Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Buscando novas formas de trabalho há algum tempo têm surgido estudos que incluem uma forma interventiva de atuação em psicodiagnóstico, na qual o objetivo de diagnosticar e compreender a problemática do indivíduo

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) torna-se indissociado da ação de intervir.

Em artigo de Maria Salete Lopes Legname de Paulo sobre o tema "Psicodiagnóstico Interventivo em pacientes adultos com depressão", encontramos:

Buscando novas formas de trabalho, há algum tempo têm surgido estudos que incluem uma forma interventiva de atuação em psicodiagnóstico, na qual o objetivo de diagnosticar e compreender a problemática do indivíduo torna-se indissociado da ação de intervir.

 

Denomina-se Psicodiagnóstico Interventivo a uma forma de avaliação psicológica, subordinada ao pensamento clínico, para apreensão da dinâmica intrapsíquica, compreensão da problemática do indivíduo e intervenção nos aspectos emergentes, relevantes e/ou determinantes dos desajustamentos responsáveis por seu sofrimento psíquico e que, ao mesmo tempo, e por isso, permite uma intervenção eficaz.

 


Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. Quando o enunciado fala sobre uma forma interventiva de atuação em psicodiagnóstico, concluímos que este será feito conjuntamente com a intervenção e, portanto, não a sucede.

 

b) Correta. Conforme trecho retirado do artigo, podemos dizer que o psicodiagnóstico interventivo significa a associação entre psicodiagnóstico e intervenção, priorizando o raciocínio clínico e utilizando os resultados dos instrumentos psicológicos de uma forma flexível estruturados em função dos aspectos emergentes e significativos da situação clínica

 

c) Incorreta. A forma interventiva de atuação em psicodiagnóstico não surge como uma primeira ação reguladora. Busca integrar avaliação e intervenção, neutralizando os possíveis limites entre o diagnóstico e a psicoterapia breve.

 

d) Incorreta. O psicodiagnóstico interventivo não ocorre após orientação e tratamento psicológico, mas conjuntamente com eles.

 

e) Incorreta. O diagnóstico e compreensão da problemática do indivíduo não se torna desnecessário, pelo contrário.

 


Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0006-59432006000200003&script=sci_arttext

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *