendo dentro e ao redor de si, ao alcance de seu sensório. A palavra que se encaixa na frase acima é:
Base teórica para a compreensão da questão
Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço gentilmente ao aluno, que não deixe acompanhar os recortes textuais a seguir, extraídos da obra de Cunha (2000, pp.68-70), atentando-se especialmente para os grifos em azul:
- A atenção é um processo psíquico que permite concentrar a atividade mental sobre um fato determinado.
- A sensopercepção é a capacidade de captar as sensações, através dos receptores sensoriais, e transformá-las em imagens ou sensações no sistema nervoso central.
- A memória é a função psicológica que garante o elo temporal da vida psíquica, pois reflete o passado no presente e permite a perspectiva do futuro.
- A orientação é uma das expressões da lucidez psíquica, que depende, fundamentalmente, da integridade do estado de consciência, por meio da qual se identifica a capacidade de consciência temporo-espacial.
- Quanto à consciência, o termo significa a capacidade de o indivíduo se dar conta do que está ocorrendo dentro e ao redor de si, ao alcance de seu sensório. É apenas neste sentido de consciência-vigilância de processo psíquico integrador dos demais que essa função do ego é valorizada clinicamente.
Análise das alternativas
- Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “E” (consciência) corresponde corretamente ao que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada.
- Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas embora citem outros aspectos pertinentes ao exame do estado mental, estas não são não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de especificidade, em relação à requisição do que é solicitado pelo enunciado;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “E” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
_______________
Fonte consultada:
Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.
Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
Deixe um comentário