Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação a psicodiagnóstico e psicoterapia, julgue o item subsequente.

Diferentemente da psicoterapia, o psicodiagnóstico prevê a checagem de seus resultados como etapa de validação do corpo de conhecimentos e técnicas aplicados no contexto da avaliação psicológica.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito Item Errado

Errado. A psicoterapia também é um processo que deve buscar uma validação científica, então ambos devem realizar esse tipo de checagem.

“Hoje, há um número crescente de intervenções psicoterápicas, bem como uma série de subdivisões técnicas e teóricas dentro das formas clássicas de psicoterapia. Essa realidade, associada aos diversos campos do conhecimento interessados na psicoterapia e ao aumento de pesquisadores e publicações que abordam a ecácia dos tratamentos, torna praticamente inviável a realização de uma catalogação de todos os estudos e revisões. 1 O montante de literatura sobre o assunto, bem como a escassez paradoxal de boas evidências, diculta, de certa forma, responder à pergunta frequentemente formulada: “Qual a melhor técnica de psicoterapia para cada transtorno mental?”.

Psicoterapeutas e pesquisadores da área partilham um propósito central: aumentar a efetividade, a relevância e a segurança dos tratamentos psicoterápicos. Achados de pesquisa podem ampliar o campo de visão dos clínicos, minimizando as inuências de indícios parciais e de experiências seletivas recentes. Além disso, a pesquisa auxilia os clínicos e os próprios pesquisadores a se distanciar de seus inexoráveis vieses, a melhorar a validade das impressões derivadas do dia a dia, a esclarecer processos e a propiciar evidências que conrmem ou refutem a sabedoria acumulada

Uma maior aproximação entre a prática psicoterápica e os métodos de pesquisa sobre a efetividade e a ecácia de intervenções terapêuticas tem viabilizado a avaliação criteriosa dos diversos modelos de tratamento atualmente disponíveis. O conhecimento sobre os princípios básicos que norteiam a geração de evidências cientícas permite que o clínico possa avaliar criticamente o crescente número de estudos disponíveis na literatura. Diferentes delineamentos de pesquisa permitem abordagens quantitativas e qualitativas, bem como a avaliação de aspectos como processos e desfechos em psicoterapia.

Fonte:

Psicoterapias : abordagens atuais [recurso eletrônico] / Aristides Volpato Cordioli (organizador) – 3. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2008.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *