Considere as afirmativas a seguir, a respeito de Psicodiagnóstico.
I – Consiste em um processo que abarca todos os modelos de avaliação psicológica.
II – Trata-se de um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input) em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu percurso possível, comunicando os resultados (output) e propondo soluções, se for o caso.
III – O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se os instrumentos e suas formas de emprego.
Está(ão) correta(s)
- A) apenas I.
- B) apenas II.
- C) apenas III.
- D) apenas I e III.
- E) apenas II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) apenas II e III.
I - Consiste em um processo que abarca todos os modelos de avaliação psicológica.
INCORRETA. Sobre o Psicodiagnóstico, Cunha (2005, p. 23) menciona:
“Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais”
II - Trata-se de um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input) em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu percurso possível, comunicando os resultados (output) e propondo soluções, se for o caso.
CORRETA. Segundo Cunha (2005, p. 26):
“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”
III - O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se os instrumentos e suas formas de emprego.
CORRETA. Corroborando isto, Cunha (2005, p. 23) cita:
“O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los.”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que estão CORRETOS apenas, os itens II e III, portanto, LETRA “E”.
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Fonte consultada:
Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
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