Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Assinale a opção correta em relação ao processo psicodiagnóstico, de acordo com Rigoni e Sá (in: HUTZ, 2016).

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Para que o psicólogo tenha clareza do que deverá ser investigado, bem como para que tenha dados suficientes para construir a história de vida do avaliando, podem ser realizadas quantas entrevistas forem necessárias. Ainda assim, o profissional dispõe de tempo limitado.

  

Assinale a opção correta em relação ao processo psicodiagnóstico, de acordo com Rigoni e Sá (in: HUTZ, 2016).

 
 

a)  O psicodiagnóstico é um dos tipos de avaliação psicológica realizada com objetivos clínicos, portanto, abrange todas as formas de avaliação psicológica. Embora não seja sua principal finalidade, pode ser terapêutico, uma vez que o vínculo estabelecido entre o avaliador e avaliado pode contribuir.

INCORRETA. Corrigindo: Hutz et al. (2016) menciona:

“O psicodiagnóstico é um dos tipos de avaliação psicológica realizada com objetivos clínicos, portanto, não abrange todas as formas de avaliação psicológica.”

 

b)  Para que o psicólogo tenha clareza do que deverá ser investigado, bem como para que tenha dados suficientes para construir a história de vida do avaliando, podem ser realizadas quantas entrevistas forem necessárias. Ainda assim, o profissional dispõe de tempo limitado.

CORRETA. Corroborando isto, Hutz et al. (2016) destaca:

Para que o psicólogo tenha clareza do que deverá ser investigado, bem como para que tenha dados suficientes para construir a história de vida do avaliando, podem ser realizadas quantas entrevistas forem necessárias. Ainda assim, o profissional dispõe de um tempo limitado, pois tanto a duração excessiva do processo como o seu abreviamento podem ser prejudiciais.”

 

c)  Quanto ao uso ou não de uma bateria de testes e retestes, os testes psicológicos e as técnicas são recursos disponíveis, mas que em nenhum momento substituem ou são mais importantes do que a escuta e o olhar clínico do avaliador, mas sempre será necessária a utilização dessas ferramentas.

INCORRETA. Corrigindo: de acordo com Hutz et al. (2016):

“Outro ponto relevante diz respeito ao uso ou não de uma bateria de testes e “retestes”, isto é, entendemos que os testes psicológicos e as técnicas são recursos disponíveis, mas que em nenhum momento substituem ou são mais importantes do que a escuta e o olhar clínico do avaliador, pois nem sempre será necessária a utilização dessas ferramentas.”

  

d)  Antes mesmo de iniciar as primeiras entrevistas, o psicólogo já tem o plano de ação elaborado, com todas as etapas do processo, número de encontros, bateria de testes que será utilizada, as entrevistas de devolução, honorários, se for o caso.

INCORRETA. Corrigindo: conforme Hutz et al. (2016):

O plano inicia com as primeiras entrevistas, e, ao longo delas, se constrói o contrato de trabalho, em que são previstos os papéis de cada parte; a questão de sigilo e privacidade; o número aproximado de encontros, incluindo-se as primeiras entrevistas; a bateria de testes que será utilizada, se necessário; as entrevistas de devolução; e a forma como serão pagos os honorários (caso se trate de consultas particulares ou em uma instituição paga).”

  

e)  Quando pensamos na ordem de aplicação da bateria de testes selecionada, é recomendável que os primeiros testes sejam os mais ansiogênicos para a pessoa avaliada. O teste que mobiliza o motivo manifesto para a realização do psicodiagnóstico deve ser o primeiro a ser administrado.

INCORRETA. Corrigindo: segundo Hutz et al. (2016):

“Quando pensamos na ordem de aplicação da bateria de testes selecionada, é recomendável que os primeiros testes sejam os menos ansiogênicos para a pessoa a ser avaliada, justamente para que não se desenvolva alguma resistência ante o processo.”

 

_______________

Fonte consultada:

Psicodiagnóstico [recurso eletrônico] / Organizadores, Claudio Simon Hutz ... [et al.]. – Porto Alegre : Artmed, 2016.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *