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Em psicodiagnóstico, na avaliação psicométrica, ocorre que a maioria das escalas de medida em ciências do comportamento são escalas aditivas, isto é, são obtidas a partir da soma de vários itens selecionados como indicadores do constructo teórico em relação ao qual há interesse em

Resposta:

A alternativa correta é letra A) medir.

Gabarito Letra A

Em psicodiagnóstico, na avaliação psicométrica, ocorre que a maioria das escalas de medida em ciências do comportamento são escalas aditivas, isto é, são obtidas a partir da soma de vários itens selecionados como indicadores do constructo teórico em relação ao qual há interesse em

Quando um profissional aplica uma escala, que tem um contexto de avaliação, ele tem interesse em medir um constructo, não acirrar, modificar, suprimir ou desqualificar.

“A maioria das escalas de medida em ciências do comportamento são escalas aditivas, isto é, são obtidas a partir da soma de vários itens selecionados como indicadores do constructo teórico que estamos interessados em medir. É muito comum utilizarmos itens medidos, cada um, numa escala de cinco pontos (embora itens com escalas, normalmente ordinais, com um menor ou maior número de categorias são também utilizados); esse tipo de escalas recebe o nome de Escalas de Likert (vide Pasquali, 1996). O primeiro passo na construção das escalas aditivas é decidir quantos e quais itens vão ser selecionados para compor a escala. Os itens escolhidos são baseados no referencial teórico existente sobre o conceito que estamos querendo medir e são, na verdade, uma amostra de todos os possíveis indicadores do constructo teórico em questão. Na pesquisa acadêmica, a construção de escalas aditivas é normalmente feita a partir de marcos teóricos estabelecidos e de resultados empíricos de pesquisas já realizadas. Outras vezes, escalas já construídas em outros países são traduzidas e adaptadas para o contexto cultural local, e, após alguns procedimentos formais de tradução e adaptação de escalas, elas devem ser novamente validadas, e a sua fidedignidade deve ser reavaliada. Tanto para avaliar uma nova escala ou teste, como para adaptar e reavaliar um escala construída em outro país, devemos ter amostras de tamanho grande. Amostras pequenas não são adequadas para validação de escalas e testes”

a) medir.

b) acirrar.

c) modificar.

d) suprimir.

e) desqualificar.

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

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