Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise o trecho abaixo:


“O modelo de tipo compreensivo busca uma compreensão mais global do cliente, incluindo sua dinâmica intrapsíquica, intrafamiliar e sociocultural. O psicólogo que trabalha com esse modelo procura, junto com o cliente, compreender o significado de sua experiência, identificar fatores que estão impedindo ou dificultando seu desenvolvimento e encontrar meios de lidar melhor com suas limitações. O foco, em suma, não reside em pesquisar as causas dos problemas e nem em identificar uma patologia”.


Este trecho se refere a um modelo ou tipo de:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) psicodiagnóstico.

O processo do tipo compreensivo, segundo Trinca (1984)

Designa, presentemente, no diagnóstico psicológico, uma série de situações que inclui, entre outros aspectos, o de encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém. Já tivemos oportunidade de nos referir a este processo (Trinca, 1983, p. 17) como abrangente das “dinâmicas intrapsíquicas, intrafamiliares e sócio-culturais como forças e conjuntos de forças em interação, que resultam em desajustamentos individuais”, tendo presente os dinamismos de desenvolvimento e maturação do indivíduo, tanto do ponto de vista do desajustamento quanto da normalidade.


Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. O modelo do tipo compreensivo não se refere a um tipo de testagem. Basta uma leitura atenta do enunciado para percebermos que o processo envolve algo mais complexo do que isso. 

 

b) Incorreta. No processo de tipo compreensivo, ocupam lugar de relevo a entrevista clínica, a observação clínica, os testes psicológicos, os testes psicológicos usados como formas auxiliares de entrevistas, demais técnicas de investigação clínica da personalidade, etc. Ou seja, a entrevista faz parte do psicodiagnóstico do tipo compreensivo.

 

c) Incorreta. O psicodiagnóstico do tipo compreensivo trata o relacionamento do psicólogo-paciente como uma situação propícia para a observação e apreensão dos fenômenos emocionais. Portanto, o modelo do tipo compreensivo não se restringe à observação.

 

d) Correta. O modelo do tipo compreensivo refere-se à um tipo de psicodiagnóstico. Portanto, esta será nossa resposta.

 

e) Incorreta. O processo diagnóstico psicométrico se distingue do processo do tipo compreensivo em muitos aspectos. Aquele tem no psicólogo um simples aplicador e avaliador de testes psicológicos, cuja finalidade é auxiliar o trabalho de outros profissionais. O psicólogo entra em contato somente com aspectos parciais da personalidade do paciente, de modo “objetivo”, evitando maiores compromissos profissionais com a vida pessoal e afetiva do mesmo. Nestes casos, fica prejudicada a integração dos dados numa visão globalizadora.

 


Fonte: TRINCA, Walter. Diagnóstico psicológico: a prática clínica. In: Temas básicos de psicologia. EPU, 1984.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *