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Considere os entendimentos de diferentes autores em relação à importância do brincar para criança, abaixo.


I. Ao brincar a criança domina realidades dolorosas e controla medos instintivos, projetando-os no brinquedo.


II. O terapeuta deveria apenas fortalecer os aspectos positivos do vínculo com a criança, não relacionando o brincar com os sonhos ou à associação livre do adulto.


III. A criança é capaz de estruturar através dos brinquedos a representação de seus conflitos básicos, diferenciar a hora do jogo diagnóstica da hora de jogo terapêutica.


As afirmações acima relacionam-se aos respectivos teóricos da psicologia:

 

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Resposta:

A alternativa correta é letra A)

Melanie Klein Anna Freud Aberastury


 

Considere os entendimentos de diferentes autores em relação à importância do brincar para criança, abaixo.

 

As afirmações trazidas pela questão foram extraídas da obra de Werlang (2000). Acompanhe a correção das proposições a fim de conferir a comparação na íntegra.

 


I. Ao brincar a criança domina realidades dolorosas e controla medos instintivos, projetando-os no brinquedo.

CORRETA. Conforme Werlang (2000, p. 97) tal perspectiva é pertinente as contribuições de Melanie Klein:

“...Melanie Klein, como já mencionamos, colocou o brinquedo num lugar de destaque na luta contra a angústia mobilizada pelas pulsões sexuais. Segundo essa autora, ao brincar, a criança domina realidades dolorosas e controla medos instintivos, projetando-os ao exterior, nos brinquedos.”


 

II. O terapeuta deveria apenas fortalecer os aspectos positivos do vínculo com a criança, não relacionando o brincar com os sonhos ou à associação livre do adulto.

CORRETA. Na publicação Werlang (2000, p. 97) tal colocação associasse a obra de Anna Freud:

“Na mesma época, Anna Freud, seguindo ensinamentos de Hug-Hellmuth, colocou-se numa posição contrária à de Melanie Klein. [...] Afirmava que o terapeuta deveria apenas reforçar os aspectos positivos do vínculo, sempre num nível de orientação educativa, considerando, ainda, que em nada o brincar da criança poderia ser comparado aos sonhos ou à associação livre do adulto.”


 

III. A criança é capaz de estruturar através dos brinquedos a representação de seus conflitos básicos, diferenciar a hora do jogo diagnóstica da hora de jogo terapêutica.

CORRETA. Werlang (2000, p. 97) atrela a assertiva desta proposição a Aberastury:

“...a conceituada psicanalista argentina Arminda Aberastury (1978) entendeu que a criança não só estabelece uma transferência positiva e/ou negativa com o psicoterapeuta, como expressava Klein, como também é capaz de estruturar, através dos brinquedos, a representação de seus conflitos básicos, suas principais defesas e fantasias de doença e cura, deixando em evidência, já nos primeiros encontros do acompanhamento, o seu funcionamento mental. [...] Aberastury evidenciou, assim, o valor diagnóstico da entrevista lúdica, falando, pela primeira vez, no nosso meio mais próximo, sobre a hora de jogo diagnóstica, estabelecendo diferenças com a primeira hora de jogo terapêutica.”

  

Considerando as alternativas disponíveis, ratifica-se que apenas a LETRA “A” identifica respectivamente as autoras relacionadas às proposições apresentadas  (Melanie Klein - Anna Freud - Aberastury). As demais alternativas ou randomizam os autores ou incluem Donald Winnicott (idealizador do Jogo do Rabisco) a fim de confundir o candidato. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “A” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

 

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Fonte consultada:

WERLANG, Blanca Guevara. Entrevista lúdica. Psicodiagnóstico, v. 5, p. 96-104, 2000.

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