Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Do ponto de vista psicodinâmico, durante a realização da entrevista inicial de um processo de avaliação psicológica, o psicólogo precisa

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) deixar a pessoa avaliada, tanto quanto possível, completamente à vontade para mostrar seu modo de ser.

 

 

Scheeffer (1977) citado por Santos (2014, p.11), menciona que entre as principais recomendações ao psicólogo para uma entrevista, incluem-se:

“ a) criar um clima favorável à realização da entrevista;

b) estabelecer o rapport: ele deve ser entendido como parte obrigatória do processo;

c) adequar instalações físicas, incluindo acomodações, iluminação e temperatura: devem ser cuidadosamente preparadas para receber o entrevistado;

d) iniciar a entrevista propriamente dita somente quando perceber que o entrevistado está o mais à vontade possível;

e) preparar-se prévia e efetivamente para a entrevista que irá realizar – independente do tipo que será aplicada – sem perder de vista a finalidade, o propósito da entrevista;

f) tomar todos os cuidados para não transformar a entrevista em mera conversa.”

 


Com base no exposto vamos a análise das alternativas:

 


a)  interromper o discurso da pessoa avaliada todas as vezes que algum dado apresentado ficar obscuro.

(Alternativa INCORRETA. Em geral, um dado não esclarecido nos momentos iniciais pode ser elucidado através de outro questionamento da entrevista, ou mesmo durante o prosseguimento da exposição feita pelo cliente, portanto, a recomendação preconizada pela alternativa é inverossímil.)

 


b)  deixar a pessoa avaliada, tanto quanto possível, completamente à vontade para mostrar seu modo de ser.

(Alternativa CORRETA. Observe que o que preconiza a alternativa, consta entre as diretrizes mencionadas pela literatura destacada, para a realização da entrevista inicial durante o procedimento de Avaliação Psicológica.)

 


c)  permanecer neutro e em silêncio, escutando o relato da pessoa avaliada sem interromper o seu fluxo de ideias.

(Alternativa INCORRETA. A anamnese, referente aquele levantamento de cunho geral feito pelo entrevistador, pode ocorrer do paciente apresentar um relato de forma espontânea de suas queixas, contudo, a fim de ter um conhecimento consistente a respeito do caso, o entrevistador pode dirigir alguns questionamentos que não emergiram sobre questões não elucidadas, por meio da exposição livre do cliente.)

 


d)  propor a associação livre de ideias, e interpretar os conteúdos latentes apresentados no discurso da pessoa avaliada.

(Alternativa INCORRETA. Tanto a “associação livre” quanto a “interpretação dos conteúdos latentes” são técnicas pertinentes ao modelo psicodinâmico, contudo, estes procedimentos costumam ser utilizados no setting terapêutico, geralmente, em momentos oportunos de manejo psicológico, e não precipuamente durante a entrevista inicial com o cliente.)

 


e)  permitir que a ansiedade da pessoa avaliada se manifeste, sem qualquer tipo de interferência de sua parte para diminuí-la.

(Alternativa INCORRETA. Segundo a Cartilha de Avaliação Psicológica: 

“não é só importante baixar a ansiedade inicial, mas ter recursos para lidar com uma situação ansiogênica, em qualquer momento da testagem em que se apresente.” p. 111)

_______________

Fonte consultada:

 

Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 11 de Abril de 2019.

 

Seille Garcia Santos. (2014). A entrevista em avaliação psicológica. Disponível em https://www.ipog.edu.br/download-arquivo-site.sp?arquivo=a-entrevista-em-avaliacao-psicologica-7212133.pdf

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *