Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considerando os fundamentos do psicodiagnóstico interventivo de orientação psicanalítica (PIOP), assinale a alternativa incorreta:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Por ser o PIOP uma avaliação clínica breve, a duração do processo não deve ser estendida mais de duas sessões.

Gabarito Letra D

 

Considerando os fundamentos do psicodiagnóstico interventivo de orientação psicanalítica (PIOP), assinale a alternativa incorreta:

 

a) Durante as sessões de PIOP, prioriza-se o uso de técnicas com base na associação livre, mas isso não impede a utilização de instrumentos padronizados, como as escalas psicométricas;

Certo! As técnicas com base na associação livre são priorizadas por seu caráter terapêutico, mas isso não impede que também sejam utilizadas escalas psicométricas.

“Cabe destacar, ainda, que, durante as sessões de PIOP, se prioriza o uso de técnicas com base na associação livre, mas isso não impede a utilização de instrumentos padronizados, como as escalas psicométricas.”

 

b) Na PIOP, busca-se auxiliar o paciente na elaboração do material que se mostra presente por meio de transferência desde os primeiros contatos.

Certo! Veja:

“Como nas consultas terapêuticas, o PIOP busca auxiliar o paciente na elaboração do material que se mostra presente por meio da transferência desde os primeiros contatos. Logo, a intenção tanto das consultas terapêuticas quanto do PIOP é a busca da integração no self do paciente (e na presença do profissional) das dificuldades, dos sofrimentos ou de outros aspectos dissociados da personalidade”

 

c) O PIOP é uma modalidade específica de avaliação clínica interventiva breve, que utiliza técnicas projetivas para acessar e presentificar de maneira condensada os aspectos modais inconscientes da personalidade do paciente que lhe ocasionam sofrimento.

Certo!

“O PIOP é uma modalidade específica de avaliação clínica interventiva breve que utiliza técnicas projetivas para acessar e presentificar de maneira condensada (Anzieu, 1988) os aspectos nodais inconscientes da personalidade do paciente que lhe ocasionam sofrimento (Trinca, 1984). Como o profissional é parte integrante do processo, a qualidade do seu mundo mental também deve ser objeto de atenção. O psicólogo deve ser capaz de respeitar o ritmo de cada paciente sem causar uma “invasão ambiental” por meio de interpretações que ele ainda não tem condições de receber.”

 

d) Por ser o PIOP uma avaliação clínica breve, a duração do processo não deve ser estendida mais de duas sessões.

Errado. Duas sessões não são suficientes para um psicodiagnóstico.

 

Assim, a alternativa incorreta é a Letra D.

 

Referência

HUTZ, C. S. BANDEIRA, D.R; TRENTINI, C. M.; KRUG, J. S. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *