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Com relação ao Modelo de Avaliação-Intervenção na avaliação prospectiva do exame da criança, segundo Cunha et al. (2003), coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

(   ) Entende-se por avaliação a compreensão do momento evolutivo da criança nas diferentes áreas de seu desenvolvimento, especificando aqueles aspectos significativos e as inter-relações dessa criança com o ambiente sociofamiliar em que ela vive.

(   ) A avaliação compreende as ações de compilar, analisar, interpretar e integrar dados que possam conduzir ao efetivo conhecimento das condições em que se apresenta o desenvolvimento da criança, inclusive seus progressos e limitações

(   ) Nesse modelo, como se pode inferir, a avaliação e a intervenção passam a ser inter-relacionadas intimamente por ações recíprocas, podendo ser concebidas por uma perspectiva integradora de três etapas sucessivas na sua evolução.

(   ) Com relação ao processo de avaliação, a observação participante, também denominada “Hora do Jogo”, é destinada ao RAPPORT com a criança e a mãe, e também é utilizada para se obter uma primeira impressão do desenvolvimento daquela e da atitude desta última frente ao filho.

(    ) Destaca-se que os sinais de alerta e os indicadores têm valor diagnóstico e são avisos para seguir observando e estimulando, convenientemente, o comportamento da criança.

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) (V) (V) (V) (V) (F)

Gabarito Letra B

Com relação ao Modelo de Avaliação-Intervenção na avaliação prospectiva do exame da criança, segundo Cunha et al. (2003), coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

 

(V) Entende-se por avaliação a compreensão do momento evolutivo da criança nas diferentes áreas de seu desenvolvimento, especificando aqueles aspectos significativos e as inter-relações dessa criança com o ambiente sociofamiliar em que ela vive.

Verdadeiro. Esse é o objetivo da avaliação.

 “Nesse contexto, entende-se por avaliação a compreensão do momento evolutivo da criança nas suas diferentes áreas do seu desenvolvimento, especificando aqueles aspectos significativos e suas inter-relações com o ambiente sociofamiliar em que ela vive. Compreende as ações de compilar, analisar, interpretar e integrar dados que possam conduzir ao efetivo conhecimento das condições em que se apresenta o desenvolvimento da criança, inclusive seus progressos e limitações. Nessa atividade investigativa, elaboram-se concomitantemente hipóteses que serão aceitas ou rejeitadas ao longo do seu processo. Identificam-se fatores de risco e de proteção, possíveis manifestações de “resiliência” e, inclusive, os “sinais de alerta“ ou indicadores de probabilidade prospectiva” 

 

(V) A avaliação compreende as ações de compilar, analisar, interpretar e integrar dados que possam conduzir ao efetivo conhecimento das condições em que se apresenta o desenvolvimento da criança, inclusive seus progressos e limitações

 Verdadeiro. Essa informação também está presente no trecho apresentado na afirmativa anterior.

 

(V) Nesse modelo, como se pode inferir, a avaliação e a intervenção passam a ser inter-relacionadas intimamente por ações recíprocas, podendo ser concebidas por uma perspectiva integradora de três etapas sucessivas na sua evolução.

 Verdadeiro.

“Neste modelo, como se pode inferir, a avaliação e intervenção passam a ser inter-relacionadas intimamente por ações recíprocas, podendo ser concebidas por uma perspectiva integradora de três etapas sucessivas na sua evolução.”

 

(V) Com relação ao processo de avaliação, a observação participante, também denominada "Hora do Jogo", é destinada ao RAPPORT com a criança e a mãe, e também é utilizada para se obter uma primeira impressão do desenvolvimento daquela e da atitude desta última frente ao filho.

Verdadeiro. A afirmativa está correta sobre a hora do jogo.

 

(F) Destaca-se que os sinais de alerta e os indicadores têm valor diagnóstico e são avisos para seguir observando e estimulando, convenientemente, o comportamento da criança.

Falso. Os sinais de alerta não tem valor diagnóstico.

Destaque-se que os “sinais de alerta” e os indicadores não têm valor diagnóstico; são “avisos” para seguir observando e estimulando convenientemente o comportamento da criança. A tendência é a de diferenciá-los (“sinais de alerta” e indicadores) quanto à sua qualidade preditiva; os primeiros são ainda de menor valor probabilístico. Portanto, é comum considerar como “sinais de alerta” certos comportamentos supostamente preditivos, já no primeiro ano de vida, e os indicadores, quando o comportamento da criança já está mais estabilizado; isto é, quando tiver uma idade maior. Vale considerar também que a presença de vários “sinais de alerta” ou de indicadores de um determinado quadro clínico ou, até, de comportamentos de altas habilidades aumenta as probabilidades de previsão, mas sem dispensar o necessário seguimento e a intervenção oportunos no processo evolutivo infantil. Há necessidade, ainda, de considerar que esses preditores podem ser prenúncios de vários quadros clínicos aparentemente semelhantes, mostrando também, com isso, a complexidade que envolve o estabelecimento, a priori, do diagnóstico”

 

A sequência correta é V V V V F

Nosso gabarito é Letra B.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

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