Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em referência ao psicodiagnóstico, assinale a opção correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) A devolução das informações da avaliação pode ocorrer antes mesmo do final do processo psicodiagnóstico.

Gabarito Letra C

a)  No psicodiagnóstico, sugere-se a não vinculação entre o profissional e o avaliando, tendo em vista que o objetivo da avaliação difere muito de um acompanhamento psicológico ou contexto terapêutico.

Errado. O vínculo no psicodiagnóstico deve ser diferente do vínculo no contexto terapêutico, mas é fundamental que ele exista, para que haja uma relação de confiança.

“O objetivo é estabelecer um senso de colaboração e confiança. Esse trabalho em conjunto é essencial para a coleta de informações fidedignas e sinceras, de modo que o paciente possa se expor e confiar na devolução e nos encaminhamentos do psicólogo. Quando atender seu paciente em um processo psicodiagnóstico, tenha em mente que a relação a ser estabelecida não é apenas entre o paciente e você, mas sim entre o paciente e os psicólogos. Você fará muito bem a ele caso consiga demonstrar sua confiabilidade, mas será melhor ainda se ele aceitar que pode procurar um psicólogo em qualquer momento da vida para auxiliá-lo a enfrentar suas dificuldades. Não raro, somos o primeiro psicólogo na vida do paciente, e também não é raro que o encaminhamento inclua a psicoterapia. Desse modo, acredito que o psicólogo avaliador pode ter um importante papel na aderência do paciente aos tratamentos futuros. Outro objetivo possível é observar as características da vinculação do paciente como um dado para a análise da demanda”

b)  Testes gráficos são pouco recomendados em processos de avaliação psicodiagnósticas por trazerem poucas informações quanto à dinâmica do paciente.

Errado. Os testes gráficos são mais subjetivos e exigem mais preparo técnico do avaliador, mas trazem informações relevantes e profundas sobre a dinâmica do paciente.

c)  A devolução das informações da avaliação pode ocorrer antes mesmo do final do processo psicodiagnóstico.

Certo!

d)  No ato do contrato, deve ser esclarecido que o processo diverge de um tratamento e que, apesar de possuir uma estimativa de duração, não poderá ser explicitado o número de sessões nem o tempo de duração de cada uma, tendo em vista a característica dinâmica e subjetiva do indivíduo.

Errado. O psicodiagnóstico é limitado no tempo e deve haver uma determinação do número de sessões e o tempo delas no início do processo, mesmo que essa prescrição possa ser alterada posteriormente.

 

e)   O objetivo do psicodiagnóstico é investigar e alcançar um diagnóstico psicológico, não sendo recomendados causas explicativas ou mesmo prognósticos.

Errado. Os objetivos do psicodiagnóstico podem ser vários, inclusive de prognóstico.

Assim, nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: HUTZ, C. S. et al. (Org.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *