De acordo com Hutz et al. (2016), um psicodiagnóstco de criança ou adolescente deve levar em consideração elementos desenvolvimentais que abrangem a avaliação das seguintes características:
- A) Emocionais, psicomotoras, de autonomia.
- B) Emocionais, comportamentais, psicomotoras.
- C) Cognitivas, objetais, emocionais.
- D) Cognitivas, psicomotoras, emocionais.
- E) Cognitivas, psicomotoras, genéticas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Cognitivas, psicomotoras, emocionais.
De acordo com Hutz et al. (2016), um psicodiagnóstco de criança ou adolescente deve levar em consideração elementos desenvolvimentais que abrangem a avaliação das seguintes características:
Para a compreensão do que traz a questão, dividiu-se a análise em duas partes:
1) Psicodiagnóstico infanto-juvenil conforme Hutz et al. (2016)
2) Análise das alternativas
1) Psicodiagnóstico infanto-juvenil conforme Hutz et al. (2016)
Segundo Hutz et al. (2016):
Um psicodiagnóstico de criança ou adolescente deve levar em consideração elementos desenvolvimentais, que abrangem a avaliação das características cognitivas, psicomotoras e emocionais.
- Avaliação Cognitiva: para avaliar o desenvolvimento cognitivo, utilizamos, entre outras coisas, brinquedos e jogos como instrumentos para essa avaliação, assim como a referência do desempenho escolar da criança e o resultado de testes psicométricos.
- Avaliação Psicomotora: já o desenvolvimento psicomotor, aspecto também abordado na literatura engloba o diagnóstico de aspectos como motricidade fina, motricidade ampla, marcha e coordenação dos membros superiores e inferiores. O desenvolvimento psicomotor, juntamente com o cognitivo, deve ser interpretado de maneira dinâmica em relação aos elementos emocionais do diagnóstico psicológico
- Avaliação emocional: os aspectos emocionais incluem diferentes tópicos do desenvolvimento afetivo, podendo tomar como base diversas teorias.
2) Análise das alternativas
Considerando as alternativas disponíveis, produz-se os seguintes destaques:
- Apenas a LETRA “D” (Cognitivas, psicomotoras, emocionais) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada;
- Concluindo a análise, destaca-se que embora as demais alternativas citem outros elementos pertinentes ao psicodiagnóstico, estas não são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, seja pela supressão ou pela permuta dos elementos que abrangem esse processo de avaliação;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “D” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Psicodiagnóstico [recurso eletrônico] / Organizadores, Claudio Simon Hutz ... [et al.]. – Porto Alegre : Artmed, 2016.
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