Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em psicologia clínica, o diagnóstico é um passo anterior à psicoterapia, tendo como objetivo investigar os recursos e as dificuldades do indivíduo e indicar a intervenção apropriada. Embora tenha pontos de contato com a psicoterapia (e.g., identificação dos conflitos nodais da personalidade, consideração de uma complexa interação dinâmica de variáveis), apresenta marcada diferença com ela, uma vez que intervenções terapêuticas não fazem parte do seu processo.


Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n3/a13v26n3.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2017, com adaptações.


Considerando as informações do texto, em relação ao psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) O psicodiagnóstico interventivo (ou avaliação terapêutica) possui como principal característica a realização de intervenções, tais como: assinalamentos, interpretações e holding durante as entrevistas diagnósticas e aplicações de técnicas projetivas.

Análise das alternativas:

 

a)  A sessão destinada à devolução dos resultados do diagnóstico tem um intuito principalmente informativo e sempre sem efeitos terapêuticos.
 

INCORRETA. Diferente do que se afirma, a entrevista devolutiva tem efeito terapêutico.

 

b)  No psicodiagnóstico tradicional, a diretriz de que a escolha dos testes deve basear-se em critérios de validade e precisão estatísticas pressupõe buscar a avaliação de variáveis ‘puras’, não isoladas do contexto de vida da pessoa, já que, quanto menores os índices de validade e precisão, maior seria essa ‘pureza’.
 

INCORRETA. Pelo contrário, quanto menores os índices de validade e precisão, menor seria a pureza.

 

c)  A sistematização do processo em passos implica uma rotina de procedimentos que não limita a liberdade do psicólogo, ficando restrita à escolha dos instrumentos que serão empregados.
 

INCORRETA. De certa forma, a liberdade do psicólogo fica limitada com a sistematização do processo. 

 

d)  O psicodiagnóstico interventivo (ou avaliação terapêutica) possui como principal característica a realização de intervenções, tais como: assinalamentos, interpretações e holding durante as entrevistas diagnósticas e aplicações de técnicas projetivas.
 

CORRETA. No psicodiagnóstico interventivo ocorre um trabalho de cooperação, no qual contam a capacidade do cliente e do psicólogo observarem, apreenderem e compreenderem.

 

e)  No momento da síntese final, na sessão devolutiva, os resultados não precisam ser inseridos no contexto de vida do indivíduo, de modo a informar a respeito das relações deles com as circunstâncias pessoais passadas e presentes.

 

INCORRETA. Os resultados precisam ser contextualizados na entrevista devolutiva. 

 


Fonte: Ancona-Lopes, S. Psicodiagnóstico Interventivo: evolução de uma prática [recurso eletrônico]. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2014.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *