Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considerando a assistência em saúde mental, julgue o próximo item.

A informação acerca do diagnóstico, da evolução típica e do prognóstico para a condição clínica do paciente costuma ser ansiogênica, devendo, por isso, ser restrita à equipe, e não informada nem discutida com o indivíduo, que deve apenas aderir às orientações e atividades propostas pelo grupo terapêutico.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

   

 

  

Na verdade, é fundamental compartilhar a informação. O sujeito deve ser visto como protagonista em seu tratamento.

 

Veja mais no texto abaixo:

 

"3. Modificação das atitudes dos profissionais de saúde

 

Doenças de longa evolução geralmente são vistas com desconfiança e pessimismo por profissionais de saúde, reduzindo a expectativa e o investimento do profissional e prejudicando o tratamento dos pacientes (Byrne, 2000), e isso é semelhante nas doenças mentais. Em função disso, identificar e combater as próprias atitudes estigmatizantes deveria ser uma das metas do profissional de saúde. Um dos instrumentos mais valiosos nesse processo é a educação e o uso cuidadoso da linguagem e das formas de abordar o portador. Compartilhar conhecimentos com os pacientes e seus familiares ajuda a diminuir a culpa e a vergonha que os afligem.

 

Ofertar informações sobre a doença, o tratamento e recuperação é essencial, pois pode ajudar portadores e familiares a lidar com a mesma (White, 2001) da melhor forma, além de empoderá-los para isso. Nesse processo, é fundamental não confundir o paciente com seu diagnóstico, evitando utilizá-lo como um adjetivo. Uma intervenção a esse nível significa, além de diminuir desrespeito verbal à pessoa estigmatizada, uma tentativa de dizer que existe algo errado na linguagem daquele que estigmatiza."

 

Fonte: "Políticas de Saúde Mental" (Mateus)

 

Assertiva Falsa. 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *