Com relação aos critérios e características específicas da avaliação psicodiagnóstica, analise as proposições abaixo e marque a opção correta:
I. Um dos seus objetivos é a investigação de um diagnóstico clínico diferencial.
II. Fornece subsídios na área da perícia forense, avaliando questões como sanidade mental, competência para o exercício de função, e patologias associadas com infrações da lei.
III. No plano de avaliação elaborado, não há um limite em relação ao tempo aproximado ou número de sessões a serem realizadas nesse processo.
IV. Pode ter um caráter preventivo, identificando problemas precocemente, avaliando riscos, e fazendo uma estimativa de forças e fraquezas do ego.
Assinale
- A) se apenas I, II e III estiverem corretas.
- B) se apenas I, II e IV estiverem corretas.
- C) se apenas II, II e IV estiverem corretas.
- D) se I,II,III e IV estiverem corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) se apenas I, II e IV estiverem corretas.
Explorando o assunto que traz esta questão dividiu-se a análise em duas partes:
1) Sobre o Psicodiagnóstico
2) Análise das alternativas
1) Sobre o Psicodiagnóstico
Segundo Cunha (2005, p. 26):
“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”
Acompanhe as possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico, conforme Cunha (2000, p. 27):
OBJETIVOS DO PSICODIAGNÓSTICO Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000. |
Objetivos |
Classificação simples O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual |
Descrição Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos. |
Classificação nosológica Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos |
Diagnóstico diferencial São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia. |
Avaliação compreensiva É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos |
Entendimento Dinâmico Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc |
Prevenção Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes. |
Prognóstico Determina o curso provável do caso. |
Perícia Forense Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc. |
2) Análise das alternativas
CORRETA: o diagnóstico clínico diferencial pode constituir um dos objetivos do psicodiagnóstico, portanto, opção CERTA.
CORRETA: a colocação encontra respaldo com o que menciona a literatura supracitada de Cunha (2005), portanto, opção CERTA.
INCORRETA: Sobre o assunto, Cunha (2005, p.26) menciona:
“Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame”
CORRETA: a informação traz compatibilidade com os objetivos do psicodiagnóstico, segundo menciona a literatura supracitada de Cunha (2005), portanto, opção CERTA.
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que apenas I, II e IV estão corretas, portanto, LETRA “B”.
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Fonte consultada:
Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
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