Em relação ao Psicodiagnóstico, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Psicodiagnóstico visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico.
II. Psicodiagnóstico é um processo científico, ilimitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos.
III. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, realizada com propósitos clínicos.
IV. No psicodiagnóstico, há a utilização de testes e de outras estratégias para avaliar um indivíduo de forma sistemática.
- A) Apenas I.
- B) Apenas I e IV.
- C) Apenas I, II e III.
- D) Apenas I, III e IV.
- E) I, II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Apenas I, III e IV.
Em relação ao Psicodiagnóstico, analise as assertivas e assinale a ALTERNATIVA QUE APONTA A(S) CORRETA(S).
Explorando o assunto que traz esta questão dividiu-se a análise em duas partes:
1) Sobre o Psicodiagnóstico
2) Análise das alternativas
1) Sobre o Psicodiagnóstico
Segundo Cunha (2005, p. 26):
“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”
Acompanhe as possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico, conforme Cunha (2000, p. 27):
OBJETIVOS DO PSICODIAGNÓSTICO Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000. |
Objetivos |
Classificação simples O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual |
Descrição Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos. |
Classificação nosológica Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos |
Diagnóstico diferencial São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia. |
Avaliação compreensiva É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos |
Entendimento Dinâmico Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc |
Prevenção Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes. |
Prognóstico Determina o curso provável do caso. |
Perícia Forense Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc. |
2) Análise das alternativas
I. Psicodiagnóstico visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico.
CORRETA. A assertiva corresponde ao objetivo “descrição” relacionado ao psicodiagnóstico.
II. Psicodiagnóstico é um processo científico, ilimitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos.
INCORRETA. Reiterando o recorte textual de início, segundo Cunha (2005, p. 26):
“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”
III. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, realizada com propósitos clínicos.
CORRETA. Sobre o Psicodiagnóstico, Cunha (2005, p. 23) menciona:
“Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais”
IV. No psicodiagnóstico, há a utilização de testes e de outras estratégias para avaliar um indivíduo de forma sistemática.
CORRETA. Vide correção da proposição II.
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que estão corretas apenas I, III e IV, portanto, LETRA “D”.
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Fonte consultada:
Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.
Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul
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