Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Cunha (2000) afirma que o psicodiagnóstico é um processo científico, que utiliza técnicas e testes psicológicos. Para esta autora:

I. O foco da testagem deverá ser o sujeito e não os testes

II. É um processo limitado no tempo, podendo o psicólogo prever o tempo necessário para sua realização

III. O psicólogo não deverá utilizar um instrumento que não esteja familiarizado suficiente, para estar seguro no seu manejo

Está(ão) correto(s) o(s) item (ns):

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) I, II e III

Gabarito Letra E

 

 

I. O foco da testagem deverá ser o sujeito e não os testes

Certo! A testagem é só um instrumento.

É sempre importante salientar que o foco da testagem deve ser o sujeito, e não os testes. Mas, para que o psicólogo possa concentrar a sua atenção no paciente, deve estar perfeitamente seguro quanto à adequabilidade do instrumento para o caso em estudo, estar bem familiarizado com as instruções e o sistema de escore, saber manejar o material pertinente e ter em mente os objetivos a que se propõe para a administração de cada instrumento. Há, pois, algumas questões básicas que devem ser consideradas.”

 

II. É um processo limitado no tempo, podendo o psicólogo prever o tempo necessário para sua realização

 Certo! Essa é a definição de psicodiagnóstico.

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.”

 

III. O psicólogo não deverá utilizar um instrumento que não esteja familiarizado suficiente, para estar seguro no seu manejo

  Certo! Essa é, inclusive, uma obrigação ética.

“Em segundo lugar, o psicólogo deve estar suficientemente familiarizado com o instrumento, jamais utilizando uma técnica em que não esteja treinado o suficiente para estar seguro no seu manejo. Não basta conhecer as instruções, mas deve ter muita intimidade com o material, com a maneira de conduzir o inquérito, com as normas de atribuição de escores (se for o caso), com a forma adequada de registro das respostas e com perguntas e dificuldades que podem surgir durante a administração.”

 

Todas estão corretas

Nosso gabarito é Letra E.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *